X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Mídia e meio ambiente – As Ações da televisão brasileira em relação ao meio ambiente

Mídia e Meio Ambiente

Qual é a imagem que os meios de comunicação passam sobre o meio ambiente para o seu público?


Qual é a imagem que os meios de comunicação passam sobre o meio ambiente para o seu público?

No mundo cada vez mais globalizado, questões importantes, tornam-se foco de discussão.  O estresse motivado pelo trabalho ou falta dele e a insegurança, gerada com a má distribuição de renda, são só algumas dessas “anomalias” cultivadas em nome do desenvolvimento.

Além de inúmeros problemas, a vida moderna também começa a nos proporcionar a longevidade. O nosso tempo de vida tem aumentado gradativamente. Isso, não necessariamente é um problema, mas tem nos feito refletir um pouco mais a respeito das formas e padrões de vida que tínhamos escolhido até então.

Essa necessidade de nos reestruturarmos em direção ao melhor viver tem elegido a qualidade de vida, o bem estar e o viver em sociedade, como a solução perfeita para nos reeducarmos a fim de amenizarmos as adversidades.

Em meio a essa nova busca, o meio ambiente passou a ser discutido incessantemente.

Deu-se então, inicio a uma corrida verde, como se quiséssemos repor o tempo perdido,  amenizando assim nossas culpas e descasos em relação ao meio ambiente.

Como o meio ambiente está sendo exposto nos meios de comunicação de massa?

Para isso, escolhemos como  objeto de pesquisa o veiculo televisão, por se tratar de um meio abrangente e capaz de transitar facilmente entre os diversos estratos da sociedade.

Qual a imagem do meio ambiente que a novela América passou aos telespectadores?

Qual a imagem do meio ambiente que a novela América passou aos telespectadores?

Centralizamos o foco de nossa pesquisa na novela “América” exibida pela Rede Globo de Televisão. Adotamos a abordagem do agenda setting para analisarmos como o meio ambiente foi tratado na novela América, e para isso selecionamos capítulos exibidos nos mês de agosto de 2005.

Nossas análises apontaram que a forma pela qual o meio ambiente foi apresentado na novela “América” não produz uma conscientização das relações dos seres humanos com o meio ambiente.

Toda a relação real de espaço e tempo foi quebrada e o meio ambiente construído na novela, transformou-se em um mero espetáculo a ser consumido. É, importante fazermos tal crítica, mostrando que está sendo criada uma consciência ecológica frágil.

Esperamos que as gerações futuras possam intervir nas questões ambientais e para isso é necessário que tenham criado um senso de responsabilidade, a partir de uma consciência ecológica fundada no conhecimento e não na simulação do real.

____

Este artigo é um resumo do Trabalho de Conclusão de curso do Edson de Oliveira.

Enhanced by Zemanta
Comente este artigo

Populares

Topo