X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Motivação & Inspiração

O que fazer com a angústia e com a dúvida?

O que fazer com a angústia e com a dúvida?

Por mais confiantes que sejamos, às vezes nos deparamos com a dúvida sobre o caminho que estamos seguindo. Então, o que fazer?


Por mais confiantes que sejamos, às vezes nos deparamos com a dúvida sobre o caminho que estamos seguindo. Então, o que fazer?

Infelizmente, ou felizmente, em algum momento, todo mundo experimenta a sensação de que o seu melhor não é o suficiente.

Não importa o quanto você é bem sucedido, a dúvida e a insegurança encontram um espaço para se infiltrarem dentro da sua cabeça. Ao passo em que a sua empresa amadurece, as dificuldades vão mudar, mas nunca deixarão de existir.

A distinção é fundamental entre os empreendedores que fazem sucesso e aqueles que não têm capacidade de treinar as suas mentes para superar a dúvida que acompanha os desafios.

O primeiro passo é entender a distinção entes os tipos de dúvida: a dúvida saudável e construtiva, e a dúvida impeditiva e destrutiva.

Os empreendedores devem sempre se esforçar para cultivar e abraçar a dúvida saudável, minimizando os efeitos negativos da dúvida destrutiva.

Existe a dúvida boa e a ruim. Saber distinguí-las vai fazer toda a diferença.

Existe a dúvida boa e a ruim. Saber distinguí-las vai fazer toda a diferença.

Aprenda a diferença

A maioria dos empreendedores têm um plano estratégico anual ou trimestral que fornece orientação sobre as estratégias, táticas e objetivos de suas empresas.

A dúvida saudável permite que eles olhem para o seu plano através da lente da realidade e reconheçam a grande probabilidade de que sua estratégia pode não se materializar como planejado, apesar de seus melhores esforços.

A dúvida saudável oferece uma perspectiva realista da capacidade do plano – ou incapacidade – de prever o futuro de uma empresa.

Você está experimentando a dúvida saudável se:

  • Desafiar seus pressupostos.
  • Está se sentindo preparado.
  • Está ciente que tudo está em constante mudança.
  • Se perguntar qual será o plano B.
  • Aceitar o fato de que às vezes vai errar o alvo.
  • Saber que cada tropeço é apenas parte de escalar a montanha.

A dúvida destrutiva toma conta quando os empreendedores permitem a sua mentalidade e confiança para ser abalado pelas mudanças que estão prestes a acontecer.

A dúvida destrutiva supera o empreendedor quando ele permite que os altos e baixo de uma startup afetem negativamente o seu compromisso com o negócio e a sua confiança.

Você está experimentando a dúvida destrutiva se:

  • Questiona suas habilidades.
  • Está se sentindo paralisado.
  • Está cego para novas oportunidades.
  • Pensa em nunca tentar novamente.
  • Olha para o fracasso como algo ruim.
  • Pensa que um tropeço é o fim do mundo.
Não permita que a dúvida e a incerteza impeça você de agir.

Não permita que a dúvida e a incerteza impeça você de agir.

Mude o seu jeito de pensar

Cultivar a dúvida saudável é uma forma de arte que é desenvolvida ao longo do tempo, e que exige disciplina mental.

Ao aceitar suas imperfeições, esteja confortável com falhar rapidamente, se for preciso e continuar perseverante.

Quando mais prática você tem, melhor você estará ao aproveitar o poder positivo da dúvida saudável, o que reforça o fato de você poder realmente construir a sua empresa e o estilo de vida de seus sonhos.

Da próxima vez que você enfrentar um desafio e escutar a sua voz interior tentando calar você por conta da dúvida destrutiva, pare por um momento, reconheça o que você está sentindo, e opte por ver as coisas por um ângulo diferente.

A simples decisão de modificar a sua perspectiva pode mudar a dúvida destrutiva em uma dúvida saudável, transformando um obstáculo em uma nova oportunidade.

___

Este artigo foi adaptado do original, “When You Should Embrace Your Pangs of Doubt”, da FastCompany.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot