X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Fim da CLT. Precisam-se de pessoas de caráter [Opinião]

FimdaCLT.Precisa sedepessoasdecaráter

“Criada em 1946, no governo de Getúlio Vargas, a defasada e desproporcional CLT, tem se constituída numa inibidora e desestimuladora ferramenta de negociações trabalhistas, sejam individuais ou coletivas, entre organizações e colaboradores”


Antes mesmo de ler esse artigo até o final, e só pelo título, muitos conservadores e defensores da famigerada consolidação das leis trabalhistas, a popular Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), irão me repudiar.

Fim da CLT. Precisam-se de pessoas de caráter

Quero deixar bem claro que não sou hipócrita em reconhecer que, lamentavelmente, por vivermos em uma sociedade que cada vez mais se destaca pelo “cada um por si”, criar regras é necessário e inevitável.

O desafio consiste em transformar essas regras em referências de conduta e não uma lista de itens que se resumem em determinar direitos e deveres.

Criada em 1946, no governo de Getúlio Vargas, a defasada e desproporcional CLT, tem se constituída numa inibidora e desestimuladora ferramenta de negociações trabalhistas, sejam individuais ou coletivas, entre organizações e colaboradores. Mais que isso, é tratada, tanto como lança quanto escudo. Dependendo como convém à empresa ou ao funcionário.

Conheço empresas que o respeito com o colaborador termina logo após o contrato de experiência. No entanto, conheço diversos colaboradores que se submetem a uma condição de humilhação e exploração como forma de “poupança”, e dizem: “O dia que me mandarem embora, meto um processo trabalhista neles”.

Na minha opinião, isso é quase, com o perdão da palavra, uma “prostituição”. Ou seja, “podem abusar de mim o quanto quiserem que no final receberei tudo com juros e correção”.

Diversas corporações há algum tempo, estão obtendo verdadeiros sucessos, com engajamento de colaboradores nos seus propósitos, aumento da produtividade, criatividade, proatividade e desenvolvimento de talentos, por atuarem numa relação transparente e honesta, ainda que sob o tal regime.

É preciso refletir – nesse jogo de perde-perde, onde quem paga sente que paga muito, quem recebe sente que recebe pouco, e o terceiro “sócio” é quem abocanha a maior parte – que o caminho para uma relação mais salutar, honesta e digna, passa pela formação de pessoas de caráter e conduta ética, independentemente em que posição ocupam. Se contratante ou contratado, se líder ou liderado.

“O trabalho só pode ser considerado dignificante se todos envolvidos forem beneficiados pelo êxito”.

 

Artigo escrito por Maurício Seriacopi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot