X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Peças de artesãos potiguares ganham status de grife


Natal – A coleção Iraguá, dos artesãos da Cooperativa de Produção Artesanal do Potengi, expostas na loja Officina Interiores, foi toda vendida na noite de apresentação do trabalho aos arquitetos e decoradores e à imprensa, na última quinta-feira (08), em Natal. As peças foram confeccionadas na comunidade de Santo Antônio dos Barreiros, no município de São Gonçalo do Amarante.

A iniciativa faz parte do Projeto Setorial do Artesanato, do Sebrae no Rio Grande do Norte, que pretende ampliar o faturamento dos artesãos e valorizar a cultura popular com a criação de peças conceituais de alto valor agregado. Inovadoras, as coleções são desenvolvidas a partir de pesquisas iconográficas e etnográficas e orientadas por um artista plástico renomado.

O resultado disso são peças utilitárias e decorativas em sintonia com as tendências do design e alinhadas às exigências de arquitetos e decoradores. Assim, o artesanato potiguar ganha grife e status de arte, já que a coleção leva a assinatura do artista orientador.

A intenção é melhorar a qualidade do artesanato potiguar com vistas a atender à demanda dos turistas estrangeiros que virão ao país para os jogos da Copa do Mundo-FIFA 2014. O Sebrae deverá lançar, a cada ano, três coleções com esse novo conceito, contemplando vários artistas locais e associações de artesãos de diferentes regiões do Rio Grande do Norte.

A coleção Iraguá é composta por sete grupos de peças em argila que remetem à arte indígena de Santo Antônio dos Barreiros. As peças foram confeccionadas sob supervisão do arquiteto e artista plástico Flávio Freitas, que pesquisou o conceito, acompanhou o processo produtivo e orientou o grupo.

A versatilidade é uma das marcas da coleção. Todas as peças podem se desdobrar e ser combinadas com outros materiais, como a madeira, sem perder o conceito. “O objetivo do trabalho foi fazer peças com acabamento rústico, utilitárias ou de decoração. A coleção valoriza o fazer manual, remetendo à arte indígena”, diz Flávio Freitas. Na parte iconográfica, o selo com triângulos em preto e branco e o galo estampados as peças criam a identidade visual das peças para associá-las diretamente aos produtores.

 “Ficamos surpresos com a receptividade da coleção, que agradou o público que desejávamos atingir”, disse a gestora do Projeto Setorial de Artesanato do Sebrae no Rio Grande do Norte, Jupira Nunes. “Decidimos apostar no regional e tentar trazer para a loja algo da cultura popular. Vemos que muitas cooperativas desenvolvem trabalhos com valor agregado. Temos essa nova visão do design que aproxima o regional do nosso público. Foi excelente a parceria com o Sebrae”, entusiasmou-se uma das proprietárias da Officina Interiores, Larissa Alves.

Com o sucesso das vendas na noite do lançamento, os artesãos da Cooperativa de Produção Artesanal do Potengi sonham com o aumento da produção, das vendas e, principalmente, do faturamento. O grupo de 21 artesãos fatura em média R$ 6 mil por mês. Agora, a expectativa é, pelo menos, dobrar esse valor. “Ficamos surpresos com a repercussão. Tínhamos habilidade com o barro, mas percebemos que criar um conceito faz a diferença porque agrega valor à peça, independente do acabamento. Pode ser rústico e bonito”, enfatizou o presidente da cooperativa, José de Santana.

De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae o estado, Sílvio Bezerra, além de cerâmica, serão trabalhadas também peças em fibras, do município de Ceará-Mirim. A assinatura do trabalho será do artista plástico Demétrius Coelho. “Ao assumir o conselho, lancei esse desafio e percebo que está dando certo”, comemorou. 

Serviço
Sebrae no Rio Grande do Norte – (84) 3616.7910
www.rn.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot