X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Gráficas de Barreiras melhoram serviços com Sebraetec


Salvador – A presença do Sebrae na Bahia no processo produtivo da Gráfica Irmãos Ribeiro, de Barreiras, oeste da Bahia, mudou o rumo da empresa. Problemas de mecânica foram sanados, o que gerou melhor aproveitamento do maquinário, preservando a qualidade do produto final. O ambiente de trabalho também passou por melhorias, tornando-se um lugar ainda mais seguro e confortável para os colaboradores. As sugestões para essas mudanças ocorreram dentro de consultorias realizadas de novembro a dezembro de 2012 e voltadas a seis gráficas da cidade. A iniciativa é do programa Serviços em Inovação e Tecnologia (Sebraetec). Por meio da iniciativa, as gráficas tiveram acesso subsidiado a serviços de inovação e tecnologia para atingir a melhoria de processos e produtos.

Para o empresário Adilson Ribeiro, um dos proprietários da gráfica Irmãos Ribeiro, as consultorias possibilitaram um domínio maior dos custos financeiros indiretos e a definição de preços mais justos e adequados ao lucro da empresa e os orçamentos passaram a ser realizados de maneira mais rápida. “Agora, é só manter essas técnicas para a empresa continuar avançando”.

Para conhecer de perto a rotina das gráficas e sugerir as adaptações, as consultorias foram realizadas nas empresas, acompanhando o dia a dia do trabalho. No processo, buscou-se o aumento da produtividade e qualidade, bem como a diminuição do desperdício. Além do processo de produção, que abrange impressão e acabamento, as empresas foram assistidas com consultorias de tecnologias em pré-impressão, em que é analisado todo o fluxo produtivo do setor e eficiência energética. No programa foi apresentado um plano de redução no consumo de energia elétrica e de gestão de custos.

Durante o processo de consultorias foi preciso mapear os custos indiretos das gráficas, como aluguel, salários e material de limpeza. O passo seguinte foi o estudo da formação do preço de venda. “Muitas vezes o preço final acabava sendo menor que o custo de fabricação, dando prejuízo ao empresário e gerando um movimento negativo no mercado”, explica o consultor Sérgio Ollandezos, que acompanhou as empresas. Ainda segundo ele, foi implantada em cada gráfica uma metodologia alemã – o mapa RKW – usada para identificar o valor por hora máquina de cada custo produtivo. “Dessa forma, no momento da definição de preços, permitimos ao empresário o cálculo de todos os custos rateados corretamente em cada orçamento”.

A Jograf foi outra gráfica de Barreiras que recebeu consultoria do Sebrae. De acordo com o empresário Edilson Pereira,  sugestões sobre sustentabilidade estão sendo levadas ao pé da letra. “Realizamos o reaproveitamento das sobras de material gráfico. Parte do papel que iria para o lixo está sendo usado como um complemento do serviço. Por exemplo, bordas do papel com espaço suficiente para novas impressões estão sendo reaproveitadas. Essa atitude já representa uma economia de 5% em cima do material gráfico usado”.

O coordenador do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, acredita que essa ação foi necessária para melhorar a competitividade do segmento. “Reavaliamos os processos produtivos, orientamos sobre a redução de custos e desperdícios, melhoria na qualidade do produto acabado e, com certeza, essa iniciativa já está repercutindo no resultado financeiro das empresas participantes”.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3444-6808/3320-4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot