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6 maneiras de melhorar sua força de vontade

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Você já preparou suas resoluções de ano novo? Aqui está uma dica de como aumentar a sua força de vontade e ser mais produtivo


Você já preparou suas resoluções de ano novo? Aqui está uma dica de como aumentar a sua força de vontade e ser mais produtivo

Kelly McGonigal, PhD e autor do livro The Willpower Instinct afirma que a força de vontade é uma resposta que vem tanto do cérebro quanto do corpo.

A força de vontade é uma reação a um conflito interno. Você quer fazer uma coisa, como fumar um cigarro ou comer um sanduíche, mas você sabe que não deve.

O córtex pré-frontal – a parte do lado direito do cérebro atrás da sua testa – é a parte que nos ajuda com coisas como a tomada de decisões e a regulagem de nosso comportamento.

O autocontrole, ou força de vontade, cai sob esse título e, portanto é cuidado por esta parte do cérebro.

Para ser eficaz em controlar nossos impulsos e tomar decisões, o córtex precisa ser cuidado. Isso significa que temos que alimentá-lo com comida de boa qualidade e energia o suficiente para fazer o trabalho e dormir o suficiente.

Como aumentar a sua força de vontade

Nós sabemos que só ter força de vontade não é tudo. O estresse e o autocontrole esgota nossos recursos de energia. Vamos ver como aumentar a nossa força e continuar fazendo o que é preciso fazer.

#1. Aprenda a gerenciar o estresse

Para começar, precisamos gerenciar nossos níveis de estresse. Estar sob altos níveis de estresse significa que a energia de nosso corpo é usada para agir instintivamente na tomada de decisões com base nos resultados de curto prazo.

Nosso córtex pré-frontal perde na batalha pela nossa energia quando temos alto nível de estresse envolvido.

McGonigal diz que parar e respirar profundamente quando nos sentimos sobrecarregados pode ser um grande começo no gerenciamento de nossos níveis de estresse e melhorar a nossa força de vontade.

Estar sob altos níveis de estresse suga toda nossa energia.

Estar sob altos níveis de estresse suga toda nossa energia.

#2. Mantenha o seu plano

Para tornar ainda mais fácil, parece que a autoafirmação pode até mesmo ajuda-lo a ter mais autocontrole quando você está se esgotando, de acordo com um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology.

Um bom exemplo disso é a diferença entre dizer a si mesmo “eu não posso” e “eu não sei”.

Tomar o controle da situação usando a frase “eu não” tem se mostrado mais eficaz em ajudar você a manter seu plano e quebrar os maus hábitos.

Toda vez que dizemos a nós mesmos “eu não posso”, estamos criando um círculo de feedback que nos lembram as nossas limitações. Esta terminologia indica que você está se forçando a fazer algo que não quer fazer.

#3. Durma mais para ajudar o seu cérebro

McGonigal também diz que dormir o suficiente faz uma grande diferença na eficiência para nosso córtex pré-frontal.

A privação de sono é um tipo de estresse crônico que prejudica a forma como o corpo usa a energia de nosso cérebro. O córtex pré-frontal perde assim o controle sobre as regiões do cérebro que criam desejos e resposta ao estresse.

Se você está se perguntando o quanto de sono precisa, aqui está um guia: um dos pesquisadores sobre o sono mais aclamado, Daniel Kripke, afirma que as pessoas que dormem entre 6,5 horas e7,5 horas por noite, vivem mais tempo, são mais felizes e produtivas.

#4. Medite

A meditação tem sido associada ao aumento da reserva de força de vontade que temos disponíveis, bem como melhorar atenção, concentração, controle do estresse e autoconsciência.

A meditação ajuda a aumentar nossa reserva de força de vontade.

A meditação ajuda a aumentar nossa reserva de força de vontade.

#5. Melhore a alimentação e faça exercícios

Outra ótima maneira de treinar o cérebro, e que é muitas vezes facilmente ignorada ou subestimada é a prática de exercícios físicos.

Não apenas os exercícios e a boa alimentação melhoram a sua força de vontade, mas eles vão fazer você se sentir melhor também. O exercício, em particular, é conhecido por nos fazer felizes pela liberação das endorfinas.

#6. Mantenha o foco no que é importante

Adiar algo que você realmente não deve fazer pode ser eficaz se você está tentando quebrar um mau hábito.

As pessoas que sabem dizer não para algumas coisas em prol de outras mais importantes são geralmente menos atormentadas pela tentação de algo que estão tentando evitar.

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Este artigo foi adaptado do original, “The Science of self-control: 6 ways to improve your willpower”, do Buffer.

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