X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Novas exigências para a venda de fornos elétricos


Brasília – Os novos parâmetros técnicos de segurança e consumo exigidos pelo Instituto Nacional de Metrologia de Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para os fornos elétricos prometem aquecer o setor de panificação no próximo ano. Os fabricantes e importadores têm até 28 de fevereiro de 2014 para substituir esses equipamentos no mercado brasileiro. Pelas novas regras, os produtos devem fornecer ao comprador informações como limite de temperatura máxima do aparelho e do ambiente, riscos de incêndio e danos mecânicos, bem como do consumo de energia do aparelho medido em KW.

A expectativa é de que a substituição dos fornos atuais por equipamentos em conformidade com a nova regulamentação traga para as micro e pequenas empresas usuárias dos equipamentos uma economia de até 15% no consumo de energia.

Para discutir o assunto, o Sebrae realiza nesta quarta-feira (21) o workshop Entendendo a Regulamentação de Fornos Elétricos. O evento, que acontece no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, na capital paulista, é uma parceria entre Sebrae, Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos para Panificação, Biscoitos e Massas Alimentícias (Abiepan), Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), Inmetro, Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria (ITPC) e as empresas fabricantes.

Segundo Maria Regina Diniz, analista de Atendimento Coletivo – Indústria (UACIN) do Sebrae, a nova regulamentação vai beneficiar diretamente mais de 80% dos empresários do setor de panificação, que hoje utilizam fornos com potência nominal abaixo de 20 KW – à qual a regulamentação faz referência.

O objetivo do Sebrae é desenvolver junto com o setor critérios para uma etiquetagem visível, de forma a auxiliar o empresário na decisão de compra de equipamentos mais econômicos, com visibilidade do consumo e de menor risco. Regina Diniz afirma ainda que, após fevereiro de 2014, os revendedores e lojistas terão um prazo de seis meses para escoarem o estoque antigo. “A certificação é compulsória para o fabricante e importador, mas padarias e outros estabelecimentos de alimentos, em um primeiro momento, não serão obrigados a substituir o forno atual por outro certificado”.

O gerente-executivo da Associação Brasileira de Equipamentos de Panificação (Abiepan), Armando Taddei Junior, explica que as novas regras também têm como meta a diminuição dos acidentes do trabalho, além de deixar as atividades mais seguras no setor de panificação. “Não haverá multa para quem não se adequar, mas será mais barato fazer as modificações, já que em um acidente de trabalho correm, além das penalizações, dois processos – um civil e outro criminal -, contra o dono da padaria”, ressalta.

Serviço:
Workshop Entendendo a regulamentação de fornos elétricos
Data: 21/11/2012
Local: CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo
Distrital Sul – Rua Bernardino de Campos, 145
Brooklin Paulista – São Paulo/SP
Horário: 8h30 às 13h

Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7851 / 3243-7852 / 2104-2771 / 2104-2775 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

 

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot