Rio de Janeiro – Uma paixão e uma dificuldade foram responsáveis pelo modelo de negócios da Manna’s Lanches. As irmãs Renata, de 29 anos, e Roberta, 24 anos, começaram cedo a vender caixas de MDF decoradas e enriquecidas com bombons, bolos e bons bocados. O interesse das duas jovens pela gastronomia surgiu a partir desse trabalho. Como a mais velha tem alergia a determinados alimentos e não se adaptou a comer fora de casa, elas decidiram unir os dois conceitos e criar um espaço em que cliente pudesse ter livre poder de escolha.
Pela ideia, as irmãs ficaram em primeiro lugar na edição 2011 do programa Shell Iniciativa Jovem, incubadora que tem parceria com o Sebrae no Rio de Janeiro. Além do reconhecimento, elas receberam um cheque de R$ 10 mil. “Foi uma alegria enorme, até porque enfrentamos a descrença de muitas pessoas. Mas, confiamos desde o início e trabalhamos duro para fazer o plano de negócios. O esforço foi recompensado”, comemora Renata.
Montar sanduíches e pastéis escolhendo da massa aos temperos não é o único atrativo que elas criaram. A lanchonete também preza pelo cuidado com o meio-ambiente. No lugar dos móveis tradicionais, serão usados pufes feitos com sobras de pneus, revestidos com tecidos em cores alegres como amarelo e vermelho, e mesas de garrafa pet. A proposta também prevê a criação de uma biblioteca, com livros dispostos em caixas de madeira e acesso à internet.
As irmãs estão fechando parceria com uma ONG para coleta do óleo de cozinha usado, resíduo altamente poluente. “Planejamos um lugar bem charmoso em Campo Grande (zona oeste). Queremos que una o prazer da alimentação com a cultura. Sempre adotando práticas sustentáveis e de responsabilidade social”, reforça Renata.
Começa agora a segunda fase da estratégia para tirar o negócio do papel. A ideia é abrir as portas em março de 2012. O dinheiro do prêmio, que representa um quarto do total estimado, está bem guardado. Para completar o que falta, as empresárias estão pesquisando linhas de financiamento especiais para donos de microempresas. Como as duas fazem faculdade de contabilidade, Renata conta que tiveram mais facilidade para entender os conceitos de administração. Ainda assim, reconhece que aprenderam muita coisa nova e importante. “A incubadora te dá o passo a passo para transformar a ideia em realidade”.
Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias