X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

poster  treating employees like humans
Motivação & Inspiração

Engajando

Até onde poderíamos chegar com um engajamento profundo e duradouro?


Meus caros, não deixa de ser um clichê a afirmativa de que sem engajamento não há produtividade. É óbvio e recorrente. Será mesmo?

O fato é que você pode reunir os melhores, mais comprometidos e inventivos profissionais, contudo, caso não se sintam engajados (de verdade, e sem blá blá blá corporativo) a produtividade e a performance do seu negócio sofrerão.

Pode ser possível que você não perceba esse movimento, caso a sua empresa esteja apresentando bons resultados, mas o questionamento deveria ser: Até onde poderíamos chegar com um engajamento profundo e duradouro?

E é a partir dessa abordagem que elaborei as dicas a seguir:

  1. Estabeleça objetivos claros dimensionáveis e com parâmetros de desempenho bem especificados. Isto fornece o “norte”, a direção para a qual a equipe deve rumar.
  2. Preocupe-se em desenvolver isso com cuidado e precisão. É preciso que seja algo permanente e bem comunicado;
  3. Abra um leque de metas e sub metas envolvendo toda a equipe, criando  uma rede de colaboração, onde a contribuição de cada um é essencial para o êxito do conjunto. Isso cria a sensação de interdependência necessária para o engajamento, além de permitir a implantação de um coerente sistema de bonificação. É também a base operacional para um modelo meritocrático;
  4. Sem meritocracia não haverá engajamento que perdure. Portanto, não perca tempo para implantar o modelo. Um ambiente onde o mérito é valorizado, confere peso ao esforço individual em benefício do coletivo, e evita injustiças.
  5. Não caia na tentação do bobajal corporativo, onde candidatos afirmam em entrevistas – mesmo que com mensagens subliminares – que se anularão em prol da empresa onde querem trabalhar. Isso simplesmente não existe.
  6. Construa um ambiente de tolerância entre as distintas gerações, onde a diversidade possa coexistir além da retórica do politicamente correto (essa chatice), mas onde o indivíduo é realmente respeitado.
  7. Abandone o blá blá blá motivacional e trate os seus colaboradores como adultos preparados e fortes como de fato devem ser, (ou ao menos, deveriam tentar ser).

Até o próximo.

__

Por Gustavo Chierighini, publisher da Plataforma Brasil Editorial.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot