X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Alcançar o sucesso é mais simples do que você pensa
Motivação & Inspiração

Alcançar o sucesso é mais simples do que você pensa

Embora o sucesso possa ser um pouco misterioso, e certamente conquistado com dificuldade, não precisa ser complicado.


Google “como ser bem sucedido”, e você será inundado com mais de um bilhão de resultados em cerca de meio segundo.

No YouTube , você encontrará mais de 200 milhões de vídeos prometendo um caminho seguro para o sucesso. Na Amazon , você pode escolher entre mais de 3.000 livros sobre o tema.

Considerando o grande volume de conteúdo publicado sobre o sucesso, você pensaria que a conquista seria extremamente complexa – ali mesmo, com a construção de um rádio transistor e a produção de sua própria cerveja.

A coisa é, se tornar bem sucedido não é realmente complicado.

Eu escrevi antes sobre por que ler 100 livros por ano não fará você ser bem-sucedido , e o mesmo vale para a excessiva leitura de artigos no Medium, no LinkedIn e em outras plataformas.

Eu percebo que estou assumindo um pouco de risco aqui; talvez você não continue lendo meus artigos depois de compartilhar essa ideia. Mas ainda vale a pena abordar: a maioria das pessoas não falha porque não tem informações sobre como ser bem-sucedida. Eles falham porque não se concentram no que realmente importa.

O sucesso é mais simples do que você pensa

Por algumas métricas, o sucesso não é muito comum. Afinal, as chances de construir uma empresa de um bilhão de dólares são de 1,7 milhão para uma.

Parte da popularidade dos posts de “sucesso” provavelmente reflete a natureza elusiva do sucesso. A motivação, tenho certeza, também desempenha um papel; Todos nós queremos alcançar nossos objetivos e viver vidas significativas.

Mas nossa afinidade com esse tipo de conteúdo revela algo mais revelador: muitos de nós estão procurando por um atalho – nossa própria bala de prata para ajudar a vencer as probabilidades.

Em última análise, todos queremos que nossos sonhos se tornem realidade, mas poucos de nós estão dispostos a pagar o preço necessário para chegar lá.

A verdade é que nunca houve uma bala de prata para encontrar sucesso. Ser bem-sucedido não é um golpe de sorte, e não existe uma mágica, de tamanho único, para alcançar nossos objetivos.

Embora o sucesso possa ser um pouco misterioso, e certamente conquistado com dificuldade, não precisa ser complicado.

Simplificando, o sucesso vem de fazer a mesma coisa de forma eficaz, repetidamente.

Definir o sucesso primeiro

Antes de podermos desenvolver rotinas eficazes, temos que imaginar o que “sucesso” realmente significa para nós.

É certo que é mais fácil simplesmente adotar os hábitos de outra pessoa.

Entre os bilhões de itens que alegam ter a receita para o sucesso, há alguns ingredientes comuns, desde trabalhar em tempo duplo como Elon Musk até chegar ao sol como o CEO da Apple, Tim Cook .

A má notícia: não há nenhuma evidência real de que fazer o que Elon Musk ou Tim Cook fazem também lhe dará sucesso.

A boa notícia: Elon Musk e Tim Cook não definem o que significa ser bem sucedido.

Assim como não há uma receita única para “sucesso”, também não há uma definição rígida para isso. Você consegue criá-lo.

Bntes de você perder tempo perseguindo uma vaga idéia do sucesso – ou uma versão de outra pessoa do mesmo – explorar o que significa para você. Quais realizações acrescentariam mais significado e valor à sua vida?

Você se concentrará em métricas objetivas, como cargo ou salário? Ou medidas subjetivas como qualidade de relacionamentos ou satisfação no local de trabalho são mais importantes para você?

Criar uma visão clara e pessoal do sucesso permitirá que você encontre os ingredientes essenciais de que precisa, evitando os que inevitavelmente o atrasarão.

Por exemplo, imagine que você admira o sucesso de Ginni Rometty como CEO da IBM, então você tenta adotar sua rotina matinal. O problema é que você é uma coruja da noite e tende a ser mais produtivo à noite. Emular os hábitos de Rometty – ou de qualquer outra pessoa, no final das contas – acabaria fazendo mais mal do que bem:

“Há custos de oportunidade para seguir até conselhos aparentemente inofensivos. Levada muito a sério, pode nos levar a fazer concessões que não devemos fazer ou a nos engajar em ações que são incompatíveis com nossa personalidade ”, escrevem os pesquisadores comportamentais Emre Soyer e Robin M. Hogarth.“Se você decidir levantar às 5 da manhã todas as manhãs porque um grupo selecionado de pessoas faz isso – mas você está realmente preparado para fazer seu melhor trabalho tarde da noite – então você está ferindo suas próprias chances específicas de ter sucesso.”

Se as métricas de sucesso de outra pessoa não entrarem em ressonância com a sua, a rotina delas também não deveria. Porque não importa quão eficiente ou produtiva você seja, você não chegará aonde deseja ir.

Elimine o ruído

Outra razão pela qual não gosto de artigos de sucesso: na maior parte, eles são simplesmente uma perda de tempo.

Se o sucesso advém da repetição das mesmas rotinas eficazes, dia após dia, o excesso de opiniões dos especialistas autoproclamados serve apenas como distração.

Como todas as outras formas de multitarefa, manipular as rotinas diárias com a leitura de artigos e a rolagem nas mídias sociais (por mais inspiradora que seja) é quase sempre contraproducente. Tentar fazer mais de uma coisa de cada vez pode consumir 40% de nossa produtividade, sem mencionar criar mais oportunidades de erro.

Além disso, no tempo que você gasta consumindo um conteúdo inteligente sobre como ser bem-sucedido, você poderia ter esculpido seu próprio caminho para o sucesso.

Não me entenda mal: nem todo consumo tem um impacto negativo. E certamente há sabedoria para aprender e lições para aprender em sua jornada de crescimento pessoal. Mas para chegar à frente, você simplesmente precisa criar mais do que consome.

Afinal de contas, que bem faz um roteiro se você não está indo realmente para dirigir em qualquer lugar?

A solução? Apenas comece a trabalhar .

Evite as armadilhas da “produtividade produtiva”

Criar (e sustentar) rotinas de trabalho eficazes é mais fácil dizer do que fazer.

Para obter o máximo do seu trabalho, é importante distinguir entre produtividade (fazer as coisas) e eficácia (fazer as coisas importantes bem).

Tarefas que completam sem pensar podem parecer produtivas, mas não levarão você a lugar nenhum. A verdadeira produtividade exige um foco preciso, que começa com a escolha de suas prioridades e a eliminação impiedosa do resto.

Tome o famoso sistema de 2 listas do bilionário Warren Buffet , por exemplo:

Ora uma vez, Buffet pediu a seu piloto para identificar seus principais 25 gols, em seguida, desafiou-o a reduzir a lista para apenas cinco itens – os objetivos e sonhos que ele mais queria alcançar.

O piloto assumiu que deveria concentrar a maior parte de sua energia nos cinco primeiros e dedicar o resto de sua atenção aos outros objetivos. Buffet foi rápido em corrigir sua abordagem: os outros 20 objetivos seriam a lista de “evite a todo custo”, apenas para serem perseguidos se os outros fossem cumpridos.

A consultora de produtividade Ivy Lee forneceu um conselho semelhante a Charles Schwab em 1918. No final de cada dia de trabalho, Schwab e seus executivos escreviam as seis principais tarefas que precisavam ser feitas, em ordem de importância. No dia seguinte, eles dariam a primeira tarefa toda a sua atenção até que fosse concluída, então passassem para a próxima tarefa.

Ao priorizar impiedosamente, não apenas evitamos as distrações que vêm com a multitarefa, mas também maximizamos o tempo e a energia gastos com o que é mais importante para nós.

O autor Stephen Covey ilustra a priorização com a analogia de rochas (tarefas importantes) e areia (tarefas menos importantes) em um jarro. Se você encher a jarra com areia primeiro, não há espaço para as coisas importantes. Por outro lado, se você encher o jarro com pedras antes de qualquer outra coisa, a areia ainda vai caber.

Então, quais pedras você colocará em seu frasco primeiro?

Jogue o jogo longo

Não importa como você jogue, não há nenhum atalho para o sucesso e nenhum método garantido para desafiar as probabilidades e construir a startup de bilhões de dólares dos seus sonhos.

Pelo contrário: o sucesso é um longo caminho que começa definindo o que você quer alcançar, mantendo suas prioridades claras, criando e sustentando rotinas eficazes, e acima de tudo, simplesmente aparecendo – mesmo quando você não se sente bem.

Em outras palavras, o sucesso real é um jogo longo. E muitas vezes difícil.

Como escolher ir ao ginásio mesmo que você não veja resultados imediatos, ou economize dinheiro ao invés de comer fora com os amigos, o longo jogo requer visão, foco e tremendo sacrifício.

Quando você está procurando por resultados enormes , a rotina diária em direção aos seus objetivos pode ser desanimadora. Às vezes, pode até parecer que você está se movendo para trás.

Mas, como qualquer outro investimento, jogar o longo jogo do sucesso pagará dividendos. É assim que eu vejo: manter minhas rotinas pode me custar alguma coisa agora, mas uma pequena dose de disciplina hoje é um pequeno preço a pagar  - especialmente se isso significar que estou um passo mais perto da minha própria versão de sucesso amanhã.

Artigo de Aytekin Tank

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot