X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Paraíba é destaque no setor de turismo rural


João Pessoa – A Paraíba é o quarto estado do Nordeste com mais produtos e roteiros de turismo rural. Fica atrás somente de Pernambuco, Ceará e Bahia. Oferece, apenas na região do Brejo, mais de 40 atividades. No ranking mundial, segundo o Instituto de Desenvolvimento do Turismo (Idestur), o Brasil ocupa a quarta posição no segmento, que já é considerado como uma tendência mundial. Esses e outros dados serão apresentados na 8ª Feira Regional de Turismo Rural (Ruraltur), a partir desta quinta-feira (30) até o sábado (1º), na sede da Federação de Indústrias da Paraíba (Fiep), em Campina Grande (PB).

O Sebrae na Paraíba promove há oito anos a Ruraltur, uma feira completa, que inclui eventos paralelos como passeios pelo estado. A programação inclui ainda uma rodada de negócios que começa nesta sexta-feira (31) e termina no sábado. A expectativa é que, no período de um ano, a iniciativa gere R$ 2 milhões em negócios. Cerca de 13 operadoras de turismo de todo o Brasil participarão do evento.

“Ainda é possível agendar mais empresas, pois mesmo durante a Ruraltur os interessados poderão se inscrever na rodada”, explixa a gestora de Turismo do Sebrae na Paraíba, Regina Amorim. Outra atividade da Ruraltur será o 3º Seminário Nordeste de Turismo Rural, na sexta e sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Palestras internacionais atrairão o público empreendedor da feira.

O representante do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Marco Ortega, abordará em palestra a Visão do agroturismo na América Latina e no Caribe. O IICA também enviou a palestrante Ena Harvey, da Costa Rica, para falar sobre as Redes de turismo rural culinário – sabores do Caribe. Do mesmo país, o especialista em Turismo Rural do IICA, Marvin Blanco, tratará sobre as Fazendas Rurais do México.

Estão previstas também visitas de cinco colégios à feira, com cerca de 600 alunos. Como um estímulo ao turismo de experiência, o evento terá ainda o Espaço Vivências, que mostrará atividades criativas com foco na Produção Associada ao Turismo. Outras atrações são os passeios turísticos, visitas técnicas e apresentações culturais. A Ruraltur espera atrair cerca de quatro mil visitantes, incluindo as caravanas empresariais.

Além  da região do Brejo, a Paraíba apresenta outros exemplos de produtos turísticos, como o Rancho do Caju, localizado na cidade de Puxinanã, na região de Borborema; e a Casa de Cumpade, no distrito de Galante, em Campina Grande. Um dos itinerários criados para toda a cadeia produtiva rural foi o Roteiro Cariri, que envolve caminhadas, banhos e muita beleza natural. Um dos passeios mais procurados no território é o do lajedo Pai Mateus, na cidade de Cabaceiras.

Serviço:
8ª Ruraltur
30, 31 de agosto e 1º de setembro
Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), R. Manoel Gonçalves Guimarães 195, Campina Grande
Horário: Abertura no dia 30 (quinta) = 19h
Visitação da feira (30 e 31 de agosto) = 16h às 22h
Visitação da feira (1º de setembro) = 15h às 21h
Seminário (31 de agosto e 1º de setembro) = 8h às 12h e 14h às 18h

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot