X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

estratégia no Brasil
Liderança

Como conquistar resultados com eficiência máxima

A estratégia correta sempre converge para o resultado adequado


Muitas vezes ficamos contristados com a falta de resultados – mesmo que estejamos nos empenhando ao máximo para conquista-los – porque não questionamos a estratégia que estamos empregando para obtê-los. Sempre que possível, devemos refletir sobre a qualidade de nosso trabalho. Ausência de resultados não significa necessariamente falta de empenho ou incompetência, podemos simplesmente estar negligenciando algum elemento muito importante de nosso trabalho, no que diz respeito à conquista de resultados práticos, sejam eles financeiros ou não. Em um lugar tão complexo e multifacetado como o mercado, devemos nos adaptar a clientes, situações e demandas com uma flexibilidade e uma versatilidade latentes, que devem nos acompanhar aonde quer que estejamos. Rapidamente aprendemos que diferentes abordagens exigem diferentes estratégias. Portanto, devemos estar nos aperfeiçoando diariamente.

Evidentemente, a melhor escola que existe para isso é a boa e velha experiência. É no mercado que aprendemos como o mercado funciona. A melhor escola empresarial é uma empresa. Não importa quantos livros tenhamos lido, quantos continuaremos a ler, a universidade que tenhamos frequentado, quantos diplomas, mestrados e doutorados tenhamos acumulado, tampouco quantos artigos tenhamos arquivado em nosso laptop para ler nos momentos de folga – isso tudo é importante, sem dúvida, mas jamais será o suficiente – nada substitui a experiência de estar lá, aprendendo com clientes, conversando com eles, dialogando, interagindo, compreendendo suas necessidades, e tentando disponibilizar a melhor solução possível para a demanda apresentada. Não importa qual venha a ser o seu negócio, o seu ramo de trabalho, a sua profissão – com raríssimas exceções – dificilmente você fugirá desta regra.

O cliente, no entanto, deve sentir que estamos realmente dispostos a cumprir o que ele nos exige. Ele deve sentir que estamos com ele, como se estivéssemos fazendo algo para nós. E tão importante quanto, é fazer isso antes, durante e depois do trabalho prestado. Muitas empresas perdem ótimos clientes porque não realizam um serviço de pós-vendas satisfatório. Depois que entregam o produto e recebem o pagamento, simplesmente esquecem que o cliente existe, perdendo uma excelente oportunidade de fortalecer vínculos profissionais que poderiam se tornar duradouros, criando assim uma sólida e produtiva parceria. Portanto, não trate seus clientes como uma simples mercadoria. Dispense a eles um atendimento excepcional, para conquista-los. Isso sem dúvida nenhuma fará toda a diferença. Para ambos os lados.

Evidentemente, não temos como acertar em tudo; não devemos ficar reféns, tampouco obcecados pela perfeição, pois a perfeição gera desgaste desnecessário, e raramente é reconhecida como tal. Excelência não é perfeição, mas dedicação constante e consciente aplicada a todas as etapas de um trabalho, com uma salutar inspeção sobre a qualidade do produto final.

Resultados estarão diretamente associados a estratégias. Quanto mais eficiente uma estratégia, mais eficiente será o resultado. E para isso não existe uma fórmula mágica, é estando lá fora, no mercado, que aprendemos o que funciona e o que não funciona, e é no contato direto com clientes – através da experiência empírica – que aprendemos o que realmente produz resultados e o que não produz. E que também, evidentemente, nenhum cliente é igual a outro. O que funciona para um cliente pode não funcionar para outro, afinal a demanda de um não será necessariamente similar a demanda de outro. Portanto, nossa percepção sobre as necessidades de cada um de nossos clientes deve ser bastante específica, da mesma forma como serão as soluções que apresentaremos a cada um deles.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot