X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Porque ter um sistema é essencial para aumentar sua produção criativa
Motivação & Inspiração

Porque ter um sistema é essencial para aumentar sua produção criativa

Como atingir saltos quânticos em sua produção criativa.


Um dos padrões que você provavelmente perceberá se estudar quase todos os criadores prolíficos é que eles utilizam sistemas. O livro de Mason Curry sobre Rituais Diários (Daily Rituals) também explora alguns dos sistemas usados ​​pelos criadores ao longo da história.

  • James Clear utiliza um sistema de 2 artigos por semana
  • O sistema de Seth Godin é publicar um artigo a cada dia
  • No recente post de David Kadavy sobre como ele aumentou sua produção criativa, ele pode não ter declarado explicitamente. Mas está usando um sistema.
  • Meu sistema pessoal para a melhor parte dos últimos anos tem sido de 1000 palavras por dia combinada com esta rotina diária de 8 passos

Ter um sistema resulta em criatividade habitual e não apenas esporádica.

Sistemas X Metas

“Meu problema com os objetivos é que eles são limitantes. Concedido, se você se concentrar em um objetivo específico, suas chances de alcançá-lo são melhores do que se você não tem objetivo. Mas você também perde oportunidades que poderiam ter sido muito melhores que o seu objetivo. Os sistemas, no entanto, simplesmente muda você de um jogo com baixas probabilidades para um jogo com melhores probabilidades. Com um sistema, é menos provável que se perca uma oportunidade porque você estava muito focado em um objetivo único. Com um sistema, você está sempre procurando por qualquer oportunidade.”
– Scott Adams

Não é que você não deva definir metas. No entanto, o problema com os objetivos é que muitos deles estão em grande parte fora do nosso controle. Por exemplo, se você é um autor, “Aparecer na lista de mais vendidos do The New York Times” é algo que você não tem quase nenhum controle. Com um sistema, você vai se beneficiar de seu esforço de alguma forma, mesmo que não necessariamente leve à meta que você tinha em mente. Agora, vamos falar sobre como desenvolver um sistema eficaz para a produção criativa.

3 Elementos de um sistema eficaz para produção criativa

1.É algo que você controla

O primeiro e mais essencial elemento de qualquer sistema é que você tem controle sobre ele. Idealmente, é algum tipo de ação que você pode tomar:

  • Escreva 1000 palavras
  • Tire 25 fotos
  • Vá a academia de ginástica duas vezes por semana

O que você vai notar é que as ação não são dependentes de quaisquer forças externas como outra pessoa ou o tempo. Seguir ou não é inteiramente com você.

2. Há resultados e ou progresso

Para que um sistema seja eficaz, ele tem de resultar tanto em criação quanto em progresso. Se não resultar em qualquer um, você pode considerar revisar o primeiro passo e ver se o seu sistema depende de algo fora do seu controle. Meu sistema de 1000 palavras por dia tem sido instrumental na escrita de centenas de artigos e vários livros.

3. Pode ser medido

Medição melhora o desempenho e, portanto, um sistema eficaz é algo que lhe permite medir o seu progresso. Se você não está medindo o seu progresso, é difícil saber se o seu sistema é realmente eficaz em ajudá-lo a atingir seu objetivo.

Os sistemas liberam sua largura de banda cognitiva

Se você tem que pensar em coisas como qual o tempo, por quanto tempo, e qual é a sua produção diária, você está reduzindo a largura de banda cognitiva e esgotando sua força de vontade tomando decisões de baixo valor. Ao desenvolver um sistema para realizar o seu trabalho, você reduz a fadiga de decisão e libera sua largura de banda cognitiva para um uso mais criativo.

Os sistemas criam momentum ao longo do tempo

Como eu disse antes, o momentum (ímpeto) é a força vital de qualquer empreendimento ou empreendimento criativo. E ao longo do tempo um sistema eficaz cria uma tonelada de impulsos. Como Steven Pressfield disse quando você se reúne no mesmo espaço dia após dia, a musa percebe sua dedicação. “A musa e o momentum são amantes de estrelas cruzadas. Seu trabalho como um criador é inflamar seu romance.”

Um sistema eficaz é diferente para cada um. É provável que exija alguma experimentação para descobrir o qual é melhor para você. Uma vez que você desenvolveu um sistema ou sistemas eficazes para sua vida e seu trabalho, você começará a fazer um progresso incremental que eventualmente levará a saltos quânticos (quantum leaps).

_

Srinivas Rao, autor de Unmistakable: Why only is better than best

Comente este artigo

Populares

Topo