X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Na Paraíba, turismo vai além do São João


 João Pessoa – Quem visita a Paraíba no mês de junho normalmente está interessado em conhecer os festejos de São João. A programação na capital e nas cidades do interior é vasta e famosa, com festas como a de Campina Grande, considerada “o Maior São João do Mundo”. No entanto, as atrações não se restringem às comemorações juninas e o turista pode aproveitar a estada para participar de outras atividades.

Na região do Brejo, a cerca de 120 quilômetros de João Pessoa, o Sebrae na Paraíba enumerou 30 atividades criativas na cidade de Areia e mais 17 no município de Bananeiras. Essas atividades estão ligadas ao turismo e envolvem gastronomia, artesanato, hospedagem, música, dentre outras. Os exemplos são variados vão de engenhos abertos à visitação, que mostram a produção da cachaça e oferecem degustação, à doceira que faz seu produto artesanalmente diante do cliente, passando pela artesã que ensina seu ofício aos visitantes da loja e que serve um café com biscoitos caseiros.

As atrações são variadas e não há limites para a criação. “Na economia criativa é fundamental valorizar o talento e a vocação local. É essa vivência que o turista quer experimentar”, explica Míriam Rocha, consultora da Associação de Cultura Gerais, de MInas Gerais, que capacitou empreendedores do Brejo em parceria com o Sebrae na Paraíba, em março deste ano. Segundo Míriam, é preciso inovar valorizando o talento e cultura regional.

A gestora de Turismo do Sebrae no estado, Regina Amorim, destaca que a produção local vem sendo associada ao turismo na região do Brejo. “Além de fomentar o setor, as experiências com foco na produção geram negócios para os empresários locais, aumentando a renda e criando mais empregos”, diz. Ela destaca que a instituição iniciou o desenvolvimento do turismo de experiência e vivência no Brejo e que esse modelo será estandido à João Pessoa e outros municípios do litoral.

Exemplos

 O Engenho Triunfo, em Areia, é um dos exemplos de roteiro criativo do Brejo. Há seis anos, a dona da propriedade Maria Júlia Albuquerque recebe os visitantes, mostra a produção da cachaça e conta a história de empreendedorismo da família. Ela também relata as ações sustentáveis do engenho, como a reutilização da água gasta no processo de produção da cachaça e o reaproveitamento do bagaço da cana. Em seguida, convida os turistas a participarem de uma degustação de aguardente e produtos associados, como o sorvete elaborado a partir da bebida.

A proposta rende uma boa experiência ao turista e bons negócios à empreendedora, que também abriu uma pequena loja no local de degustação para comercializar diversos tipos da cachaça, copos, artesanatos e doces produzidos por outra empreendedora a poucos quilômetros dali.

Os quitutes vendidos no Engenho Triunfo são preparados pela doceira Esther Vilar. Ela também mostra sua produção aos visitantes e oferece degustação de seus produtos no Engenho Laranjeiras. “A produção associada contribui para o desenvolvimento econômico da região. Um empresário divulga o trabalho do outro, gerando uma cadeia de turismo associado à produção”, explicou Míriam Rocha.

Roteiros alternativos

Chegando a Areia, um dos primeiros locais a ser visitado é o Museu da Cachaça e Rapadura, no campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). No local, o turista conhece os equipamentos usados na produção da cachaça e da rapadura, e sua evolução nos últimos anos.

A região do Brejo paraibano é concentra cerca de 800 engenhos, mas hoje, menos de 10% dessas propriedades do século XIX ainda estão em atividade e abertas à visitação, como o Triunfo, o Várzea do Coati e o Bujari. Em Bananeiras, outro local diferenciado para o turismo é a Chã de Jardim, uma pequena comunidade que vive da comercialização do artesanato produzido com a fibra da bananeira e da polpa da fruta.

Saindo dos engenhos e entrando na cidade, Areia oferece roteiros gastronômicos e culturais atrativos. Neste mês de junho foi inaugurado a primeira cafeteria da cidade, o Café com Retalhos. O espaço oferece cafés, bolos e biscoitos caseiros e a empresária Sueli Maia ensina técnicas de produção de artesanato a partir de retalhos. Ao visitar o local, o turista leva para casa um souvenir confeccionado por ele próprio.

Os meios de hospedagem também trazem inovação ao visitante. A Pousada Vila Real, em Areia, por exemplo, é classificada em um novo conceito chamado de pousada boutique. Inaugurada há pouco mais de um ano, a hospedaria expõe em suas dependências obras de arte, móveis e objetos que podem ser comprados pelos visitantes.

O proprietário, Leonaldo Andrade, explica que uma pousada boutique precisa ter uma identificação com o local em que está inserida, resgatando sua história e cultura. Nesse modelo, a decoração e o atendimento são personalizados e a propriedade deve ter menos de 50 apartamentos, trabalhar com a inclusão social e com serviços diferenciados integrados à região.

“Existem poucas pousadas com esse conceito no Brasil. A maioria delas em São Paulo e Minas Gerais. Acredito que esta seja a primeira do Nordeste. Mas para estar inserida nesse contexto há um perfil a ser seguido”, disse Míriam Rocha.

 

Serviço:
Sebrae na Paraíba: (83) 2108-1218
www.pb.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot