X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Grife nacional pesquisa artesanato alagoano


Maceió – Das mãos da mulher rendeira para as passarelas de alta costura. O artesanato alagoano está prestes a se tornar ícone nas próximas coleções de uma das grifes mais importantes do país. Três estilistas da franchising Cantão partem do Rio de Janeiro para realizar uma pesquisa de campo em Alagoas, de 4 a 7 de fevereiro. Para executar esse projeto pioneiro, os franqueados da marca em Maceió buscaram o apoio do Sebrae em Alagoas e da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur).

À frente da comitiva, a coordenadora de estilo da franquia, Lanza Mazza, é um dos nomes de destaque na vanguarda da moda brasileira. Com formação em desenho industrial e estudos de moda em Nova York e na Itália, a estilista ficou impressionada com a riqueza do filé, além de outros bordados, rendas e acessórios artesanais. “O trabalho é encantador e realmente tem tudo a ver com o Cantão. Vai ser ótimo visitar Alagoas e desenvolver com a minha equipe peças para a nossa coleção”, exalta Lanza.

Com uma rede de 50 lojas exclusivas, vendida em mais de mil multimarcas no Brasil e em países de quatro continentes, a marca pode se tornar uma vitrine e tanto da cultura e turismo alagoanos. A Secretária de Turismo, Cláudia Pessoa, logo percebeu a oportunidade de geração de renda para as comunidades de artesãs. “Por trás dessa produção, existe a inserção social e a responsabilidade pelo design e pela qualidade dos produtos, em um mercado que é cada vez mais exigente”, afirma.

A Unidade de Turismo, Artesanato e Cultura do Sebrae em Alagoas colabora com a visita guiada, articulando a exposição dos produtos e reuniões de negócios com associações e cooperativas. A gerente da Utac, Vanessa Fagá Rocha, destaca que “essa procura do Cantão é uma resposta do mercado, um reconhecimento da beleza do nosso artesanato. Sobretudo, é uma forma de fortalecer a associação dessas artesãs, porque sozinhas elas não conseguiriam essa parceria”.

O foco de atenção maior é o bordado filé, com sua variedade de pontos, tramas e cores, alinhavados com beleza e harmonia, do jeito que a grife carioca procura. A comitiva, que também é composta pelas estilistas Georgia Buckley e Fernanda Motta, também vive a expectativa de conhecer outras produções do rico artesanato alagoano, incluindo até materiais como couro, palha de ouricuri e outros. Fernanda atua com tecido e malha. “A minha linha é o tecido plano, como o voal de algodão que pode ser beneficado com bordado de máquina, que fica até mais barato, só que a aplicação de renda é muito mais bela”. Ela explica que a grife apresenta um produto dia, mais casual, alegre e colorido, que combina com o artesanato alagoano. “Em Maceió, eu quero ver muita cor. Vamos misturar o bordado, a renda, uma coisa que lembra o interior, o simples, e colocar algo mais urbano, contemporâneo, com uma pegada moderna, elegante”.

Responsável pela linha de acessórios e calçados da franquia, Georgia fala da pesquisa em Maceió como algo novo, bem diferenciado do que já foi feito. “Estamos indo em busca de um trabalho artesanal único. A expectativa é muito boa porque vamos conversar com a bordadeira. Pretendo ver de perto a selaria e o couro. Vamos fazer esse trabalho direto com os artesãos”. Para ela, o artesanato alagoano casa com a “moda de viver bem” da marca. No trabalho com bolsas, calçados e acessórios, “a gente foca no Folk, no artesanal, com peças que combinam muito com a estamparia característica do Cantão. É o estilo de ser uma mulher descontraída, folk, com bordados, artesanato, mas com o foco na modernidade, na sofisticação”.

Serviço:
Sebrae em Alagoas (82) 4009-1660
www.al.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot