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Motivação & Inspiração

Como sair da zona de conforto

Como sair da zona de conforto

Você precisa criar o seu negócio em território desconhecido para acelerar o crescimento?


Você precisa criar o seu negócio em território desconhecido para acelerar o crescimento?

Algumas empresas podem seguir com sucesso em um único nicho de mercado há anos.

Muitas outras, no entanto, terá de explorar novos, mercados, novos clientes, novos produtos, ou novas competências em algum ponto para poder continuar sua trajetória de crescimento.

Entrar em um novo mercado requer o mesmo nível de planejamento cuidadoso, investimento adequado, estratégia eficaz e execução dedicada para criar o negócio original.

Aqui estão 4 áreas em que o seu negócio pode expandir – e a abordagem que você precisa para executar cada uma delas com êxito.

#1. Novas regiões

Para muitas empresas, a melhor maneira de acelerar o crescimento é levar seu produto para novas áreas e regiões.

Embora esse possa ser o uso mais seguro para a expansão, esta abordagem tem um risco significativo. Entrar em uma nova região requer conhecimento aprofundado sobre o novo mercado.

Isso inclui informações sobre novos concorrentes, clientes potenciais, crescimento do mercado, projeções de ganho de território, ambiente regulatório, impostos, fatores políticos, entre outros.

Investir em recursos adequados de tempo e dinheiro para reunir informações relevantes antes de escolher um novo mercado é fundamental para mitigar o risco.

Sair da sua região demográfica pode fazer com que você saia da zona de conforto.

Sair da sua região demográfica pode fazer com que você saia da zona de conforto.

#2. Novos produtos ou serviços

Diversificar a sua carteira de produtos e serviços diminui o risco de toda empresa, em vez de concentrá-la em suas principais ofertas.

Um grande exemplo de uma empresa que teve sucesso nessa estratégia é a Starbucks. A empresa, que começou como um torrador de café local experimentou um rápido crescimento se expandindo para 61 países.

Esse crescimento chegou a um impasse no final da década de 2000, exigindo que a Starbucks fechasse centenas de lojas que tinham baixo rendimento.

Diante do crescimento estagnado, a Starbucks mudou sua estratégia. Em vez de vender mais do mesmo produto em novas lojas, ele começou a vender mais produtos em menos lojas.

Ao levar o core business em uma variedade de produtos, a Starbucks tem sido capaz de reduzir o risco e recuperar-se da resseção.

#3. Novos grupos de clientes

Semelhante a diversificar a carteira de produtos, as empresas podem utilizar suas competências essenciais para se expandir para novos segmentos de clientes.

A Gap serve como um grande exemplo nesse caso. A marca começou como uma varejista de roupas a preços acessíveis, para adultos de classe média e então foi se expandindo organicamente para GapKids, babyGap e GapBody e criou 4 marcas novas destinadas a diferentes segmentos: Banana Republic para classe A, Old NAvy para adolescentes, Piperlime para a moda consciente, e Athleta para mulheres ativas.

Recentemente a marca expandiu-se para o mercado de luxo através da aquisição da Intermix. Um elemento-chave de sua expansão: usando uma única plataforma de e-commerce para atender todos os seus segmentos de clientes.

#4. Novas competências

Resolver novos problemas para os clientes existentes pode criar novas oportunidades de upselling e cross-selling e, muitas vezes exige novas habilidades e conhecimentos.

Um provedor de segurança tradicional queria expandir-se para um mercado emergente de segurança de alto nível. Isso estava definitivamente fora da zona de conforto do cliente.

Por isso, adquiriu uma nova empresa de segurança e integração de software e, em seguida usou sua carteira de clientes, sua infraestrutura e canais de vendas para expandir suas ofertas para os clientes.

Adquira novas competências para criar novas oportunidades de vendas.

Adquira novas competências para criar novas oportunidades de vendas.

Saia da zona de conforto para encontrar novas oportunidades de negócios

Decidir se expandir através de qualquer desses caminhos exige uma compreensão clara das necessidades dos seus clientes e da dinâmica do mercado que você deseja entrar.

Mas, deixar a sua zona de conforto muitas vezes pode levar a um crescimento acelerado para o seu negócio e para suas habilidades como empreendedor.

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Este artigo foi adaptado do original, “How to Get Out of Your Comfort Zone”, da Inc.

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