X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Maioria dos pequenos negócios mineiros usa a internet


Belo Horizonte – Mais de 60% das micro e pequenas empresas (MPE) mineiras acessam a internet. Porém, ainda são poucas as que utilizam o ambiente virtual para fazer negócios. É o que revela a pesquisa Expectativas das MPE Mineiras, feita pelo Sebrae em Minas Gerais com 567 empresários dos setores de comércio, serviços, construção civil e indústria das regiões Centro, Jequitinhonha e Mucuri, Norte, Sul, Zona da Mata, Rio Doce, Noroeste e Triângulo.

Segundo o estudo, a internet é usada principalmente para buscar informações e manter relacionamento com fornecedores e clientes. Apesar da maioria dos empresários estar conectada com a rede, apenas 19,4% usam as mídias sociais. Desse total, 87% têm página no Facebook e 7% no Orkut. Dos entrevistados que utilizam as redes sociais na região do Triângulo, todos disseram que os empreendimentos têm páginas no Facebook.

Ainda segundo a pesquisa, 71% dos entrevistados não têm site próprio. Os setores de comércio (20%) e serviços (33%) são os que possuem, respectivamente, o menor e o maior percentuais.

A pesquisa Expectativas das MPE Mineiras também mostra a previsão dos empresários em relação ao terceiro trimestre deste ano. Mais da metade dos entrevistados (55%) está otimista. A expectativa do aumento do faturamento (59,5%) e a perspectiva de expansão da atividade (59,1%) são os fatores que mais influenciam na opinião dos entrevistados.

O setor de serviços foi o que obteve o maior índice de otimismo (57,1%) – principalmente devido ao período de férias escolares, que impulsionam as atividades de lazer e turismo. Já o comércio é o que apresenta o menor índice, com 53,3%.

Além disso, mais da metade dos empresários espera que o número de funcionários, custos financeiros e operacionais, investimentos e a utilização da capacidade instalada permaneçam como no trimestre anterior.

Serviço:
Sebrae em Minas Gerais – (31) 3379-9275
www.mg.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo