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Liderança

Você pode de alguma forma se tornar mais inovador? 

Sim. Aqui estão 6 maneiras comprovadas disso acontecer


Quem não quer ser mais inovador?

A inovação é poder. É criatividade e é a originalidade. É a dinamite que muda as indústrias, cria “unicórnios” do Vale do Silício emolda o seu legado.

Se você pudesse de alguma forma se tornar mais inovador…

Parte da razão que as pessoas têm dificuldade para serem inovadores é que elas não entendem o conceito disso.

A inovação é popularmente assumida por ser alguma força misteriosa do Ste ve Jobs – a capacidade de puxar coelhos brancos da cartola em uma demonstração inspiradora de brilho genuíno, criatividade escaldante e visão de mudar o mundo.

A inovação produziu maravilhas como o avião, o automóvel, o semicondutor, o computador pessoal, o iPhone, o conceito de Uber, o modelo de negócio do Airbnb, e assim por diante.

Em outras palavras, obviamente, a inovação é algo muito além do alcance dos meros mortais.

Na realidade, a inovação é algo que cada um de nós poderia melhorar. Enquanto algumas pessoas são de fato mais (ou menos) privilegiados intelectualmente, qualquer um pode tomar algumas medidas simples para melhorar a capacidade de inovação.

Inovar é simplesmente fazer mudanças para o melhor, geralmente com algum novo método, produto, processo ou procedimento. Um gerente pode ser um inovador. Um escritor de conteúdo pode ser um inovador. A inovação pode fluir de um responsável pelo marketing dentro da própria empresa, um empreendedor individual, de um proprietário de uma empresa, e praticamente qualquer outra pessoa que decide que quer fazer uma mudança.

Então, como você pode se tornar mais inovador?

1. Observe.

Observação é o cerne da inovação. O escritor da Fast Co. David Brier pesquisou a vida e obra de Steve Jobs e do Sir Richard Branson, dois inovadores notáveis da era moderna. Aqui está o que ele descobriu.

“Cheguei à conclusão de que esta era a única diferença entre o inovador e a pessoa comum: um viu os pontos e os conectou enquanto os outros: 1) não os viu ou 2) se o viram, eles não exploraram, perguntaram ou conectaram qualquer um deles.”

Vendo os pontos e ligando os pontos. Esse é o espírito da inovação.

Em outras palavras, os inovadores permanecem atentos e curiosos ao invés de simplesmente deixar que a vida aconteça. Eles examinam o que acontece e buscam maneiras de torná-la diferente.

2. Ligue os pontos intencionalmente.

A inovação começa com a observação, mas o verdadeiro estalo inicial acontece quando você liga os pontos.

O que significa ligar os pontos? Ligar os pontos é pensar em uma experiência ou algum conhecimento em relação a outros pontos que podem ou não podem aparecer naturalmente relacionados.

O conceito é surpreendentemente simples, mas incrivelmente difícil de implementar. Ela exige uma mentalidade holística, uma de emparelhamento, associação e unidade em oposição a uma de singularidade, independência e categorização excessivamente analítica.

Vamos usar o Airbnb como um exemplo. O Airbnb começou com a ideia de proporcionar alojamento a preços acessíveis para as pessoas. Ao invés de ir no rumo habitual de hotéis e motéis, eles simplesmente pegaram essa ideia e alinharam com o seu conhecimento existente. As pessoas têm casas de todas as formas e tamanhos. Melhor ainda, casas estão em toda parte! Assim nasceu o Airbnb.

De um conceito simples, mas incrivelmente inovador.

O Uber usa um princípio semelhante na sua ao tornar disruptiva a indústria de táxi. Em vez de seguir em frente melhorando o serviço de táxi, construir uma infraestrutura de transporte público ou diminuir as emissões dos veículos, eles fizeram algo muito mais simples – permitiram que as pessoas paguem por passeios em veículos de outras pessoas.

Observar! Eis a inovação.

Você pega uma parte do conhecimento – uma ideia, desejo, plano ou meta – e olha para as conexões com outras partes do conhecimentos, condições, ferramentas e situações. É simples, mas difícil, eu sei.

A Inovação é provocada quando você começa a olhar para as coisas e fazer conexões entre o que você vê, sabe e pensa.

3. Rejeite o conceito de não poder.

A inovação é inclusiva e otimista. Ela permite conceitos, conhecimentos e experiência de todos os palcos da vida.

A inovação tem um arqui-inimigo: o não poder.

“Eu não posso”, “nós não podemos”, “aquilo não pode”, “isso não pode” – este processo difícil de pensamento é letal para a inovação.

Veja os “não posso” em seu pensamento como obstáculos e oportunidades temporárias para o crescimento. Eles existem por um momento, e com esse momento, lhe é concedida uma oportunidade de fazer melhorias, sejam eles na forma de opções, energia, recursos, pessoal, ou estratégia. Essas escolhas podem neutralizar suas dúvidas.

Muitas vezes, a coisa mais útil que você pode fazer para superar a dúvida é ver as coisas que você achava que eram impossíveis como possíveis.

Tudo e nada é possível, em certa medida. Pense como que começará a desgastar os seus bloqueios e abrir caminho para a inovação.

4. Abrace o desconforto.

Abrace o desconforto. Click To Tweet

A minha definição de inovação tem mudança em seu núcleo.

Quando você está confortável, é provável que nada está mudando na sua vida. O empresário colaborador Chris Ruisi escreveu,

 “A chave para liderar a mudança? Tornar-se confortável com o desconforto.”

A chave para liderar a mudança? Tornar-se confortável com o desconforto. Click To Tweet

Claro, a mudança é desconfortável, mas é o único caminho para o progresso á a inovação. Quando você está desconfortável, você está em uma posição madura para parar, analisar, e encontrar maneiras de mudar a sua vida. A sua mente reconhece que algo não está certo e procura o equilíbrio, uma forma de romper o impasse do desconforto.

O momento da descoberta é o início da inovação. A total inovação, a química que leva um pensamento e transformá-lo em uma ação e, eventualmente, um produto, é inatingível, a menos que você esteja disposto a se sentir confortável com o desconfortável.

5. Compartilhe recursos.

Se fazer conexões é o caminho para a inovação, então, unir os recursos é o bloco básico de construção para preparar o caminho para a inovação.

O advento do marketing de conteúdo tem sido um grande passo além na partilha global de fontes de conhecimento. Alguns anos atrás, seria impensável para um negócio explicar exatamente como atingir o sucesso, resolver problemas, ou produzir um produto notável. Isso teria sido sinônimo de abrir mão do negócio (giving business away.)

E hoje? O conteúdo está disponível e gratuito para quem procurar por ele. Você pode descobrir como otimizar o seu site para ferrametas de busca, escrever um convincente “relatório branco”, utilizar uma estratégia de growth hacking no seu negócio, ter sucesso como um empreendedor, ou qualquer outro assunto ou tema que você queira saber a respeito.

Partilhando recursos, particularmente os recursos do conhecimento, é uma das maneiras mais eficazes para inovar e para construir uma mudança duradoura que as pessoas realmente querem.

6. Tente, falhe, recue, e tente novamente.

Tente, falhe, recue, e tente novamente. Click To Tweet

A inovação é inútil se você não está disposto a ir até o fim com ela.

Saiba isso. A inovação não acontece sem alguns episódios de fracasso.

O fracasso não é necessariamente um ponto de parada. Ele certamente não deve matar a criatividade ou diminuir a ambição. A falha pode abrir novas perspectivas de possibilidade, inovação e criatividade.

A pesquisa confirma isso. Em seu artigo, “Why Failure Drives Innovation,” Baba Shiv, da Universidade de Stanford escreve: 

“O “fracasso” é um conceito temido pela maioria das pessoas de negócios. Mas o fracasso pode realmente ser um grande motor da inovação para um indivíduo ou para uma organização. O truque consiste em aproximá-lo com a atitude certa e aproveitá-lo como uma benção, não uma maldição”

O fracasso irá levá-lo para a frente e para cima, a novos níveis de criatividade.

Conclusão

A inovação é necessária para o sucesso, como é o fracasso, o desconforto, a reflexão, e uma mentalidade inclusiva.

Folheando revistas de negócios e periódicos irá informá-lo dessa realidade.

Por exemplo, um artigo da Forbes diz que as empresas norte-americanas estão morrendo por causa do fracasso em inovar. Um “white paper” explica: “A inovação é a única grande razão por que algumas empresas são bem sucedidas.”

A inovação é a única grande razão por que algumas empresas são bem sucedidas. Click To Tweet

O outro lado da equação também é verdadeiro: “A falta de inovação é o motivo que muitas empresas fracassam.”

A melhor parte é, você não precisa de permissão para começar a inovar. Fique atento e comece hoje.

Como você se força a inovar?

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