X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

João Pessoa e Campina Grande realizam Mutirão Eletrônico


João Pessoa – Cerca de cinco toneladas de resíduos eletrônicos devem ser coletadas durante a segunda edição do Mutirão de Lixo Eletrônico, que será realizado neste sábado (2) no Busto de Tamandaré, na capital paraibana, e no Parque da Criança, em Campina Grande. A iniciativa vai receber equipamentos de informática e periféricos que já não têm mais utilidade – como monitores, teclados, mouses, CPU, notebooks, celulares e baterias -, cujas peças e componentes serão destinados para o reúso e reciclagem.

O descarte de resíduos eletrônicos é uma preocupação em todo o mundo, já que a maioria dos produtos tem na sua composição metais pesados e outros elementos químicos altamente poluentes, que podem corromper o solo e lençóis freáticos.

Dados do relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), divulgado em 2010, revelam que o Brasil ocupa a liderança entre as nações emergentes na geração de lixo eletrônico per capita. O levantamento ainda aponta que, por ano, um brasileiro descarta 500 gramas desse tipo de lixo. Na China, que tem população muito maior, a taxa por pessoa é de 230 gramas e, na Índia, 100 grams.

O que muita gente não sabe é que boa parte dos componentes de aparelhos de informática e periféricos podem voltar para o mercado se forem descartados corretamente. “Todos os equipamentos coletados passaram por um processo de descaracterização e segregação. Em seguida, essas peças têm destinação ambientalmente correta para empresas especializadas e certificadas em reciclagem e manufatura reversa”, explica o empresário Flávio Costa, da RCTEC, empresa responsável pelo Mutirão.

Segundo a gestora do projeto Farol Digital do Sebrae na Paraíba, Danyele Raposo, ações como essa são importantes para mobilizar as pessoas a tomar atitudes relacionadas à sustentabilidade. “O Farol Digital apoia a iniciativa no sentido de fazer com que a população assuma posturas conscientes e responsáveis sobre os resíduos tecnológicos, adote ações concretas para evitar a contaminação do solo, das águas e do ar com metais pesados, plásticos e outros resíduos do lixo eletrônico.”

Contando com a parceria do Sebrae na Paraíba, o Mutirão de Lixo Eletrônico é uma iniciativa da RCTEC Resíduos, TV Cabo Branco e Escola Técnica Redentorista, com apoio da Qualitech Informática, Codata, Prefeitura de João Pessoa e da TV Paraíba. O evento será realizado das 8h às 16h em João Pessoa e Campina Grande. Durante os mutirões, serão realizadas ainda oficinas de recondicionamento de computadores, distribuição de mudas e brindes, além de orientações sobre hábitos sustentáveis.

Serviço:
Sebrae na Paraíba: (83) 2108.1218
www.pb.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo