X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Missão do Pará conhece projetos em comunidades pacificadas


Belém – Uma caravana de um grupo de técnicos do Sebrae no Pará, da prefeitura de Belém e do governo estadual irá, no início de fevereiro, ao Rio de Janeiro para conhecer o projeto de Desenvolvimento do Empreendedorismo em Comunidades Pacificadas, coordenado pelo Sebrae no Rio de Janeiro em parceria com o poder público e a comunidade local.

A intenção é obter informações sobre os projetos desenvolvidos nas favelas do Alemão e da Rocinha e colher subsídios para o projeto de qualificação dos trabalhadores informais de Belém e a revitalização da nova orla de Belém, com a implantação de espaços para a economia criativa e os polos comerciais da cidade. “Em um primeiro momento, iremos ouvir os gestores do Sebrae no Rio de Janeiro sobre as metodologias aplicadas nessas comunidades”, comentou Suleima Pegado, diretora-técnica do Sebrae no Pará.

A princípio, o trabalho de capacitação deve englobar 400 ambulantes de Belém, que serão distribuídos no shopping popular João Alfredo e no Espaço da Palmeira. A Secretaria Municipal de Economia (Secon) determinou que somente os trabalhadores capacitados pelo Sebrae terão lugar nesses espaços – a instituição vai oferecer cursos para que os vendedores fortaleçam suas características empreendedoras. “Nossa ideia é capacitar os trabalhadores de Belém em 40 dias, para que eles possam iniciar suas atividades nos novos espaços com toda a segurança”, informa Marcus Tadeu Alves, gerente de Atendimento do Sebrae no Pará.

O shopping João Alfredo está localizado em uma das principais vias do centro histórico da cidade. O novo espaço permitirá a desocupação da via pública e sua revitalização. Já o Shopping Popular possui dois pavimentos totalmente refrigerados, com 142 pequenas lojas.

O projeto Desenvolvimento do Empreendedorismo em Comunidades Pacificadas é executado pelo Sebrae no Rio de Janeiro com participação de parceiros – como Territórios da Paz, Porto Novo, UPP Social, Firjan, entre outros. Segundo a coordenadora de Desenvolvimento do Empreendedorismo em Comunidades Pacificadas do Sebrae no estado, Carla Teixeira, a intenção é incentivar a profissionalização dos empreendedores das comunidades e promover a integração econômica com o restante da cidade. O conceito de negócios sociais – que tem entre suas características o estímulo ao mercado local, capacitação e formação de mão de obra da comunidade ou ainda a recuperação de imóveis ou áreas degradadas -, ainda é novo. Mas, já está claro que esse modelo não é associado ao assistencialismo ou clientelismo.

As ações estão sendo executadas nas 28 comunidades cariocas já pacificadas. O trabalho inclui o mapeamento dos negócios locais existentes, organização de eventos para facilitar a formalização dos interessados, capacitação técnica e gerencial e acompanhamento contínuo dos resultados. A instituição também é muito procurada por empresas que querem atuar nesses territórios.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias no Pará
Atendimento à Imprensa
Jecyone Pinheiro (91) 3181-9139 / [email protected]
Juliana Rose (91) 3181-9136 / [email protected]
Silvaneide Guedes (91) 3181-9140 / [email protected]

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot