X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Feirantes de Osasco recebem capacitação


São Paulo – Mesmo gerando transtornos nas grandes cidades por conta do fechamento de ruas e avenidas, as feiras livres são importantes geradoras de emprego e renda. Por esse motivo, a Prefeitura de Osasco, na região metropolitana de São Paulo, quer capacitar os feirantes da cidade para que busquem uma gestão mais profissional e competitiva.

A partir de maio, os cerca de mil feirantes do município começarão a participar do Programa Alimento Seguro (PAS). Desenvolvido pelo Sebrae em São Paulo, a iniciativa visa ao aumento da segurança e da qualidade dos alimentos, ampliando a competitividade e melhorando a gestão dos pequenos negócios, bem como a redução das doenças causadas por contaminação de alimentos.

Em parceria com a prefeitura de Osasco, por meio do Departamento de Abastecimento, o PAS chegará às 57 feiras que funcionam no município de terça a domingo. Segundo o diretor de Abastecimento, Paulo Roberto Henrique, pasteleiros, fruteiros, verdureiros, peixeiros e açougueiros devem participar da ação. “Faremos uma ampla divulgação do programa nas feiras livres e também nas centrais de abastecimento. Nosso objetivo é chegar até o final do ano com todos os feirantes capacitados”, diz.

Por meio de oficinas e consultorias individuais, o PAS promove boas práticas de segurança alimentar, ensinando ao comerciante técnicas para o correto armazenamento de mercadorias, etapas do pré-preparo, preparo, congelamento e refrigeração. “Nas consultorias, os feirantes também terão acesso às modernas ferramentas de gestão e marketing”, afirma o gerente do escritório regional do Sebrae em Osasco, Mauro Quereza.

A capacitação de feirantes, dogueiros (ambulantes de cachorro-quente) e donos de boxes no mercado municipal da cidade faz parte das atividades do Projeto Osasco 50 anos, desenvolvido pelo prefeito Emídio de Souza. “O PAS também deverá chegar a 30 comerciantes do Mercado Municipal e à cooperativa de ambulantes de cachorro-quente que estamos criando na cidade”, afirma Paulo Roberto Henrique.

Cachorro-quente

Entre 2006 e 2007, uma parceria da prefeitura com o Sebrae capacitou mais de 280 dogueiros e vendedores de caldo de cana, por meio do programa Sabor e Qualidade, que mais tarde se tornou o Programa Alimento Seguro. Em evento recente, o prefeito Emídio de Souza elogiou a iniciativa do Sebrae.

“Hoje, os dogueiros da cidade deixaram o amadorismo e são profissionais. Seus carrinhos são verdadeiras lanchonetes ambulantes”, enfatiza o prefeito. De acordo com Mauro Quereza, do Sebrae, alguns dos ambulantes capacitados nunca tinham entrado em uma sala de aula. “Os participantes receberam certificados do Sebrae e kits com aventais, máscara, luvas e toucas”.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot