X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Motivação & Inspiração

6 maneiras de se manter criativo sob pressão

maneirasdesemantercriativosobpressão

As tarefas do dia-a-dia estão matando a sua criatividade? Selecionamos 6 dicas para se manter criativo


As tarefas do dia-a-dia estão matando a sua criatividade? Selecionamos 6 dicas para se manter criativo

A imagem popular da criatividade envolve artistas, escritores ou músicos que repousam ao longo de dias e, em seguida elaboram suas obras de gênio em um ímpeto de febre.

Mas a maioria dos empreendedores, o retrato da criatividade simplesmente não soa verdadeiro.

Mesmo se você estiver em uma indústria criativa como a publicidade ou o design, você não tem tempo para sentar e esperar a inspiração vir, afinal, você tem prazos a cumprir.

Infelizmente, os prazos constantes e as pressões e tempo tem feito com que muitos profissionais sintam-se decididamente sem criatividade.

As barreiras da criatividade

O grande culpado? A falta de tempo.

Se fotógrafos, redatores, designers e outros profissionais que o trabalho é criativo não conseguem ser criativos, qual é a chance do empresário conseguir se manter criativo?

Não há necessidade de pânico. É possível ser criativo, não importa o quão ocupado seus dias sejam, ou quão apertado seja o seu prazo. Aqui estão 6 dicas para isso.

#1. Use acessórios

Música e cafeína são as principais ajudas à criatividade. Muitas agências deixam a música ambiente rolando, ou liberam o fone de ouvido de seus funcionários para mantê-los criativo.

E se você não gosta de café, escolha o chá, ou algo que proporciona um impulso se energia rápido pode ser o que você precisa para estimular suas ideias.

O café pode ser um grande aliado para estimular a criatividade.

O café pode ser um grande aliado para estimular a criatividade.

#2. Mude o local

Sentar em uma mesa e ficar olhando para um computador não é o lugar certo para se inspirar. A inspiração nos ataca onde menos pensamos que ela pode estar: no chuveiro, na academia, em um passeio de barco.

Da próxima vez que você estiver preso e com dificuldades de ter novas ideias, tente fazer um passeio, ir a uma cafeteria ou fazer brainstorming em locais que despertam a sua criatividade.

#3. Trabalhe por períodos

Tente trabalhar em períodos intensos de 90 minutos e, em seguida, faça uma pausa de 30 minutos para fazer algo completamente diferente e não relacionados ao trabalho.

Se você trabalha em casa, por exemplo, você pode se concentrar em um projeto por 90 minutos e, em seguida tirar 30 minutos para lavar a louça, ou arrumar o quarto.

É provável que você se inspire durante esse tempo e voltar para o seu projeto com novas ideias.

#4. Abrace novas tecnologias

As novas tecnologias e habilidades utilizam diferentes partes de seu cérebro, que acendem a centelha da inspiração, forçando você a olhar para os problemas de novas maneiras.

Por exemplo, aprender a fazer um infográfico pode fazer que seu cérebro absorva a informação visual ao invés de textualmente. Tente aprender a usar uma nova tecnologia, um novo aplicativo, ou dispositivo, e veja como ele ajuda na sua criatividade.

Novas tecnologias têm um papel importante para estimular a criatividade.

Novas tecnologias têm um papel importante para estimular a criatividade.

#5. Tenha uma equipe

Os colegas de trabalho são uma das principais ajudas à criatividade.

Uma pessoa que muda de um trabalho em que debatia regularmente com sua equipe para um trabalho em que é o único criativo da equipe faz com que os níveis de criatividade caiam vertiginosamente.

Conversar com outras pessoas naturalmente nos obriga a pensar fora de nossa própria perspectiva, o que ajuda a aumentar a criatividade.

#6. Solte-se

Paradoxalmente, as limitações de tempo às vezes podem inspirar mais criatividade.

Isso é especialmente verdadeiro se você é perfeccionista. Sabendo que você não tem tempo para tornar as coisas perfeitas pode força-lo a ter que se contentar com o bom hoje, que sempre será melhor do que o melhor nunca.

___

Este artigo foi adaptado do original, “6 Ways to Be Creative Under Pressure”, do OPENforum.

Comente este artigo

Populares

Topo