X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

João Pessoa e Campina Grande realizam Mutirão Eletrônico


João Pessoa – Cerca de cinco toneladas de resíduos eletrônicos devem ser coletadas durante a segunda edição do Mutirão de Lixo Eletrônico, que será realizado neste sábado (2) no Busto de Tamandaré, na capital paraibana, e no Parque da Criança, em Campina Grande. A iniciativa vai receber equipamentos de informática e periféricos que já não têm mais utilidade – como monitores, teclados, mouses, CPU, notebooks, celulares e baterias -, cujas peças e componentes serão destinados para o reúso e reciclagem.

O descarte de resíduos eletrônicos é uma preocupação em todo o mundo, já que a maioria dos produtos tem na sua composição metais pesados e outros elementos químicos altamente poluentes, que podem corromper o solo e lençóis freáticos.

Dados do relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), divulgado em 2010, revelam que o Brasil ocupa a liderança entre as nações emergentes na geração de lixo eletrônico per capita. O levantamento ainda aponta que, por ano, um brasileiro descarta 500 gramas desse tipo de lixo. Na China, que tem população muito maior, a taxa por pessoa é de 230 gramas e, na Índia, 100 grams.

O que muita gente não sabe é que boa parte dos componentes de aparelhos de informática e periféricos podem voltar para o mercado se forem descartados corretamente. “Todos os equipamentos coletados passaram por um processo de descaracterização e segregação. Em seguida, essas peças têm destinação ambientalmente correta para empresas especializadas e certificadas em reciclagem e manufatura reversa”, explica o empresário Flávio Costa, da RCTEC, empresa responsável pelo Mutirão.

Segundo a gestora do projeto Farol Digital do Sebrae na Paraíba, Danyele Raposo, ações como essa são importantes para mobilizar as pessoas a tomar atitudes relacionadas à sustentabilidade. “O Farol Digital apoia a iniciativa no sentido de fazer com que a população assuma posturas conscientes e responsáveis sobre os resíduos tecnológicos, adote ações concretas para evitar a contaminação do solo, das águas e do ar com metais pesados, plásticos e outros resíduos do lixo eletrônico.”

Contando com a parceria do Sebrae na Paraíba, o Mutirão de Lixo Eletrônico é uma iniciativa da RCTEC Resíduos, TV Cabo Branco e Escola Técnica Redentorista, com apoio da Qualitech Informática, Codata, Prefeitura de João Pessoa e da TV Paraíba. O evento será realizado das 8h às 16h em João Pessoa e Campina Grande. Durante os mutirões, serão realizadas ainda oficinas de recondicionamento de computadores, distribuição de mudas e brindes, além de orientações sobre hábitos sustentáveis.

Serviço:
Sebrae na Paraíba: (83) 2108.1218
www.pb.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot