X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Os desafios da criação de um clima criativo.

Mente criativa

As escolas, em sua maioria, preparam as pessoas apenas para a aprovação nos testes e, com isso, matam a criatividade, nivelando as pessoas pela média.


As escolas, em sua maioria, preparam as pessoas apenas para a aprovação nos testes e, com isso, matam a criatividade, nivelando as pessoas pela média.

Dito isso, é difícil não pensar no impacto que isso tem quando esses alunos se transformarem em trabalhadores com mentalidade razoável e coletiva compatível entre si, o que ameaça uma cultura econômica que tem prezado a cada dia mais a inovação e criatividade.

A criatividade tem sido descrita como a originalidade combinada com a utilidade. A novidade não é suficiente. A ideia e o comportamento também precisa ser adaptável para que a criatividade realmente aconteça.

As pessoas podem – e em sua maioria são, atém serem cerceados – altamente criativos por natureza. Alguns traços de personalidade constantemente aparecem em pessoas com alta criatividade, incluindo abertura à experiência, impulsividade, consciência, auto-aceitação, e não-conformidade.

Mas a criatividade existe no cruzamento – e relacionamento – de pessoas e situações e, algumas situações são melhores e propicias para que a criatividade aconteça.

Abra a cabeça para a criatividade

Abra a cabeça para a criatividade.

Como produzir ambientes que fomentem a criatividade e inovação?

Felizmente há, a cada ano, mais estudos e pesquisas sobre motivadores da criatividade que podem ser transformadas nas melhores práticas criativas. Em uma meta-análise de 42 estudos sobre a relação entre criatividade e fatores climáticos, surgiram 14 dimensões como as principais influenciadoras do desempenho criativo, principalmente em ambientes competitivos e de alta pressão.

#1. Troca interpessoal positiva.

#2. Estímulo intelectual.

#3. Desafio.

#4. Flexibilidade de risco.

#5. Apoio à alta gestão.

#6. Relação positiva com a supervisão.

#7. Interação positiva entre grupos.

#8. Clareza da missão.

#9. Integração organizacional.

#10. Participação.

#11. Ênfase no produto.

#12. Orientação e recompensa.

#13. Recursos.

#14. Autonomia.

A partir dessa pequena lista podemos concluir não como tornar as pessoas mais criativas, mas sim criar condições para resultados e ambientes criativos.

Podemos concluir que, dando às pessoas mentores, condição de trabalho flexíveis, direção clara, e tolerância ao fracasso, além de promover a inclusão do grupo, pode sim desenvolver pessoas mais criativas. No trabalho e nas escolas.

Outro fator crucial para o aumento da criatividade é a emoção e a vivência positiva. Barbara Frederickson tem realizado pesquisas sobre os efeitos poderosos das emoções positivas, mostrando como aumentarmos a atenção sobre nós mesmos.

Pesquisadores da Universidade de Toronto descobriram que a emoção positiva diminui o controle inibitório e aumenta a aumenta a atenção visual e espacial, além de oferecer melhor acesso semântico e, com isso influenciar positivamente nosso comportamento dentro de espaços e ambientes.

Estados positivos induzidos também foram utilizados para fomentar a criatividade junto às crianças e encontrar a solução para os testes padronizados.

O afeto é um condutor de pensamento criativo no ambiente de trabalho. O neurocientista Rex Jung chama de cérebro criativo o cérebro sinuoso, e a pessoa criativa aquela com muitas ideias. Os estados emocionais positivos, juntamente com os subsídios para ações autônomas e o trabalho em equipe, alimentam o cérebro sinuoso e, com isso a criatividade.

Outras pesquisas mostram que os esforços organizacionais para o grupo de trabalho e o apoio da supervisão são muito eficazes e, o trabalho com o foco de avaliação construtiva, positiva e o reconhecimento de competências também servem de apoio para alimentar a criatividade.

O estado da arte da criatividade

O estado da arte da criatividade.

A motivação intrínseca é outro fator chave de fomento à inovação e criatividade. A autonomia e os desafios definem o cenário para que um profissional motivado dê frutos e assim cria um indivíduo determinado, competente e interessado.

O local de trabalho pode promover a motivação intrínseca, proporcionando liberdade, desafio, recursos e encorajamento.

Então, quando procuramos maneiras de aumentar o resultado criativo e ampliar o pensamento é necessário olhar para os fatores contextuais que o cercam e utilizar essa pesquisa como base para as intervenções é uma ótima maneira de fomentar o ambiente criativo.

Muitas empresas estão contratando consultores em criatividade para ajudá-las na maximização dos resultados da criatividade e promover um ambiente criativo.

A especialista em criatividade Geórgia Shreve diz que não é suficiente para estimular a criatividade em uma organização. “Você deve lançar mão dos 5 Rs: reforço (comunicando as necessidades primárias); recursos (materiais, pessoal, espaço e financiamento); role-modeling – modelagem de papeis – (exemplos criativos, incentivo); recompensa (intangíveis, como reconhecimento, flexibilidade e liberdade); e reach – alcance – (desenvolvendo talentos em toda a organização)”.

Apesar de apontar as carências do sistema educacional, este não é o foco desta pesquisa que abrange os fatores que aumentam a criatividade e influenciam a inovação e o ambiente criativo, para desenvolver profissionais competitivos.

Processo criativo

O processo criativo.

___

Este artigo foi adaptado do original Building a creativity climate, do Huffington Post.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot