X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Motivação & Inspiração

A cultura startup

A cultura startup

5 fundadores de startups revelam suas melhores dicas sobre cultura


5 fundadores de startups revelam suas melhores dicas sobre cultura

Ao entrar no escritório do SinglePlataform você vê depoimentos de clientes que revestem as paredes, citações inspiradoras e obras de arte pintadas com tinta e blocos de Lego surgindo por todos os lados.

As paredes estão cobertas com impressões de depoimentos de clientes elogiando a empresa por prestar um grande serviço.

Mas a cultura de uma empresa não é apenas diversão e jogos. Para uma empresa orientada a vendas como o SinglePlataform celebrar pequenas e grandes vitórias é fundamental para a cultura.

Para a empresa orientada ao produto weeSpring a cultura é um conjunto codificado de valores que impulsionam tanto o recrutamento, quanto o design do website.

Qual é o resultado do investimento em cultura?

Ao tentar justificar o investimento em cultura, não olhe diretamente para o ROI. Pense sobre os custos extras que você vai incorrer com um falta de cultura.

Para saber mais sobre as melhores práticas foram reunidos alguns empreendedores no American Express OPEN Forum e a cultura foi uma das discussões em pauta.

Aqui estão as dicas de 5 fundadores de startups sobre como construir a cultura dentro das empresas.

#1. Documente seus valores

Quando o weeSprings estava sendo acelerado eles tinham o que o fundador Allyson Downey chama de terapia em família com o investidor Brad Feld.

Nessa “sessão de terapia” todos da equipe deveriam sentar-se sozinhos por 15 minutos e anotar os valores de sua empresa em um pedaço de papel. Isso porque quando você faz um bate-papo muitas vezes nem todas as pessoas se manifestam igualmente.

Assim, o primeiro valor que a equipe acordou foi em não criar um website rosa, o que acabou sendo um princípio organizacional e de design.

Outros valores incluem a simplicidade, qualidade é melhor que quantidade e honestidade.

Blake Mycosckie, fundador da TOMS se lembra de um momento em que todos diziam que havia uma maneira TOMS de fazer as coisas.

Nesse ano ele está convidando os funcionários a nomear uns aos outros em um comitê que vai reescrever a missão, visão e valores da empresa.

#2. Contrate bem

A cultura de Stella & Dot começa com a contratação das pessoas certas. Há 10 filtros de contratação – incluindo sentido de urgência, curiosidade e vontade de falhar.

Certifique-se que as contratações se ajustam com a cultura. Depois priorize o ajuste cultural das pessoas, para que eles se transformem em um excelente conjunto de habilidades funcionais.

Não importa o quão bem os seus valores estão definidos e o processo de contratação esteja firmado, permita-se sempre um pouco de graça em aprender com os erros.

Se você estiver crescendo e contratando rápido demais, você nunca vai estar 100%.

A cultura de sua empresa precisa ser refletida na contratação.

A cultura de sua empresa precisa ser refletida na contratação.

#3. Evolua com o crescimento

Quanto mais cedo a cultura for definida, melhor. Atkinson do SumAll diz que a fase do weeSpring, com menos de 10 funcionários é ideal.

Até 20 ou 50 funcionários, os fundadores ainda conseguem ter controle direto, mas com uma empresa de 90 pessoas você não consegue influenciar diretamente cada pessoa na organização e você não sabe se contratou líderes que possam fazer isso por você.

Sua equipe deve ter o seu DNA desde cedo.

Os funcionários, nem sempre crescem com a empresa. Se o crescimento significa ter talento, muitas vezes significa deixar algumas pessoas pelo caminho.

Na contratação, Atkinson coloca os cargos de lado e da início a um protocolo de deveres para os funcionários, que vai desde as funções do marketing, RH, operacional e vendas, mostrando como a empresa funciona para as pessoas.

#4. Defina o ambiente

Se a sua cultura é definida uma vez que a sua equipe ainda está em formação, você tem como responsabilidade projetar o ambiente em que a sua equipe vai trabalhar.

Você não pode motivar as pessoas. Você pode apenas criar um contexto em que elas se motivem.

Então é nesse momento que os Legos e as citações que falamos no início do artigo surgem. Mas, a maneira com que você se comunica também faz parte da sua cultura.

O SinglePlataform, por exemplo, envia um e-mail semanal de reconhecimento para as pessoas, que inclui fotos. Na fase atual da empresa, todas as pessoas se conhecem e sabem o nome de todos.

Nenhuma empresa quer metas irrealistas. As pessoas querem metas que podem bater e, quando você começa batê-las você começa a ter pequenas vitórias. E com isso, as pessoas começam a confiar em sua maneira de projetar o seu negócio.

O ambiente atua diretamente na motivação das pessoas.

O ambiente atua diretamente na motivação das pessoas.

#5. Seja transparente

Se você for construir um navio, não recrute pessoas para serrar madeira, dividir o trabalho pesado e dar ordens. Em vez disso, ensine-os a ansiar pelo vasto e infinito mar.

Isso é algo que Cerilli diz aplicar ao seu negócio.

As pessoas querem saber para onde a empresa está indo. A cultura é uma criação de ambiente no qual os membros da equipe são donos do processo e por isso se dedicam de maneira diferente.

Mas, em muitas startups os funcionários são realmente proprietários. Eles têm ações da empresa e participam literalmente de todo o processo.

É nesse momento em que a transparência entra em jogo.

No SumAll os salários são abertos para todo mundo ver. É dessa maneira que a coisa funciona e, as reuniões do conselho são realizadas na frente de toda a empresa.

Desde que o SinglePlataform foi adquirido não perdeu nenhum desenvolvedor ou executivo. Isso aconteceu porque, segundo Cerilli – o novo proprietário, a ConstantContact tem valores que corresmpondem aos da empresa.

___

Este artigo foi adaptado do original “5 Startup Founders Reveal Their Best Company Culture Tips” do Mashable.

Enhanced by Zemanta
Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot