X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Fórum em Minas discute garantias de crédito


Brasília – Promover o debate sobre o tema garantias de crédito para os pequenos negócios a partir do novo contexto da redução do spread bancário – a diferença entre o que os bancos pagam pelos recursos e o que cobram de juros dos clientes – é o objetivo do Terceiro Fórum Brasileiro de Garantias de Crédito para Micro e Pequenas Empresas. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de agosto em Belo Horizonte (MG), no Hotel Ouro Minas.

“Muitas vezes, o desafio de obter financiamento dificulta enormemente que os pequenos negócios se desenvolvam”, diz o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. Segundo ele, é preciso criar condições mais favoráveis ao segmento de pequeno porte, que facilitem o acesso a crédito e serviços financeiros de forma mais rápida e a um custo menor. O evento pretende disseminar experiências bem-sucedidas e contribuir para melhorar o ambiente do crédito para as micro e pequenas empresas (MPE).

Um dos destaques das discussões será a atuação das Sociedades de Garantia de Crédito (SGC). “Essas entidades oferecem garantias complementares às MPE, além de assessoramento em questões relacionadas ao acesso a serviços financeiros junto aos agentes locais”, explica o gerente de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae, Paulo Alvim. As SGC são parceiras da instituição na realização do fórum. No Brasil, já existem cinco. Até o final de 2012, o número deve chegar a dez.

O encontro também terá espaço para debater o modelo dos fundos garantidores. Na pauta, estarão o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), criado pelo Sebrae em 1996; o Fundo Garantidor para Investimentos (FGI), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); e o Fundo de Garantia de Operações (FGO), do Banco do Brasil. No dia 8, o fórum será aberto com palestra do diretor-técnico do Sebrae, que falará sobre o Cenário do crédito para as MPE no Brasil e a atuação do Sebrae no fomento às SGC. A programação segue com o painel Fundos de aval para MPE.

Na tarde do mesmo dia, haverá o painel Como mecanismos de garantia viabilizam o crédito para MPE. A mesa contará com representantes da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob). Na sequência, acontecerá o painel Sociedades de garantia de crédito: desafios para o desenvolvimento e sustentabilidade.

No dia 9 de agosto, a programação prossegue com a palestra Panorama dos Sistemas de Garantia de Credito nos países ibero-americanos, com Pablo Pombo. Ele representa a Rede Ibero-Americana de Garantias. No desfecho, haverá o painel com os temas Desafios para o desenvolvimento e sustentabilidade – a experiência internacional e A visão do Santander Totta para as Sociedades de Garantia Mútua em Portugal.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7852/2107-9104/3243-7851/9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot