X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

atitudesquevãoajudaropequenoempreendedoravencernapiorrecessãoeconômicadoBrasil
Finanças para Empreendedores

3 atitudes que vão ajudar o pequeno empreendedor a vencer na pior recessão econômica do Brasil

Qual é o melhor remédio para o empresário vencer uma crise? O caminho é cuidar cuidadosamente dos principais aspectos do seu negócio.


A previsão do PIB brasileiro para 2016 seguirá a trajetória negativa de 2015, conforme estimativas do Banco Central, sendo o terceiro ano consecutivo de queda; de acordo com o FMI a retração deverá ser de 3,5% nesse ano, o segundo pior resultado do mundo, superando apenas a Venezuela. Dados oficiais do IBGE demonstram um índice de desemprego próximo dos 8,4%, número ainda maior segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV): 10%.

Um estudo do banco Credit Suisse aponta para um período de três anos seguidos de retração, fato inédito no País – o marco teria sido entre 1930-1931 quando houve dois anos de retração em função da quebra da Bolsa de Nova Iorque.

Qual é o melhor remédio para o empresário vencer uma crise? O caminho é cuidar cuidadosamente dos principais aspectos do seu negócio, ou seja: gestão!

Veja aqui três táticas que vão te ajudar a vencer nesse momento:

Descomplique a gestão do seu negócio

Tarefas burocráticas que tomam muito tempo podem ser automatizadas. Planilhas de excel são muito suscetíveis ao erro e o ideal é fazer controles em um Sistema Integrado de Gestão (SIG). Use gráfico na medida certa: eles precisam ser precisos para mostrar visualmente a situação dos aspectos mais importantes para o seu negócio.

Tome decisões respaldadas por dados.

Use as melhores práticas de gestão

Pode parecer óbvio – e na verdade é! Mas muito se falha nesse aspecto: uma vez que o empreendedor criou ou contratou um sistema que descomplique a gestão, é preciso ter em mente que tal sistema precisa ser utilizado com disciplina.

Um bom Sistema Integrado de Gestão vai permitir ao empreendedor tornar-se um gestor profissional, liberando tempo e energia para que ele cuide do que realmente importa.

Conte com um time de experts

Pedir conselhos é uma orientação bíblica. A figura do conselheiro faz parte da história e a literatura de negócios e gestão sempre recomenda contar com a visão de alguém de fora, mas com experiência em negócios.

Existem várias maneiras de montar uma rede conselheiros. Grupos nas ACIs e CDLs pelo Brasil, SEBRAE, encontros de empresários e executivos são caminhos possíveis.

Adotar um bom Sistema de Gestão Integrado é uma medida que viabiliza a prática dessas três atitudes. No Brasil uma empresa vem se destacando por ajudar milhares de pequenos empreendedores a terem ainda mais sucesso na gestão de negócios é a ContaAzul, sediada em Joinville (SC). O sistema é muito recomendado pois:

A crise está aí. Não se trata de ser pessimista, pouco pode ser feito para mudar a realidade a não ser encarar a situação e colocar a mão na massa! A questão é estar o mais preparado possível para as adversidades. Com certeza esse cenário produzirá excelentes gestores e empreendedores mais competitivos.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot