X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Governo estuda aumento na oferta de crédito


 Brasília – Está em negociação entre o governo federal e o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) a criação de um fundo de aval para a carteira de beneficiários do programa Bolsa Família. A informação foi dada por Gilson Bittencourt, secretário-adjunto de Política Agrícola do Ministério da Fazenda, durante o Seminário “Brasil sem Miséria: como o empreendedorismo e os pequenos negócios podem ajudar”, realizado pelo Sebrae, nesta quarta-feira (14), em Brasília.

“A intenção é que a medida seja extrapolada para os demais bancos públicos ou agências de fomento e que os bancos privados também se associem a essa ideia”, explicou. Para Gilson Bittencourt, esse fundo de aval é uma das medidas estudadas como adicionais ao Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (Crescer) – lançado recentemente pelo governo federal e que tem como público-alvo os beneficiários do Bolsa Família e os empreendedores individuais, os chamados “autônomos”, como: costureiras, chaveiros e vendedores de cachorro quente.

“Esse programa gera fomento ao empreendedorismo e espera-se que contribua para o processo de erradicação da miséria no Brasil. Com crédito, o pequeno empreendedor pode crescer e gerar, também, ocupação para outras pessoas. Quanto mais fomenta a economia, mais gera oportunidades”, explicou o secretário.

Gilson Bittencourt participou do painel “Empreendedorismo, Microcrédito e superação da Miséria” que também tinha como convidados  os professores Giuseppe Cocco e Lena Lavinas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O mediador foi Alexandro Rodrigues Pinto, da Secretaria de Gestão da Informação do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

A professora Lena Lavinas defendeu a continuidade de programas sociais, como o Bolsa Família, e alertou para o fato de que nem todos que estão abaixo da linha da pobreza poderão se tornar empresários. “Tem que ter a política macroeconômica e a política social”, destacou.  Já o professor Giuseppe Cocco defendeu  um modelo de desenvolvimento baseado na mobilização democrática da sociedade a partir dos pobres, “tendo o Bolsa Família como renda universal”

Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9110/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot