X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

AsfrasesmaisinspiradorasdeSteveJobs
Motivação & Inspiração

Rotina de Steve Jobs e mais 10 dicas para eliminar distrações e encontrar seu fluxo

A rotina de Steve Jobs ou como as distrações matam a sua produtividade.


Distrações matam a produtividade.

Para iniciantes, são os desperdícios de tempo. Digamos que você verifique o e-mail 50x por dia, role o feed do Instagram 10x, dê uma olhada no seu telefone 80x e assista aos vídeos do YouTube 3x por dia. Mesmo que você dedique apenas dez segundos, em média, a cada distração, o tempo será de pelo menos uma ou duas horas por dia. São uma ou duas horas por dia que podem ser usadas para ler, registrar no diário, meditar ou passar um tempo com sua família.

steve-jobs-focus-eliminate-distractions
Rotina de Steve Jobs – “Esse tem sido um dos meus mantras: Foco e Simplicidade.”

Distrações puxam você para fora do fluxo, que é o estado mais produtivo em que os seres humanos podem operar. O FLOW ou FLUXO requer concentração intensa por um período prolongado. Se você se distrair a cada dois minutos, pode esquecer de entrar nesse estado altamente produtivo.

As distrações também o penalizam por meio de algo chamado resíduo da atenção , termo cunhado por Sophie Leroy para explicar por que mudar a atenção é tão caro: “As pessoas que experimentam resíduo da atenção após a troca de tarefas provavelmente demonstram um desempenho ruim na próxima tarefa”. O cérebro precisa de um tempo para “esquecer” a última tarefa ou projeto antes que ela possa se concentrar totalmente na nova. É por isso que você está tendo um desempenho ruim na próxima tarefa, como Leroy descreve. Quanto mais você alternar entre tarefas e projetos, mais resíduos de atenção sofrerá e mais sua produtividade sofrerá.

Toda interrupção – todo telefonema, mensagem de texto, alerta por email, notificação por push, olhar para o Facebook ou bate-papo com um colega de trabalho – tira sua atenção da tarefa e apresenta um novo alvo para sua atenção. Você precisa usar energia e força de vontade para voltar sua atenção para a tarefa. E mesmo se você voltar à tarefa rapidamente, um resíduo de sua atenção permanece com o objeto de distração e seu desempenho acaba de ser reduzido.

A receita para minimizar o desperdício de tempo e maximizar a produtividade é trabalhar profundamente (adaptado da idéia de trabalho profundo de Cal Newport ), que significa:

  • Trabalhe com esforço total e foco total
  • … em uma única tarefa
  • … Por um período prolongado
  • … livre de distrações

Para minimizar a perda de tempo e maximizar a produtividade, você precisa se concentrar muito, enquanto elimina implacavelmente distrações e interrupções. Aqui estão onze dicas para ajudá-lo a fazer isso.

“Esse tem sido um dos meus mantras: Foco e Simplicidade.”

Rotina de Steve Jobs

1. Roube a rotina de Steve Jobs e seu foco

Em sua biografia de Steve Jobs, Walter Isaacson escreve que a rotina de Steve Jobs era restrita. Era focado e direto: ele fechava a porta (literal e metaforicamente) e não deixava ninguém entrar. Fechava-se completamente do resto do mundo.

Isaacson escreve: “Steve era muito, muito rigoroso em filtrar o que ele considerava distrações. As pessoas o procuravam com todo tipo de problemas – problemas legais, problemas pessoais, qualquer que fosse. E se ele não quisesse lidar com isso, ele não focaria nisso. Ele lhe dava uma espécie de olhar vazio. Ele não respondeu, não respondeu e-mail … Ele selecionou quatro ou cinco coisas realmente importantes para ele se concentrar e depois filtrou – quase brutalmente – o resto. ”

Filtre os itens não essenciais. Feche a porta para o resto do mundo.

2. Remova os gatilhos de distração (ou aumente barreiras)

Todo objeto em seu ambiente inicia um objetivo ou comportamento específico dentro de você. Cada objeto faz com que você pense ou aja de certas maneiras. Cheirar biscoitos pode desencadear desejos de comida. Ouvir crianças gritando pode provocar raiva ou compaixão. Ver um ícone do Facebook pode desencadear o desejo de verificar as mídias sociais.

Ao projetar seu ambiente, remova todos os objetos que possam causar distração dentro de você. Se você não conseguir removê-los, pelo menos aumente as barreiras para ceder à distração – por exemplo, coloque o telefone no modo avião e mova-o para outra sala.

Aqui estão algumas maneiras específicas de fazer isso:

  • Bloquear sites e aplicativos que causam distração (eu recomendo usar o FindFocus ou Cold Turkey )
  • Exclua aplicativos de distração no seu smartphone
  • Excluir jogos em seus dispositivos
  • Oculte o controle remoto da TV ou feche as portas do gabinete da TV (se houver). Ou mova a TV para algum lugar que você não a veja o tempo todo.
  • Melhor ainda, livre-se completamente da sua televisão
  • Instale um cronômetro que desligue automaticamente o Wi-Fi em períodos específicos do dia (ou à noite)
  • Livre-se da barra de favoritos do seu navegador
  • Instale uma extensão que exibe uma página em branco em vez de miniaturas quando você abre uma nova guia (eu uso a Página Vazia Nova Guia no Chrome)
  • Exclua todos ou os ícones de inicialização mais rápidos da barra de tarefas (clique com o botão direito do mouse neles e “desafixar da barra de tarefas”)
  • Mova todos ou quase todos os ícones de inicialização rápida da área de trabalho para uma pasta (chamei o meu de “criativo DESKTOP”)
  • Desligue o telefone e coloque-o em outra sala

3. Gerencie seus sentidos

Algumas pessoas fazem o seu melhor trabalho em cafés. Outros são superestimulados pelos sons, visões e cheiros e dificilmente conseguem se concentrar.

Descobrir quais estímulos sensoriais funcionam melhor para você e dobrá-los. Se você se distrair com o ruído, use fones de ouvido com cancelamento de ruído. Se você faz o seu melhor trabalho enquanto ouve heavy metal, faça-o. Pense nos seus cinco sentidos – som, toque, visão, olfato, paladar – e elimine o que o distrai.

4. Treinar outras pessoas

Colegas, familiares, amigos ou vizinhos podem ser interruptores. A melhor maneira de pará-los é treiná-los. Defina algumas regras básicas e comunique-as. Diga a eles que você tem um foco profundo entre as 8 e as 10 da manhã, durante o qual prefere o mínimo de comunicação possível.

Ou use um sinal de “Não perturbe”. Você pode literalmente fazer um sinal e usá-lo no pescoço como um colar. Ou pendure uma placa na porta do escritório. Ou use a próxima dica.

5. Use fones de ouvido

Usar fones de ouvido é como usar uma placa “Não perturbe”. Ele se comunica: “Ei, estou ocupado agora. Estou focado. Por favor, volte mais tarde.”

6. Use uma lista de tarefas

Digamos que você esteja trabalhando intensamente em um projeto importante quando, de repente, tiver uma ótima ideia de negócio ou lembre-se de que deve ligar para um amigo ou enviar um email. Em vez de mudar de tarefa e fazer isso imediatamente, coloque-o numa lista e volte a ele mais tarde.

Eu, pessoalmente, uso o o aplicativo Notes no meu telefone, papel e caneta de boa qualidade e um documento especial do Word.

7. Use um aplicativo Read-It-Later

Digamos que você encontre um artigo que pareça interessante e que realmente queira ler. O que você deveria fazer? Bem, você não deve lê-lo imediatamente, porque isso significa que você está alternando tarefas do que está fazendo no momento. Em vez disso, o que você faz é clicar em um botão no navegador, que salva automaticamente o artigo em todos os seus dispositivos para que você possa lê-lo mais tarde. Você pode usar aplicativos como o Pocket ou o Instapaper para esse fim.

8. Silencie seu telefone (ou, melhor ainda, guarde-o!)

Eu escrevi sobre os efeitos prejudiciais da mera presença (!) De smartphones em detalhes em um artigo anterior . Nesse artigo, fiz a recomendação de “usar o telefone o mínimo possível”. Por quê? “Como quanto menos você usa o telefone, menos as suas interações sociais são negativamente afetadas, menos pressentimento e, assim, você se torna impotente, menos seu desempenho cognitivo será prejudicado e menos ansioso você ficará. . ”

“Além disso, você também fará menos multitarefas de mídia e gastará menos tempo em sites de e-mail, mídias sociais e Notícias, menos conteúdo de vídeo que consome tempo e menos tempo jogando jogos viciantes, como Candy Crush ou Clash of Clãs. E, é claro, quanto menos você usar o telefone, mais tempo terá para coisas que realmente o deixam feliz, saudável e mais produtivo. ”

Se você quiser se distrair, coloque o telefone no modo avião ou desligue-o completamente. Coloque-o o mais longe possível de você. Gavetas são seus amigos.

9. Desativar notificações

Já escrevi extensivamente sobre como desativar as notificações antes ( aqui e aqui ), por isso vou manter isso breve. Você não precisa ser notificado sobre o mais recente escândalo de Kardashian, o mais recente tweet de Donald Trump ou os resultados de Esportes com os quais você realmente não se importa. E você certamente não precisa ser notificado sempre que receber um email ou um novo curtir ou compartilhar.

Sua melhor aposta para recuperar seu tempo e foco é acessar as configurações do dispositivo e desativar todas as notificações, exceto chamadas telefônicas perdidas e novas mensagens de texto. Além disso, use apenas vibração ou som quando necessário.

10. Email em lote, mídias sociais e verificação de mensagens

Se o seu objetivo for o foco, não verifique e-mails, mídias sociais ou mensagens de texto o dia inteiro. Em vez disso, use lotes (explicado neste artigo ). Isso significa que você verifica sua caixa de entrada de email apenas duas vezes por dia, em horários pré-determinados. Ou você verifica as mídias sociais apenas durante os intervalos de trabalho. Ou mensagens de texto apenas uma vez a cada hora.

11. Reinicie com cronômetros e intenções de implementação

Mesmo se você seguir todas as dicas deste artigo, ainda vai perder tempo nas mídias sociais, no seu cliente de email, no YouTube ou com sua outra distração favorita. Então, o que você deve fazer depois de ceder a uma distração e não sentir vontade de voltar a fazer algo mais inteligente?

Um truque é definir um cronômetro e combiná-lo com uma intenção de implementação . Aqui está o que parece:

  • Depois de assistir a mais dois vídeos do YouTube, volto a trabalhar na minha tese de mestrado.
  • Depois de mais cinco minutos no Instagram, começo a responder a e-mails.

Isso garante que você volte aos trilhos mais cedo ou mais tarde. Elimina a desculpa de “apenas mais um minuto” que pode custar-lhe horas se você não tomar cuidado.


Artigo de Nils Salzgeber

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot