X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Indústria tem cenário positivo no Brasil


Brasília – O Plano Brasil Maior, do governo federal, e a realização no país da Copa do Mundo, em 2014, e das Olimpíadas, em 2016, abrem perspectivas positivas para a indústria nacional. Os investimentos em estádios e obras de infraestrutura  também representam oportunidades para as micro e pequenas empresas (MPE). A avaliação foi feita pela gerente de Atendimento Coletivo na área de Indústria do Sebrae Nacional, Kelly Sanches, em evento que reuniu gerentes da instituição de todo o país.

O Plano Brasil Maior promove a desoneração tributária e ações sobre o câmbio para incentivar a produção nacional. A iniciativa do governo ainda reduz a tributação sobre a folha de pagamentos das empresas e os custos das operações de comércio exterior.

Gerentes do Sistema Sebrae que atuam na área de indústria estão reunidos, em Brasília, para debater desafios e perspectivas para os micro e pequenos negócios do setor e traçar estratégias para 2012. O encontro começou nesta quinta-feira (03) e se encerra na sexta-feira (04).

O Sebrae mantém 431 projetos na área de indústria que atendem a mais de 145,3 mil MPE. De acordo com a gerente, esse é um dos setores que mais sente os reflexos da crise financeira mundial e o que mais tem dificuldades para se recuperar, além do fato de depender muito da importação de matéria prima. Para Kelly, o setor de transformação deve apostar nas vendas externas para prosperar. “O problema não é importar, é exportar pouco”, lembrou.

Nesta quinta-feira, os debates trataram sobre desafios e perspectivas para os pequenos negócios na segmentação de clientes e questões como sustentabilidade com base em tecnologias limpas e novos modelos de negócio. Também houve discussões sobre encadeamento produtivo, incluindo exercícios para identificação de oportunidades.

De acordo com o gerente-adjunto de Atendimento Coletivo na área de Indústria, Fausto Cassemiro, atualmente o Sebrae atende a mais de 13,5 mil MPE, em 69 projetos de encadeamento produtivo. “Isso apenas nas parcerias nacionais, sem contar as estabelecidas no âmbito dos estados”, explica. Ele acrescenta que ainda é preciso avançar para abranger mais empresas.

“O encontro visa a preparar as equipes do Sistema Sebrae para entender o cenário da indústria e traçar estratégias para os pequenos negócios”, explicou Kelly.

Um documento que reúne as estratégias da instituição para atuar junto aos encadeamentos produtivos foi distribuído aos participantes. “No Paraná, temos ações com a Gerdau e com a Petrobras. Mas o documento vai contribuir para que ampliemos a abrangência do trabalho”, avalia José Gava Neto, gerente de programas do Sebrae no Paraná.

Entre os temas em análise nesta sexta-feira estarão os desafios para atuação do Sebrae com inovação e tecnologia. Também será apresentado projeto de desenvolvimento tecnológico e inovação, do Sebrae no Rio de Janeiro e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes). A iniciativa integra parceria entre o Sebrae e a Petrobras, que visa inserir as MPE na cadeia produtiva do petróleo, gás e energia.   

 

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot