X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Liderança é sobre emoção
Liderança

Liderança é sobre emoção

Para trilhar o sucesso, um líder precisa ser mais emocional do que racional. Veja como desenvolver a liderança emocional


Para trilhar o sucesso, um líder precisa ser mais emocional do que racional. Veja como desenvolver a liderança emocional

Faça uma lista dos 5 líderes que você mais admira. Eles podem ser líderes de negócios, mídias sociais, política, tecnologia, ciências e qualquer outra área.

Agora pergunte-se por que você os admira. As chances são grandes de sua admiração ser baseada em suas realizações impressionantes. Aposto que todos em sua lista tocam você em um nível emocional.

Esta capacidade de atingir as pessoas de uma maneira que transcende o racional é a marca de um grande líder.

Todos eles têm essa capacidade. Eles nos inspiram. É tão simples como isso. E quando estamos inspirados, nós damos o melhor de nós e entregamos um trabalho incrível.

E essa habilidade de tocar e inspirar pessoas pode ser aprendida? Sim e não. A verdade é que nem todo mundo pode liderar e não há nenhum substituto para o talento natural.

Vamos dar uma olhada nas ferramentas que permite que um líder faça seu talento brilhar.

Inteligência emocional

Grandes líderes compreendem a empatia e têm capacidade de ler (muitas vezes, de maneira não declarada e inconsciente) necessidades e desejos das pessoas.

Isso permite que eles toquem essas necessidades e, quando possível, cumpra essas necessidades. Quando as pessoas sentem que são compreendidas através da empatia, eles correspondem e uma ligação é estabelecida.

As emoções têm um grande impacto na liderança.

As emoções têm um grande impacto na liderança.

Aprendizagem contínua

Mostre-me uma pessoa que sabe tudo e eu vou lhe mostrar alguém que não tem a menor ideia sobre o ser humano.

A curiosidade e um desejo infalível de sempre fazer melhor é a marca de um grande líder. Eles raramente estão satisfeitos com o status quo, e acolhem novos conhecimentos – mesmo desafiadores.

Contextualizar

Grandes líderes respondem a cada desafio com um novo olhar. Eles sabem o que funciona em uma situação e o que pode ser inútil em outra.

Antes de agir, certifique-se de compreender as especificidades da situação e adaptar suas ações nesse sentido.

Sair do caminho

Muitas pessoas pensam que a liderança é sobre controle. Na verdade, os grandes líderes inspiram e, em seguida, saem do caminho.

Eles sabem que pessoas talentosas não precisam ou querem gestores em cima. Liderança é sobre a influência, orientação e apoio, não sobre controle.

Procure maneiras de fazer o seu trabalho e, em seguida, saia do caminho para que as pessoas possam fazer o seu trabalho.

Honestidade

Não passamos 1 semana sem ouvir sobre um suposto líder que perdeu a credibilidade, porque ele era desonesto. Muitas vezes isso é por causa da pressão para tentar ser correspondido e com isso ele não está sendo coerente.

Muitas vezes isso tem a ver com o medo de não ser aceito pelo seu verdadeiro eu. Vivemos na era da transparência extraordinária, o que é motivo suficiente para sermos fiéis a nós mesmos.

Mas vai muito além disso. É uma questão que serve de exemplo e eleva uma organização. Se você tem uma reputação de honestidade, será muito mais fácil de dar más notícias e enfrentar desafios difíceis.

Você está inspirando as pessoas a partir do seu coração?

A honestidade é a interseção entre a ética, o moral e o caráter.

A honestidade é a interseção entre a ética, o moral e o caráter.

Bondade e respeito

Líderes agradáveis não colocam as pessoas por último. A ignorância e a arrogância são assassinas da liderança.

Elas também são um sinal de insegurança. Tratar a todos com respeito em nível básico é um traço absolutamente necessário da liderança.

E a bondade é o presente que continua a funcionar. Claro, haverá pessoas que comprovam que não merecem respeito e devem ser tratadas sem bondade. Mas, o seu trabalho será muito melhor e terá muito mais impacto se você cultivar uma reputação de bondade, honestidade e respeito.

Colaboração

Os empregos e as carreiras das pessoas são partes integrantes de suas vidas. Quanto mais a sua organização pode torná-los um parceiro, mais eles irão entregar resultados surpreendentes.

Isso significa, na maior medida, comunicar à sua organização, estratégias, metas e desafios.

Isso constrói uma relação de respeito. As pessoas não serão pegas de surpresa por contratempos quando elas sabem o que está acontecendo no ambiente de trabalho.

Cooperação

As carreiras das pessoas são uma grande parte de suas vidas. Isso parece ser óbvio, mas os lideres precisam ter isso em mente em todos os momentos.

Descubra quais são os objetivos de carreira de seus funcionários e, em seguida faça tudo o que puder para ajuda-los a alcançar isso. Mesmo que isso signifique que, em algum momento eles irão deixar a sua empresa.

Você vai ganhar funcionários felizes e produtivos que irão trabalhar com paixão e compromisso, e levar a sua empresa para longe. Esta é uma oportunidade de marcar a sua grandeza.

A liderança é uma arte e uma ciência

A liderança é, ao mesmo tempo uma arte e uma ciência. Estas ferramentas são diretrizes, não regras rígidas. Todo mundo tem que desenvolver o seu próprio estilo de liderança individual.

Faça dessas ferramentas uma parte de seu arsenal de liderança e use-os bem, enquanto você se esforça para atingir as pessoas em um nível emocional.

Seja humano, isso é importante.

___

Este artigo foi adaptado do original, “Leadership Is About Emotion”, da Forbes.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot