X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Motivação & Inspiração

Desenvolva suas habilidades de pedir ajuda

Desenvolva suas habilidades de pedir ajuda

Você está hesitante em pedir ajuda às pessoas em sua volta? Essas 6 dicas vão ajudar você a fazer isso


Você está hesitante em pedir ajuda às pessoas em sua volta? Essas 6 dicas vão ajudar você a fazer isso

Se você não pedir a resposta será sempre não. Essa frase é da romancista Nora Roberts. Mas por que será que a maioria de nós assusta com a ideia de pedir ajuda?

Para algumas pessoas, um favor soa como mendicância. Outras pessoas têm medo que isso soe como vulnerabilidade e carência. Outros, simplesmente não querem incomodar outras pessoa com o seu pedido.

Mas, para a grande maioria das pessoas, o que elas temem é o medo da rejeição e o temido não.

As razões pelas quais as pessoas não pedem ajuda são muitas. Amanda Palmer, uma artista norte-americana é um poderoso exemplo da arte de perguntar e pedir ajuda.

Em sua apresentação no TED sobre o tema, ela explica como levantou uma grande quantia de dinheiro no Kickstarter para financiar seu álbum solo. Como Palmer afirma, fica difícil dar e receber ajuda se não estamos dispostos a encarar um ao outro e dar e receber sem medo. E principalmente, pedir sem vergonha.

Aqui está uma pequena cartilha de como pedir o que você precisa.

#1. Confie na generosidade das pessoas

Muitas vezes hesitamos em perguntar porque não acreditamos que podemos conseguir o que estamos pedindo.

No entanto, é surpreendente como a maioria das pessoas são generosas. Muitas vezes as pessoas mais ocupadas e mais improvável vão responder totalmente ao seu pedido.

É surpreendente como muitas vezes pessoas em sua rede que você nem conhece pessoalmente irão responder para obter mais informações sobre o que você precisa.

#2. Torne-se um conector

Use a sua rede para aproveitar a lei dos retornos rápidos. Essa ideia vem da estratégia da consultora Deborah Mills-Scofield, que diz que quanto mais você compartilhar as coisas em sua rede, mais as pessoas compartilham em troca.

Assim, a taxa de partilha aumenta. Pense em como você pode conectar as pessoas em sua rede em torno do que você precisa.

#3. Peça 2 vezes

Se você se assustar com a ideia de pedir alguma coisa 1 vez, você vai ficar ainda mais assustado com a ideia de pedir 2 vezes.

No entanto, uma pesquisa da Universidade de Stanford mostra que as pessoas estão mais propensas a dizer sim pela segunda vez, depois de ter dito não na primeira vez.

Como Daniel Newark, pesquisador do estudo afirma, depois de já ter dito não 1 vez, a culpa pode impedir que a pessoa diga não uma segunda vez. Para evitar sentimentos de desconforto, um ajudante potencial está mais provável em concordar com um segundo favor.

Peça ajuda 2 vezes, se necessário.

Peça ajuda 2 vezes, se necessário.

#4. Saiba quando não pedir 2 vezes

Não é aconselhável pedir a mesma pessoa 2 vezes pelo mesmo favor. Abraçar a coragem de pedir não significa abandonar o bom senso de saber quando recuar

Há uma linha tênue entre a coragem e a agressividade. Como especialista em marketing Seth Godin afirma que perguntar pela primeira vez pode ser uma atitude corajosa. Perguntar novamente (com mais força) depois de receber um não é uma atitude nada inteligente.

#5. Não se apegue à resposta

Se há algum momento para praticar o desapego é quando você pede por algo e recebe um não como resposta.

Inevitavelmente, de tempos em tempos você vai receber um não como resposta. Deixe isso de lado.

Tenha a inspiração do Lama Surya Das, um dos principais estudiosos budistas ocidentais, que descreve que segurar firmemente algo que escorrega pelos dedos, não vai nos levar a lugar algum.

Sendo assim, peça. E se você não conseguir, simplesmente siga em frente.

#6. Ofereça para fazer algo em troca

Quando alguém lhe fizer um favor, ofereça-se para fazer algo em troca. Um simples, “como posso ajudá-lo?” é uma demonstração de gratidão e reciprocidade.

Por outro lado, quando alguém lhe agradecer por lhes fazer um favor, siga a recomendação de Robert B. Cialdini em sua resposta. Em Influence at Work: The Psychology of Persuasion, Cialdini identifica 6 princípios da influência.

Um desses princípios é a lei da reciprocidade, que afirma que é da natureza humana sentir a necessidade de retribuir um favor. Cialdini recomenda usar isso a nosso favor.

Quando alguém lhe agradecer por um favor ou alguma coisa, em vez de responder apenas com o habitual “não se preocupe com isso” ou “não foi nada”, responda com a frase “eu sei que você faria o mesmo por mim”.

Essa frase deixará a brecha necessária para a próxima vez, quando você precisar pedir algum favor, ou ajuda.

___

Este artigo foi adaptado do original, “6 Ways To Perfect The Art Of Asking For Help”, do OPEN forum.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot