X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Motivação & Inspiração

7 passos para recuperar o seu foco

Foco e Produtividade

Como manter nosso foco e concentração naquilo que é realmente indispensável. Aqui seguem 7 dicas para ajudar.


Como manter nosso foco e concentração naquilo que é realmente indispensável? Aqui seguem 7 dicas para ajudar

Daphne Vandergrift Elizalde passou a Newport Beach, na Califórnia, seu negócio de consultoria de arte, há 12 anos, quando ela decidiu iniciar uma segunda empresa.

Inicialmente, para esta multitarefa ao longo da vida, a execução de 2 empresas não parecia muito assustador.

Mas depois que ela fundou seu negócio de chocolates personalizados em 2010, fazer malabarismos em múltiplas tarefas parecia ser mais pertubador do que produtivo.

Atender uma chamada de telefone ao mesmo tempo em que se está trabalhando sobre um desenho de embalagens significa que ou você está prestando muito pouca atenção na embalagem, ou a conversa ficava para trás.

Elizalde finalmente decidiu parar de ser multitarefa. Quando ela começou a pensar nas tarefas inacabadas, ela não tentou mais conciliar várias coisas ao mesmo tempo.

Abandonar a multitarefa é muito difícil no começo. Mas isso faz um mundo de diferença.

Como empreendedor você pode até passar dias pulando de uma tarefa pra outra. Para isso apresentamos aqui 7 maneiras de recuperar o seu foco em menos de 60 segundos.

Foco no trabalho

Como manter o foco nas tarefas diante de tantas distrações?

#1. Lembre-se do porque você está no negócio

Você pode perder o foco se você se fixar em pensamentos negativos sobre o seu trabalho, a quantidade de e-mails é esmagadora, não há tempo suficiente e o fim está longe.

Se você está fora de foco por tais sentimentos que lhe distraem, tire um minuto para relaxar a sua mente, lembrando sempre o que o levou a começar o seu negócio, em primeiro lugar.

“Você pode pensar em 3 coisas sobre o negócio que lhe deixe satisfeito ou ler um depoimento de cliente que possa motivá-lo”, diz Ruth Klein, treinadora de produtividade.

#2. Liste as suas prioridades

Às vezes é possível ter dificuldade para se concentrar porque é difícil decidir o que fazer em primeiro lugar. Nessas circunstâncias tome um minuto para escrever as suas prioridades e tarefas para o dia.

“Você sempre pode olhar para suas prioridades para fazer a lista e ela vai lhe colocar de volta na pista. Ela vai mostrar concretamente o que precisa ser feito”, diz Andrew Goliszek, autor de 60 Second Stress Management: The Quickest Wat to Relax and Ease Anxiety.

#3. Sincronize a respiração e o corpo

“Quando você fecha os olhos por um minuto e se concentra no som e no sentimento da sua respiração, você re-energiza o corpo com oxigênio”, diz Joel Levey, co-fundadora da Wisdom at Work, uma empresa de produtividade com sede em Seattle.

Tome um minuto para coordenar a respiração com uma palavra ou movimento. Por exemplo, você pode mentalmente dizer a palavra “aqui” a cada inspiração e a palavra “agora” a cada expiração.

Você também pode levantar os braços acima da cabeça a rada inspiração e abaixá-los a cada expiração. Quando você combina a respiração com uma palavra ou movimento, você está sincronizando os lobulos frontais so cérebros que ajudam a concentrar-se: o córtex motor, que controla os movimentos e os centros de fala do cérebro.

#4. Tome um copo d’água

Pode parecer simples, mas se você está tendo dificuldades em permanecer em uma tarefa concentrado beba oito goles de água.

Enquanto o seu impulso pode ser pegar uma xícara de café, a cafeína em excesso pode deixar você cansado. Tente água ao invés disso.

Isso vai ajudar a você mudar o seu processo de pensamento e concentração, enquanto se mantém hidratado, o que o torna ainda mais alerta.

#5. Baixe um aplicativo de produtividade

Alguns aplicativos para smartphones podem ajudá-lo a se reorganizar emitindo um sinal sonoro de conscientização em momentos aleatórios durante todo o dia.

Alguns exemplos incluem o “Insight Timer”, de 2 dólares e o “ZenChimes”, que é gratuito. Como alternativa, você também pode estalar os dedos como um gatilho mental.

“Esses pequenos avisos auditivos ao longo do dia irão lembrá-lo de manter o foco”, diz Levey.

#6. Limpe a sua mesa – e a da sua mente

Quando a sua mesa está cheia a sua mente pode estar muito cheia também. Se você está fora de foco, dê uma olhada ao redor da sua área de trabalho para ver se os papéis estão empilhados por toda a parte.

Se assim for, coloque tudo em uma caixa e mantenha fora do seu alcance.

“Quando vemos um monte de papéis e coisas empilhadas nós imediatamente ficamos ansiosos. Quando essas coisas estão fora de nosso campo de visão, está fora da nossa mente”, diz Levey.

No final do dia passe uma meia hora organizando o que está na caixa para que você possa saber qual é a sua próxima prioridade.

#7. Coloque um distintivo em sua mesa

Se por um lado é importante manter o seu espaço de trabalho livre de distrações e ordenado, por outro lado pode ser útil colocar um objeto nela que ajude a você se reorientar.

Pode ser algo tão simples como uma flor, uma vela, ou até mesmo uma lata de refrigerante. Ao associar o objeto com a necessidade de se concentrar e manter o foco, você vai se forçar a voltar a trabalhar toda vez que olhar para ele.

Aprenda a destruir a sua produtividade

Aprenda a destruir a sua produtividade.

Mantenha o foco

Diariamente nos deparamos com inúmeros matadores de produtividades e outras tarefas que nos roubam atenção. Porém, precisamos estar focados naquilo que é a nossa missão principal sem deixar que a produtividade seja afetada.

“Foco é sobre dizer não”. Steve Jobs.

___

Este artigo foi adaptado do original, “7 Steps to Regaining Your Focus”, da revista Entrepreneur.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot