X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Oficina resgata o bordado e estimula a criatividade


Brasília – Expressão artística milenar, durante séculos o bordado esteve associado à mulher e ao ambiente doméstico. No passado, saber bordar integrava o currículo das moças prendadas e garantia pontos para quem buscava a realização de um bom casamento. A literatura universal está repleta de personagens femininas que bordavam o próprio enxoval à espera do “grande dia”, ou que ajudavam a compor a renda familiar com essa atividade.

Nas últimas décadas, em parte devido à aceleração do ritmo da vida moderna, registrou-se um fenômeno inverso, levando as pessoas a buscar as próprias raízes. O movimento trouxe um novo significado para as práticas manuais, com a criação de um espaço onde a pressa cede lugar ao tempo das memórias, propício à manifestação da criatividade.

Estimular a criatividade dos participantes é o objetivo da Oficina de Bordado da II Feira e Simpósio Internacional de Artesanato Design. O evento, que tem o apoio do Sebrae e da CAIXA, será realizado em Londrina (PR), a partir desta quinta-feira (6) a domingo (9). A Oficina de Bordado foi desenvolvida para dois púbicos distintos: iniciante e nível avançado.

Os pontos selecionados, no caso dos iniciantes, são tradicionais e de uso bastante difundido. “O diferencial está na maneira de utilizá-los para criar efeitos de tridimensionalidade nas peças”, informa a responsável pelas oficinas, a psicóloga clínica e psicanalista Jacirema Cléia Ferreira. Para os alunos de nível avançado serão apresentados pontos mais complexos e a possibilidade de se entrelaçar fios de diferentes texturas.

Por meio das linhas, panos, tesouras e agulhas, quem participar das oficinas terá a oportunidade de rever valores e objetivos pessoais, bem como resgatar os elementos essenciais da própria história. No nível econômico, o aprendizado dessa arte manual poderá contribuir, em futuro próximo, para o incremento da renda familiar.

Jacirema Ferreira, mestre e pesquisadora em Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo (USP), usa uma variedade de expressões artísticas como mediação com pacientes na prática clínica e em encontros psicoterapêuticos coletivos. Ensina bordado em seu ateliê e realiza oficinas sobre a técnica em várias cidades do Brasil. Por meio do blog Retalhos Etc. e Tal, Jaci Ferreira, como é conhecida, abriu um espaço de discussão e difusão de conhecimentos sobre o tema.

O evento 

A II Feira e Simpósio Internacional do Artesanato Design é uma promoção da Associação Brasileira de Artesanato e Estilo (Artest), com sede em Londrina. É uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem o objetivo de incentivar o empreendedorismo social e individual, voltado ao artesanato sustentável. Nessa segunda edição, o evento terá como pano de fundo a economia criativa, um conjunto de atividades mercadológicas provenientes da capacidade criativa dos indivíduos, que possibilita a geração de soluções e produtos de alto valor econômico em áreas como artesanato, design, moda, gastronomia e cultura.

Informações sobre as oficinas no link www.artest.com.br/simposio.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Sebrae
(61) 2107-9300
(61) 2104-2770/2769/2766
(61) 3243-7851    

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot