X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Ministra defende parcerias para inclusão produtiva


 São Paulo – Ao lançar o Programa Crescer: Microcrédito Gerando Oportunidades, em Osasco (SP), a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, defendeu a ampliação de parcerias nos programas de inclusão produtiva do governo federal. Iniciativas como a do município paulista, disse a ministra, são um exemplo para todo o Brasil. O programa implantado na cidade envolve o Sebrae, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e outras secretarias municipais.

No evento, realizado nesta sexta-feira (30), a ministra disse que “mais uma vez, Osasco se diferencia porque resolveu não participar do programa apenas com uma instituição financeira. Juntou todos os atores e construiu aqui uma experiência que ajudará a multiplicar as ações de microcrédito, promovendo uma competição produtiva entre os bancos e garantindo oportunidades para toda a população”.

Destinado principalmente a proprietários de micro e pequenas empresas (MPE) e empreendedores individuais (EI), o Crescer facilita o acesso ao microcrédito, incentiva a formalização e gera renda no município. Por meio da iniciativa, criada em 2011 pelo governo federal, é possível obter crédito a taxas de juros mais baixas e com menos burocracia. O valor das operações pode chegar a R$ 15 mil e deve ser usado para financiar atividades produtivas. A taxa de juros é de 0,64% ao mês e o prazo de pagamento é negociado entre as instituições financeiras e o empresário ou EI. Banco do Nordeste e Banco da Amazônia também participam do programa.

Um convênio entre o Sebrae em São Paulo e a Prefeitura de Osasco deverá ser assinado em breve para levar orientações sobre gestão empresarial às MPE e aos EI. A ministra elogiou a atuação do Sebrae, “que tem sido um parceiro na construção de uma agenda de contribuição para o Plano Brasil Sem Miséria, inclusive com participação no Programa Crescer”.

O presidente do Sebrae, Luiz Barretto, também elogiou o Crescer. “Um princípio geral desse programa é ir atrás daquele que precisa. Seja com crédito ou, como é o caso do Sebrae, com capacitação, para ajudar o empresário a crescer e ter sustentabilidade no seu negócio. Isso faz diferença, já que o empreendedor não tem tempo para procurar bancos”, afirmou. Ainda segundo Barretto, o Sebrae capacitará os 120 mil EI beneficiários do Bolsa Família. “Levaremos assistência técnica e ajudaremos no acesso ao crédito, para que o Brasil possa ter mais empreendedores individuais bem-sucedidos”, completou.

Desafio

O prefeito de Osasco, Emidio de Souza, afirmou que o grande desafio da cidade é o combate à pobreza. “Nós temos em Osasco a mania de gerar emprego e renda”, disse. Emidio lembrou ainda que, neste mês, o município organizou um festival de cachorro-quente. “Por meio de uma parceria com o Sebrae, esses empreendedores foram qualificados, aprenderam técnicas de gestão dos negócios, boas práticas de higiene, de conservação de alimentos e atendimento ao cliente. Acabou a história do carrinho de cachorro-quente, agora, temos lanchonetes. São dezenas de iniciativas que melhoraram a vida dos empreendedores na cidade”.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7851 / 3243-7852 / 8118-9821 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot