X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Motivação & Inspiração

Precisa de motivação? Estabeleça prazos

Deadline

Se você acredita que precisa de alguma motivação para fazer o seu trabalho, essa motivação são os prazos


Se você acredita que precisa de alguma motivação para fazer o seu trabalho, essa motivação são os prazos

Em uma reunião, geralmente, estabelecemos prazos para as coisas: para terminar um texto, para enviar uma proposta para o cliente, para executar uma tarefa, etc.

Ou seja, a nossa vida gira ao redor dos prazos, e da maneira com que nos comportamos quando temos prazos para cumprir e tarefas para entregar.

Quando nos comprometemos a cumprir um prazo, temos um poderoso motivador, porque isso coloca a nossa reputação em jogo. É isso que defende Dan Ariely, um especialista em prazos.

Ariely é professor de psicologia e economia comportamental da Duke University e autor do livro, “Predictably Irrational”.

Os profissionais que não conseguem cumprir prazos estão arriscando a desaprovação – e às vezes até mesmo a ira – de seus colegas, clientes, fornecedores ou até mesmo chefes.

 

Os prazos podem ser o maior motivador para ter uma tarefa cumprida.

Os prazos podem ser o maior motivador para ter uma tarefa cumprida.

Ainda assim, algumas pessoas vão ultrapassar o prazo, acreditando que esse não é um prazo real, ou algo sério. Para isso, eles vão usar as desculpas e quaisquer dispositivos necessários para ganhar mais tempo.

Mas o que acontece com as atribuições que não têm prazos claros? Ou com os projetos que são tão grandes que devem ser feitos em várias etapas, de maneira que uma noite debruçada sobre eles não será o suficiente?

Existem pessoas que, através do narcisismo sem limites, ou falta de autodisciplina podem concluir grandes projetos sem prazos. Por outro lado, muitos de nós precisa de uma ameaça iminente para concluir um trabalho.

As pessoas respondem bem aos prazos, pois conhece-los proporciona uma sensação distinta de ter alcançado um objetivo. É uma boa maneira de manter a reputação.

É possível motivar a si mesmo, disse ele, ao anunciar um prazo para os outros. Um prazo não cumprido é como uma promessa quebrada. Isso diz algo sobre a sua pessoa.

Considere uma situação com consequências reais. Dê a um amigo 50 reais e diga a ele que ele pode ficar com o dinheiro se você não cumprir com o seu prazo em uma missão.

Outra opção é desafiar a perspectiva de humilhação pública. Fazer uma aposta com amigos: se você não cumprir os prazos, irá enfrentar algo vergonhoso.

Se você sempre quis escrever um livro e nunca conseguiu, por que não contratar alguém para cobrar e impor-lhe prazos?

Serviços como TaskRabbit surgiram para ajudar pessoas com todos os tipos de tarefas, incluindo conserto de computadores e pessoas para lavar e passar a sua roupa.

Certamente, um estranho estaria disposto, por uma pequena taxa, a mander-lhe um SMS ou e-mail e cobrar se você já escreveu as palavras que você disse que iria escrever até às 8h.

Vale a pena tentar. A vergonha de não fazer o seu trabalho no prazo precisa ser incluída na atribuições de suas tarefas.

Esse pode ser o segredo de um grande prazo auto-imposto: em primeiro lugar, divida o trabalho em tarefas menores e defina prazo para cada uma delas. Em seguida, encontre uma pessoa confiável para acompanhar cada prazo.

Coloque pessoas cobrando prazos de você. É uma maneira de ajudar a você manter as tarefas em dia.

Coloque pessoas cobrando prazos de você. É uma maneira de ajudar a você manter as tarefas em dia.

O prazo maior – e não a perfeição – deve ser o objetivo final. Isso significa que, depois de cumprido o prazo, você poderá fazer ajustes necessários mais tarde para que o projeto fique a contento.

Muitas vezes, cumprir o prazo significa abrir mão de algumas coisas. Por exemplo entrevistas e pular algumas etapas. Mas, infelizmente, nem tudo vai sair como planejado.

O que você prefere? Cumprir seus prazos em dia, entregando o melhor que puder, sem desapontar colegas de trabalhos, chefes e clientes, ou procurar a perfeição e, com isso, perder a confiança das pessoas e manchar a sua marca?

Certamente, feito hoje é melhor do que perfeito nunca.

___

Este artigo foi adaptado do original, “Need Motivation? Declare a Deadline”, do New York Times.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot