X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Mídia e meio ambiente – As Ações da televisão brasileira em relação ao meio ambiente

Mídia e Meio Ambiente

Qual é a imagem que os meios de comunicação passam sobre o meio ambiente para o seu público?


Qual é a imagem que os meios de comunicação passam sobre o meio ambiente para o seu público?

No mundo cada vez mais globalizado, questões importantes, tornam-se foco de discussão.  O estresse motivado pelo trabalho ou falta dele e a insegurança, gerada com a má distribuição de renda, são só algumas dessas “anomalias” cultivadas em nome do desenvolvimento.

Além de inúmeros problemas, a vida moderna também começa a nos proporcionar a longevidade. O nosso tempo de vida tem aumentado gradativamente. Isso, não necessariamente é um problema, mas tem nos feito refletir um pouco mais a respeito das formas e padrões de vida que tínhamos escolhido até então.

Essa necessidade de nos reestruturarmos em direção ao melhor viver tem elegido a qualidade de vida, o bem estar e o viver em sociedade, como a solução perfeita para nos reeducarmos a fim de amenizarmos as adversidades.

Em meio a essa nova busca, o meio ambiente passou a ser discutido incessantemente.

Deu-se então, inicio a uma corrida verde, como se quiséssemos repor o tempo perdido,  amenizando assim nossas culpas e descasos em relação ao meio ambiente.

Como o meio ambiente está sendo exposto nos meios de comunicação de massa?

Para isso, escolhemos como  objeto de pesquisa o veiculo televisão, por se tratar de um meio abrangente e capaz de transitar facilmente entre os diversos estratos da sociedade.

Qual a imagem do meio ambiente que a novela América passou aos telespectadores?

Qual a imagem do meio ambiente que a novela América passou aos telespectadores?

Centralizamos o foco de nossa pesquisa na novela “América” exibida pela Rede Globo de Televisão. Adotamos a abordagem do agenda setting para analisarmos como o meio ambiente foi tratado na novela América, e para isso selecionamos capítulos exibidos nos mês de agosto de 2005.

Nossas análises apontaram que a forma pela qual o meio ambiente foi apresentado na novela “América” não produz uma conscientização das relações dos seres humanos com o meio ambiente.

Toda a relação real de espaço e tempo foi quebrada e o meio ambiente construído na novela, transformou-se em um mero espetáculo a ser consumido. É, importante fazermos tal crítica, mostrando que está sendo criada uma consciência ecológica frágil.

Esperamos que as gerações futuras possam intervir nas questões ambientais e para isso é necessário que tenham criado um senso de responsabilidade, a partir de uma consciência ecológica fundada no conhecimento e não na simulação do real.

____

Este artigo é um resumo do Trabalho de Conclusão de curso do Edson de Oliveira.

Enhanced by Zemanta
Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot