X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Incubadoras no Brasil devem buscar inovação


Porto Alegre – As incubadoras têm um papel cada vez mais importante para o desenvolvimento do país e a inovação é o ponto-chave. “Hoje, elas representam a interface entre o mundo do conhecimento e o mundo dos negócios”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ronaldo Mota, durante a coletiva de imprensa do XXI Seminário de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, realizada nesta terça-feira (25), na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

O evento, que segue em Porto Alegre (RS) até quinta-feira (27), é uma iniciativa da Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Sebrae. O tema é a Nova Competitividade dos Territórios.

Para o diretor técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, as incubadoras representaram um indicador do salto de qualidade do país. De acordo com ele, para atuar neste novo cenário a própria incubadora deve aprimorar sua atuação, com um foco mais prático e visando sua autossustentação. Como modelo de gestão, concebido pelo Sebrae e Anprotec, ele enfatizou a implantação do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), que tem como objetivo o desenvolvimento de empreendimentos inovadores.

“Os enormes avanços do passado significam que temos um futuro muito mais exigente de evolução e superação. As regiões Sul e Sudeste avançam nas parcerias institucionais e com empresas, mas ainda precisamos romper o ciclo em outras regiões”, destacou Carlos Alberto dos Santos.

Ao apresentar dados de um estudo feito pelo Sebrae, que incluiu 223 incubadoras de um universo de 294 apoiadas pela instituição, o diretor técnico destacou que: a maioria delas está ligada às instituições de ensino superior do país; o maior número é de base tecnológica e trabalha com pessoal reduzido; e 92% dependem de recursos de terceiros. Com base nesses indicadores, o Sebrae define suas linhas de ação no apoio às incubadoras de empresas.

“A trajetória do conhecimento hoje está focada na inovação e no empreendedorismo. Nosso papel é ajudar às empresas”, avaliou o presidente do Anprotec, Ary Plonsky. “É preciso estreitar cada vez mais o nosso vínculo com o mundo dos negócios”, reforçou o presidente da Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos (Reginp), Roberto Moschetta.

Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot