X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

capacitacao_mct[2]
Liderança

Inconformismo, uma virtude?

Sócrates fundamentou o Inconformismo como uma Virtude, uma colocação desafiadora e contundente à época.


Executivos de 1º Escalão do mundo empresarial atual foram conformados para mandar “fazer mais com menos” (mais receitas / menos despesas?) e ficam inconformados quando essa forma não é consumada. Ai do líder subalterno que não obtém continuadamente essa conformação, porque ele será consumido por não consumá-la sempre.

Líderes dos escalões inferiores, aqueles que lidam diretamente com os liderados, ao acionar no seu meio a verdade do CEO da empresa, “fazer mais com menos”, criam uma dicotomia (metade claro, metade escuro) de liderança.

DICOTOMIA DE LIDERANÇA?

Sim, porque o que é uma verdade absoluta para uns é uma pseudoverdade para outros. Com outras palavras, a verdade absoluta do líder de uma equipe é fazer “mais com os mesmos” (mais motivação / mais resultados, com a mesma quantidade de liderados) e deve se ‘inconformar’ sempre que não obtiver essa conformação.

O TEMA É INCONFORMADO OU INCONFORMISMO?

Ambos, posto que no inconformismo seja preciso (de precisão) ter uma atitude de inconformado para não aceitar condições incômodas ou desfavoráveis, ou o modo de agir e de pensar da maioria do grupo em que se vive. Se coragem é ter a capacidade de mudar rapidamente tudo o que deve ser mudado, atitude é acionar mudanças.

O TEMA É AÇÃO, O CONTRÁRIO DE OMISSÃO!

Zonas de conforto são basicamente criadas por uma ou mais das inúmeras armadilhas criadas pela mente humana. As mais comuns são: o conformismo, o coitadismo, a distração, a procrastinação. Mas, reconhecendo que devo caminhar pelas Virtudes, mudo tudo para o positivo: ação, inconformismo, autoestima, concentração e ação.

DUAS VEZES AÇÃO?

Sim, porque zona de conforto e procrastinação representa ausência de ação. Mas, a bem de uma verdade maior, devo afirmar que conformismo, coitadismo e distração também o são. Ou seja, tudo isso é omissão.

CONFORMISMO OU INCONFORMISMO?

Iniciemos com algo terrível que impede a mudança e o desenvolvimento pessoal, o conformismo, o vício de se acomodar. O conformismo reúne um monte de desculpas que retardam a evolução de líderes e liderados. Quem é conformista não luta por nada e nem tem ideais, não realiza sonhos e não muda nada, nem a própria história.

O inconformismo de um líder leva-o a diferenciar os valores e virtudes de cada um, para saber se estão ou não em ascensão, objetivando AJUDAR. Leva-o, também, ao reconhecimento de si mesmo e dos seus liderados, o que lhe confere a capacidade de criar relações positivas e atrair pessoas para criar vínculos de ‘cumplicidade’.

Talvez você faça uma dessas perguntas: Por que dedicar tempo e energia para entender mais sobre liderança? / Como não sei liderar, se trabalhei muito para criar o meu negócio ou para chegar ao meu atual nível de chefia?

Só que a questão não é essa, a questão é saber que uma boa liderança – aquela que faz a diferença -, é passional.

BOM LÍDER É AQUELE INCONFORMADO E APAIXONADO PELO QUE FAZ!

Enquanto lhe apontam as dificuldades, um líder inconformado procura enxergar oportunidades. Enquanto a maioria se justifica e diz que tem problemas, o líder apaixonado encontra soluções, porque sua paixão não o deixa fazer parte dos problemas. E, como está sempre à disposição para protagonizar mudanças que levem ao bem comum, só busca o que é melhor para todos, mesmo se tiver de abrir mão de sua opinião e/ou comodidade em prol dos outros.

Incomodar pessoas é fatal, por ser um dos efeitos colaterais do inconformismo interessado, e é uma atitude de Líder com ‘L’ maiúsculo. Quanto mais você incomodar o meio, mais você sinalizará que está transformando algo.

INCOMODE AS PESSOAS MESMO E AJA COMO UM LÍDER INCONFORMADO!

Encerro com esse lembrete: quando um LÍDER inconformado sai de uma empresa, mesmo se era considerado durão ou chato por ser interessado, muitos continuam falando dele no cafezinho, corredores e happy hour, porque ele era bom no que fazia. Quando sai um chefe interesseiro / conformado, logo esquecem o nome dele na empresa…

Moracy das Dores é um Mercadólogo reconhecido pelo MEC e especialista em Marketing, Comunicação e Vendas. Implantou o 1º Call Center do Brasil, há 31 anos – Atual Consultor de Marketing da Trade Call Service. Escreveu e publicou dois livros: Para sua vida melhorar, basta saber negociar e O Objetivista e a nova forma de ser e de estar no planeta Terra. Outros Artigos publicados: www.tradecall.com.br/site/blog/ (Blog Trade Call Service).

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot