X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

atitudesquevãoajudaropequenoempreendedoravencernapiorrecessãoeconômicadoBrasil
Finanças para Empreendedores

3 atitudes que vão ajudar o pequeno empreendedor a vencer na pior recessão econômica do Brasil

Qual é o melhor remédio para o empresário vencer uma crise? O caminho é cuidar cuidadosamente dos principais aspectos do seu negócio.


A previsão do PIB brasileiro para 2016 seguirá a trajetória negativa de 2015, conforme estimativas do Banco Central, sendo o terceiro ano consecutivo de queda; de acordo com o FMI a retração deverá ser de 3,5% nesse ano, o segundo pior resultado do mundo, superando apenas a Venezuela. Dados oficiais do IBGE demonstram um índice de desemprego próximo dos 8,4%, número ainda maior segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV): 10%.

Um estudo do banco Credit Suisse aponta para um período de três anos seguidos de retração, fato inédito no País – o marco teria sido entre 1930-1931 quando houve dois anos de retração em função da quebra da Bolsa de Nova Iorque.

Qual é o melhor remédio para o empresário vencer uma crise? O caminho é cuidar cuidadosamente dos principais aspectos do seu negócio, ou seja: gestão!

Veja aqui três táticas que vão te ajudar a vencer nesse momento:

Descomplique a gestão do seu negócio

Tarefas burocráticas que tomam muito tempo podem ser automatizadas. Planilhas de excel são muito suscetíveis ao erro e o ideal é fazer controles em um Sistema Integrado de Gestão (SIG). Use gráfico na medida certa: eles precisam ser precisos para mostrar visualmente a situação dos aspectos mais importantes para o seu negócio.

Tome decisões respaldadas por dados.

Use as melhores práticas de gestão

Pode parecer óbvio – e na verdade é! Mas muito se falha nesse aspecto: uma vez que o empreendedor criou ou contratou um sistema que descomplique a gestão, é preciso ter em mente que tal sistema precisa ser utilizado com disciplina.

Um bom Sistema Integrado de Gestão vai permitir ao empreendedor tornar-se um gestor profissional, liberando tempo e energia para que ele cuide do que realmente importa.

Conte com um time de experts

Pedir conselhos é uma orientação bíblica. A figura do conselheiro faz parte da história e a literatura de negócios e gestão sempre recomenda contar com a visão de alguém de fora, mas com experiência em negócios.

Existem várias maneiras de montar uma rede conselheiros. Grupos nas ACIs e CDLs pelo Brasil, SEBRAE, encontros de empresários e executivos são caminhos possíveis.

Adotar um bom Sistema de Gestão Integrado é uma medida que viabiliza a prática dessas três atitudes. No Brasil uma empresa vem se destacando por ajudar milhares de pequenos empreendedores a terem ainda mais sucesso na gestão de negócios é a ContaAzul, sediada em Joinville (SC). O sistema é muito recomendado pois:

A crise está aí. Não se trata de ser pessimista, pouco pode ser feito para mudar a realidade a não ser encarar a situação e colocar a mão na massa! A questão é estar o mais preparado possível para as adversidades. Com certeza esse cenário produzirá excelentes gestores e empreendedores mais competitivos.

Comente este artigo

Populares

Topo