X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Motivação & Inspiração

O que fazer com a angústia e com a dúvida?

O que fazer com a angústia e com a dúvida?

Por mais confiantes que sejamos, às vezes nos deparamos com a dúvida sobre o caminho que estamos seguindo. Então, o que fazer?


Por mais confiantes que sejamos, às vezes nos deparamos com a dúvida sobre o caminho que estamos seguindo. Então, o que fazer?

Infelizmente, ou felizmente, em algum momento, todo mundo experimenta a sensação de que o seu melhor não é o suficiente.

Não importa o quanto você é bem sucedido, a dúvida e a insegurança encontram um espaço para se infiltrarem dentro da sua cabeça. Ao passo em que a sua empresa amadurece, as dificuldades vão mudar, mas nunca deixarão de existir.

A distinção é fundamental entre os empreendedores que fazem sucesso e aqueles que não têm capacidade de treinar as suas mentes para superar a dúvida que acompanha os desafios.

O primeiro passo é entender a distinção entes os tipos de dúvida: a dúvida saudável e construtiva, e a dúvida impeditiva e destrutiva.

Os empreendedores devem sempre se esforçar para cultivar e abraçar a dúvida saudável, minimizando os efeitos negativos da dúvida destrutiva.

Existe a dúvida boa e a ruim. Saber distinguí-las vai fazer toda a diferença.

Existe a dúvida boa e a ruim. Saber distinguí-las vai fazer toda a diferença.

Aprenda a diferença

A maioria dos empreendedores têm um plano estratégico anual ou trimestral que fornece orientação sobre as estratégias, táticas e objetivos de suas empresas.

A dúvida saudável permite que eles olhem para o seu plano através da lente da realidade e reconheçam a grande probabilidade de que sua estratégia pode não se materializar como planejado, apesar de seus melhores esforços.

A dúvida saudável oferece uma perspectiva realista da capacidade do plano – ou incapacidade – de prever o futuro de uma empresa.

Você está experimentando a dúvida saudável se:

  • Desafiar seus pressupostos.
  • Está se sentindo preparado.
  • Está ciente que tudo está em constante mudança.
  • Se perguntar qual será o plano B.
  • Aceitar o fato de que às vezes vai errar o alvo.
  • Saber que cada tropeço é apenas parte de escalar a montanha.

A dúvida destrutiva toma conta quando os empreendedores permitem a sua mentalidade e confiança para ser abalado pelas mudanças que estão prestes a acontecer.

A dúvida destrutiva supera o empreendedor quando ele permite que os altos e baixo de uma startup afetem negativamente o seu compromisso com o negócio e a sua confiança.

Você está experimentando a dúvida destrutiva se:

  • Questiona suas habilidades.
  • Está se sentindo paralisado.
  • Está cego para novas oportunidades.
  • Pensa em nunca tentar novamente.
  • Olha para o fracasso como algo ruim.
  • Pensa que um tropeço é o fim do mundo.
Não permita que a dúvida e a incerteza impeça você de agir.

Não permita que a dúvida e a incerteza impeça você de agir.

Mude o seu jeito de pensar

Cultivar a dúvida saudável é uma forma de arte que é desenvolvida ao longo do tempo, e que exige disciplina mental.

Ao aceitar suas imperfeições, esteja confortável com falhar rapidamente, se for preciso e continuar perseverante.

Quando mais prática você tem, melhor você estará ao aproveitar o poder positivo da dúvida saudável, o que reforça o fato de você poder realmente construir a sua empresa e o estilo de vida de seus sonhos.

Da próxima vez que você enfrentar um desafio e escutar a sua voz interior tentando calar você por conta da dúvida destrutiva, pare por um momento, reconheça o que você está sentindo, e opte por ver as coisas por um ângulo diferente.

A simples decisão de modificar a sua perspectiva pode mudar a dúvida destrutiva em uma dúvida saudável, transformando um obstáculo em uma nova oportunidade.

___

Este artigo foi adaptado do original, “When You Should Embrace Your Pangs of Doubt”, da FastCompany.

Comente este artigo

Populares

Topo