X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

resized_storytelling
Motivação & Inspiração

Porque você precisa construir um negócio baseado em uma história

Qual a sua história, empreendedor?


O que motiva nosso desejo de se tornar melhor em contar a história de nossos produtos, serviços e empresas? Nos acostumamos a pensar em narrativas e histórias como uma forma de criar e comunicar valor. Nós sabemos que o tênis de corrida com um ‘tick’ na lateral é mais valioso do que outros sem por causa das expectativas e significado que conectamos a história da marca Nike. Quem não quer tornar sua empresa mais significativa e valiosa?

O que realmente quereremos de nossa história é muito mais do que ser mais conhecido, vender mais e fazer mais dinheiro. O que nós desejamos é um entendimento mais profundo do nosso propósito e a diferença que podemos fazer. A história, não o que ela é, mas o que está em jogo é o que ela pode ser e isso que motiva nosso desejo de ter sucesso na construção da narrativa.

Os empreendedores mais bem sucedidos e organizações de sucesso sabem o quão importante e poderoso é entender a significância do que uma história pode ser. O que motiva Elon Musk por exemplo, não é fazer mais carros para vender mais carros. A Tesla Motors e a SolarCity (a empresa de energia solar que Musk é chairman) existe para “acelerar o advento da energia sustentável”.

Se alguém perguntar a você para contar a história do seu negócio você provavelmente irá contar o que você faz, quem você serve, onde e por quanto tempo tem feito isso. É improvável que você comece contando porque isso importa na grande teia das coisas. O que está no coração da história e a razão pela qual você sai da cama pela manhã não é o produto que você faz, o website que você desenvolveu ou o produto que você desenhou. É um desejo profundo de mudar alguém ou algo que você se importa e a crença de que é possível.

O impacto desejado do seu trabalho no mundo e as vidas das pessoas que ele toca é onde a história do seu negócio começa.

O impacto desejado do seu trabalho no mundo e as vidas das pessoas que ele toca é onde a história do seu negócio começa.

O impacto desejado do seu trabalho no mundo e as vidas das pessoas que ele toca é onde a história do seu negócio começa. Click To Tweet

Elon Musk sabe o que ele deseja realizar pelos próximos 10 anos porque ele e suas empresas usam um ‘story driven business framework’, uma estruturação de negócio motivada por uma história ou narrativa. Sua visão para a economia de energia sustentável que ajuda a evitar um colapso da civilização é a razão da sua existência: ‘Criar placas solares incríveis com integração para baterias, expandir a linha de veículos elétricos e endereçar os segmentos principais, desenvolver capacidade de direção autônoma que é 10X mais segura que a manual e possibilitar que seu carro faça dinheiro enquanto você não estiver usando-o’.

Estruturação de negócio motivada por uma história ou narrativa

  1. Propósito: Porque ele existe
  2. Visão: Para onde vamos
  3. Valores: As crenças que nos guiam pela jornada
  4. Plano: Como iremos entregar nossa visão enquanto nos mantemos verdadeiros para nossos valores

Quando seu negócio é motivado por uma narrativa, ele é estabelecido em uma estrutura de propósito, visão e valores que inspira compromisso e gera um plano sólido para se atingir o sucesso. Isso possibilita você a se adaptar em tempos de mudanças porque você entende que sua história é maior do que a cena que está acontecendo naquele momento.

Qual a história, empreendedor?

Autora: Bernadette Jiwa

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot