X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Motivação & Inspiração

5 lições de liderança de Tim Cook

Lições de liderança de Tim Cook

Há muito sobre liderança que podemos aprender com o CEO da empresa mais valiosa do mundo.


Há muito sobre liderança que podemos aprender com o CEO da empresa mais valiosa do mundo

Timm Cook, ao contrário de seu famoso antecessor Steve Jobs, não anseia os holofotes. Por isso, na sua entrevista mais recente à BusinessWeek, que é a reportagem de capa da revista, podemos entender um pouco mais os traços de liderança de Cook por trás da Apple.

A matéria variou sobre os temas design até a fabricação dos produtos, além do anúncio de que a Apple vai expandir suas operações nos EUA. Mas a entrevista também rendeu um grande insight sobre a liderança previdente de uma organização – seja ela qual for.

Sendo assim, aqui estão algumas das sacadas de liderança de Tim Cook

English: The logo for Apple Computer, now Appl...

A Apple ainda conta com grandes exemplos de liderança disruptiva.

#1. A diversidade é extremamente importante

A diversidade não é apenas um chavão de RH. De fato a pluralidade de personalidade e estilos entre os funcionários pode realmente influenciar na receita da sua emrpesa.

A ideia por trás disso é que as pessoas trazem muito mais ideias e experiências diferentes para a sua estação de trabalho e as empresas podem aproveitar essa quantidade de experiências na abordagem inovadora do negócio.

Deixe explicita essa característica em sua empresa e faça a diversidade a pedra angular da sua filosofia de gestão.

“Queremos diversidade de pensamento, diversidade de estilo. Queremos que as pessoas sejam elas mesmas. Esta é uma grande característica da Apple. Você não tem que ser uma pessoa ou outra. Você não tem que ser diferente do que realmente é. A diferença é que estamos reunidos por valores: queremos fazer a coisa certa, queremos ser honestos e diretos. Nós admitimos quando estamos errados e temos coragem de mudar”, diz Cook.

#2. Transparência é fundamental

Cook sabia que transparência seria fundamental para assumir a Apple. Com duras críticas sobre os padrões de funcionários da Apple por todo o mundo – principalmente da Foxconn, sua parceira na fabricação dos produtos – Cook abriu as portas da empresa e convidou o mundo para conhecer como as operações da Apple realmente funcionam.

Ao fazer isso ele não apenas ganhou a simpatia em torno das operações da Apple, como redefinui os padrões da indústria para outras empresas.

“Nossa transparência no relacionamento com fornecedores é um exemplo de demonstrar que quanto mais transparente somos, mais impacto positivo causamos. Queremos ser a mais inovadora e mais habilidosa empresa em desenvolvimento, produção e distribuição de nossos produtos. Quando mais transparente somos, mais espaço público ganhamos”, ressalta Tim Cook.

#3. Leia o e-mail dos clientes

Você acha que entende e conhece os seus clientes, não é mesmo?

Tim Cook administra o seu tempo para que sempre consiga andar pelas Apple Stores e ler e-mails de clientes.

“Eu saio para andar em nossas lojas. Você pode aprender muito em uma loja. Eu recebo milhares de e-mails diariamente, mas é totalmente diferente quando eu entro em uma loja e conversa pessoalmente com clientes. É uma outra dimensão. Você não pode insultar um cliente que reclama ou se colcoar como CEO prepotente de uma empresa”, afirma Cook.

Tim Cook: mais um grande exemplo de liderança à frente da Apple

Tim Cook: mais um grande exemplo de liderança à frente da Apple.

#4. Você só pode fazer grandes coisas

Considerando o tamanho da Apple devemos parar para pensar sobre como são poucos os produtos que a empresa fabrica.

Se você realmente olhar para a Apple, teremos 4 iPods, 2 iPhones principais, 2 iPads e alguns Macs. E isso é tudo.

O ponto é: se concentrar no que você faz de melhor e fazer da melhor forma que puder.

“Nós discutimos e debatemos como uns loucos sobre o que vamos fazer, porque sabemos que só podemos fazer algumas coisas muito bem. No momento certo vamos continuar perturbando e descobrindo coisas novas que as pessoas nem sabiam que queriam”, conta Tim Cook.

#5. Admita que você está errado

Finalmente, o conselho de Cook para outros empresários e CEOs é um conselho muito útil para qualquer pessoa.

“Muitas pessoas, particularmente eu, achamos que CEOs e executivos ficam tão plantados em suas velhas ideias que agora se recusam ou não têm coragem de admitir que estão errados. Talvez a coisa mais subvalorizada sobre Steve foi que ele teve coragem de mudar de ideia. E como sabemos, é um talento”.

Novos ares

Essas 5 ideias não vão tornar a sua empresa uma Apple, mas certamente irão fazer com que a sua postura como executivo seja mais aberta para o novo e voltada a fazer coisas que realmente importam e fazem diferença na vida das pessoas.

Enquanto você tiver arraigado a velhas ideias, comportamentos e hábitos, não vai conseguir desenvolver nenhuma ideia que dê certo no ambiente que vivemos hoje.

___

Este artigo foi inspirado pelo “5 Essential Leadership Lessons From Tim Cook”, da Revista Inc.

Enhanced by Zemanta
Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot