X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Mercado de eventos cresce 7% ao ano e gera negócios


João Pessoa – Planejamento, qualificação e criatividade. Esses três elementos são fundamentais para quem trabalha no setor de eventos, mercado que cresce 7% ao ano, de acordo com dados do Ministério do Turismo. Para a professora e pesquisadora em artes, comunicação, turismo e eventos, Isaíra Oliveira, que esteve nessa quarta-feira (13) na capital paraibana, o empreendedor deve se apropriar da sua cultura, mesclar com esses elementos e aproveitar o bom momento. Isaíra falou para uma plateia de 150 pessoas, na aula inaugural do curso de Formação de Empreendedores em Eventos, oferecido pelo Sebrae na Paraíba.

Em sua palestra, Eventos – Um leque de oportunidade de negócios para você, Isaíra mostrou que não é preciso esperar megaeventos ou grandes festas comemorativas para alavancar o mercado em qualquer região. “Ninguém nasce grande. Primeiro, é preciso olhar para o nosso quintal, ver as nossas possibilidades. Fazer um evento pequeno, mas bem feito, com planejamento e informação”, disse a professora.

“Na Copa do Mundo da FIFA 2014, por exemplo, podemos mostrar para o resto do mundo que o Brasil não é só futebol. Há inúmeros atrativos, como a gastronomia, o artesanato, as festas populares, o folclore e as particularidades de cada local. Um evento tem potencial para atrair a atenção de pessoas a qualquer tempo, independentemente da época do ano”, afirmou Isaíra, acrescentando que o mercado de eventos absorve demandas de todos os setores da economia, como arte, cultura, entretenimento, educação e cidadania.

Isaíra apresentou números que comprovam o mercado promisssor do setor de eventos. Segundo dados de órgãos oficiais, foram realizados em torno de 330 mil eventos no país em 2011, com uma renda de R$ 37 bilhões e a geração de três milhões de empregos diretos e indiretos. Desse total, a região Nordeste realizou 18% da quantidade de eventos do país. O Sudeste realizou 51%, seguido do Sul (19%), Centro-Oeste (9%) e Norte (2%).

“A grande maioria dos eventos do país está em São Paulo, onde acontece uma feira a cada quatro dias e nove eventos por hora. O setor gerou mais de R$ 8 bilhões no ano e movimentou 56 setores da economia. O Nordeste, no entanto, tem um potencial incrível, que precisa ser mais valorizado pelas próprias pessoas da região”, destacou.

A gestora de Turismo do Sebrae na Paraíba e coordenadora do curso, Regina Amorim, ressaltou durante a aula inaugural que o evento foi realizado por ex-alunas do curso que, após a qualificação, montaram a própria empresa e já estão no mercado. A decoração também foi feita por um ex-aluno. “Eles trabalharam os temas regionais, conforme explicou a professora Isaíra. Fico muito feliz e agradecida com a presença de profissionais que já fizeram o curso e vieram para essa palestra”, disse Regina.

Curso de Formação

A palestra de Isaíra Oliveira foi a aula inaugural do Curso de Formação de Empreendedores em Eventos, que terá início no dia 15 de abril. O curso terá oito módulos, 200 horas, contará com sete facilitadores com experiência e renome nacional. Durante as aulas, o participante aprenderá a prática de habilidades específicas como planejamento, organização, gestão e realização de eventos dos mais diferentes tipos.

Regina Amorim destacou a importância da capacitação para atuar nesse mercado. “O setor de eventos oferece um leque de oportunidades, mas é preciso ter conhecimento sobre o que se vai trabalhar, com planejamento e organização”, disse Regina, durante a aula inaugural do curso.

Serviço:
Sebrae na Paraíba: (83) 2108-1218
www.pb.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot