X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

broken  &#; hq dsk wallpapers
Motivação & Inspiração

Que crise, que nada.

Leonardo de Matos, ex-empresário e autor do livro “QUEBREI – Guia Politicamente Incorreto do Empreendedorismo” fala sobre a crise.


Se você leu o título respeitando a vírgula, começa a entender que o momento que estamos vivendo é surreal, aterrorizador e apavorante.

Situações de crise são propícios para se fazer muita burrada. Alguns entram em desespero e ficam num estado de cegueira funcional. Inclusive fazendo vista grossa na análise de crédito de novos clientes. Vender só é legal quando você recebe. Outros ficam atrapalhados sem saber o que fazer e toda decisão que toma se dá como errada. Digo isso por experiência própria, pois já perdi mais de 1 milhão entre dívidas, prejuízos e quase um casamento, podendo te dizer com propriedade: mantenha-se calmo, pois o momento é de extrema urgência. Tome decisões com as quais esteja preparado para o resultado. Em um ano que estamos tendo que trabalhar o dobro para termos o mesmo resultado de anos anteriores, não é de admirar as movimentações que estamos vendo no cenário empresarial. Quem está fracassando como empreendedor, está em busca de arrumar um emprego que garanta seu mês, quem perdeu o emprego, está tentando o empreendedorismo de forma que não sinta a perda de salário.

Quanto aos empreendedores é interessante o que vem acontecendo. Quem vende varejo, está entrando no online. Quem está online, busca representante de vendas. Quem vende no atacado, está indo para o varejo.

Todos em busca do eldorado perdido. Veja bem, não digo que estão errados ou certos. E apesar de acreditar que muitas vezes, fazer nada, também é uma estratégia, agora é hora de se mexer mesmo.

Chacoalhar as estruturas. Enxugar lágrimas e custos a qualquer custo. Desde que, óbvio, que esses cortes não sejam percebidos por seus caríssimos e estimados clientes. Entre os principais, seria comprometer a qualidade do seu produto ou serviço. Erro de amador. Não é hora de ser bonzinho. Vamos ser francos, quem de nós trabalha a empresa de maneira profissional? Usar o sobrinho que vive na internet para criar suas ações de marketing é tempo perdido. Colocar a mãe para cozinhar no seu restaurante também é. Chega de remendos. Temos que parar com esse amadorismo petrificante.

Tenho obtido resultados animadores com a profissionalização dos serviços que presto e que me prestam. Confesso que também vivia tentando fazer sucesso com gambiarras. Como diz o Abílio, economia na base da porcaria custa caro.

É questão de estratégia. Agora é a ocasião de você se provar se é empreendedor de verdade. Aconselho você a focar no seu talento. Eu deixei as vendas e fui cuidar da gestão da empresa. Esse foi um dos motivos de ter quebrado. Ter largado o meu maior talento que é vender. Vender é o que tem pagado minhas contas.

Ficar reclamando não muda a situação da sua empresa. Atitudes que se dão por certas, sim. Inovar em favor do cliente. Em coisas que ele realmente dê valor e valorize comprar de você.

É hora de aprender com os erros dos outros, com os meus que estão no livro Quebrei e outros tão bons quanto. Converse com empresários mais experientes, eles têm muito o que nos ensinar.

O que você não sabe de antemão para poder se precaver, o mercado te ensina, porém, o preço a se pagar é alto, muito alto. Estamos sofrendo, mas estamos juntos. E se a uva passa, até essa crise vai passar.

Grande abraço empreendedor.

Alta ResoluçãoLeonardo de Matos

Ex-empresário, quebrado e atualmente empreendendo em vendas e palestras, formado em direito, pós-graduando em comunicação e marketing, autor do livro “QUEBREI – Guia Politicamente Incorreto do Empreendedorismo” (Alta Books). [email protected]

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot