X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Grandes líderes inspiram pequenos negócios


Rio de Janeiro – O consultor Ricardo Voltolini animou os empresários que participaram da programação do Espaço Sebrae de Educação nesta sexta-feira (15). A palestra sobre Liderança para a Sustentabilidade fez parte da série de capacitações programadas pelo Sebrae durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Ao final, todos os participantes receberam um exemplar do livro Conversas com Líderes Sustentáveis, de autoria do palestrante.   

Voltolini ressaltou que a sustentabilidade não deve ser preocupação somente de grandes companhias, mas de todas as empresas e de todos os indivíduos. Outro ponto destacado foi que apesar do investimento inicial, ser sustentável reduz custos e abre novas oportunidades para os negócios.

O consultor enumerou o que define como conceito de valores estruturantes da sustentabilidade: ética; coragem; capacidade de criar sinergia, envolver pessoas e juntar diferenças em torno de uma idéia. Segundo ele, é necessário enxergar a sustentabilidade pela ótica da oportunidade; identificar os grandes temas e desafios e os colocar no centro de seus negócios e é essencial compreender e praticar a noção da interdependência entre os sistemas produtivo, ambiental e social.

Ele citou casos de líderes de grandes empresas que implantaram os valores da sustentabilidade e lucraram mais, aumentaram a autoestima dos funcionários, melhoraram as relações com fornecedores e angariaram a simpatia dos clientes. “O líder desses tempos deve ter a sensibilidade para perceber o essencial. Isso significa liderar valores”, asseverou. 

 O empresário José Amaral, proprietário da Belgicon Consultoria Contábil, no Rio de Janeiro, achou a palestra foi muito instrutiva. “Quero repassar as técnicas apresentadas na palestra para meus clientes. Eles são do ramo de confecção e hoje passam por dificuldades por causa da concorrência com produtos chineses. Quero que eles implantem o conceito de sustentabilidade para melhorar os seus resultados”, disse. Ele lembrou que “hoje, o brasileiro se preocupa com a forma com que os produtos são fabricados. O consumidor está atento”.

Para Cassia Ayres, diretora da LR Group, sediada em Angola, o ponto mais importante da palestra foi a plataforma de liderança sustentável. “É um movimento que tem inspirado os pequenos empresários. Venho de uma realidade com um nível alto de pobreza e despreparo do empresariado. O discurso de Voltolini serve tanto para a realidade brasileira, como para a africana”, considerou.

 Já o chefe de cozinha Bruno Duarte, do Rio de Janeiro, afirmou que as observações de Voltolini serão aplicadas no cotidiano do seu negócio. “Tenho cerca de 50 funcionários. Esta palestra vai me ajudar muito a gerar economia e conscientizar os nossos públicos, da cozinha até os clientes. Hoje o mercado nos cobra responsabilidade socioambiental”, disse.

 Rio+20

Há 40 anos, o Sebrae promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável da micro e pequena empresa. Sustentabilidade é empreendedorismo, eficiência, inovação, gestão, lucro e responsabilidade social e ambiental. Por isso, o Sebrae é parceiro oficial da Rio+20.

O Sebrae é uma instituição de fomento e assistência técnica aos micro e pequenos negócios, que correspondem a 99,1% das empresas brasileiras, mais de 2,3 milhões de empreendedores individuais e 4,4 milhões de agricultores familiares. Esses números representam mais de 37 milhões de pessoas comprometidas com o empreendedorismo no país.

 

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7852/2107-9104/3243-7851/9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot