X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Parceria leva educação empreendedora a escolas de São Paulo


São Paulo – A partir deste mês, alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental da rede estadual de São Paulo poderão ter aulas de empreendedorismo. As oficinas serão ministradas por 1.467 educadores formados no curso Jovens Empreendedores: Primeiros Passos (JEPP), do Sebrae. Para marcar a iniciativa, nessa terça-feira (05) o secretário da Educação do Estado de São Paulo, professor Herman Voorwald, e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae em São Paulo, Alencar Burti, entregaram os certificados de conclusão a 161 educadores, que representaram o restante do corpo docente.

O objetivo é disseminar a cultura empreendedora e promover reflexões e debates sobre plano de negócios, por meio de oficinas que serão oferecidas aos estudantes do ciclo II do Ensino Fundamental, que sejam participantes do programa Escola da Família. Os interessados podem procurar a unidade de ensino de sua preferência. De acordo com o número de inscritos, o docente monta a turma e decide o horário das atividades, que podem ser realizadas aos sábados, no programa Escola da Família, ou durante a semana, no contraturno das aulas regulares. As unidades participantes do Escola da Família podem ser consultadas no Portal da Secretaria da Educação (www.educacao.sp.gov.br).

“Essa ação visa a preparar nossos alunos para o mundo do trabalho, uma das principais propostas da Secretaria da Educação do estado”, afirmou o secretário Herman Voorwald. “Já somos uma das nações mais empreendedoras do mundo, mas precisamos avançar ainda mais se quisermos ser realmente um país desenvolvido. E a base para isso é a educação de qualidade. Os primeiros resultados da parceria com o governo estadual mostram que essa será uma produtiva trajetória”, ressaltou Alencar Burti.

Para transmitir aos alunos noções de empreendedorismo, os educadores fizeram, entre abril e julho do ano passado, o curso Jovens Empreendedores: Primeiros Passos. A ação foi direcionada a educadores do programa Escola da Família, professores-mediadores e docentes de escolas regulares e de tempo integral. As aulas foram ministradas sob a orientação do Sebrae em São Paulo, com carga horária de 30 horas, sendo 25 presenciais e cinco a distância, nas quais foram desenvolvidas oficinas de empreendedorismo e elaborado um plano pedagógico para as atividades destinadas aos estudantes.

Para o sexto ano, a proposta do curso é a oficina Eco Papelaria, que trabalha questões relativas ao meio ambiente, relacionando esse tema aos tipos de negócios que envolvem papel reciclado e reutilização de materiais. Nesse processo, os estudantes aprenderão a criar produtos a partir de papéis reciclados, como caixas de presente, porta-retratos, cadernetas, entre outros.

Artesanato Sustentável é o tema para o sete ano. Serão elaborados produtos artesanais com o intuito de possibilitar o desenvolvimento do empreendedorismo e da criatividade dos alunos. Todos os itens do plano de negócios terão uma abordagem mais complexa e aspectos comportamentais como motivação, iniciativa, tomada de decisão e convivência em grupo.

Empreendedorismo Social

Já para os estudantes do oitavo ano, o assunto será Empreendedorismo Social, que tem como finalidade fomentar o potencial do jovem para a responsabilidade social, individual e coletiva, despertando-o para os problemas que acontecem na comunidade. Aos alunos do nono ano, serão ministradas aulas com o tema Novas ideias, grandes negócios. O propósito é oferecer aos adolescentes a possibilidade de desenvolver e promover o próprio negócio, com criação de produto ou prestação de serviço, de acordo com as oportunidades observadas no bairro ou na cidade onde vivem, respeitando a cultura local e buscando contemplar algum benefício social para a comunidade.

Serviço:
Gabrielle Nascimento Silva
(11) 3177.4904
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot