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Pensar e Agir como seu Cliente

Seu concorrente às vezes pode ser seu melhor aliado.
Preste atenção no seu concorrente ao invés de evitá-lo.
Leia aqui o artigo de Scott Anthony, expert em inovação aqui no Jornal do Empreendedor.


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Seu concorrente às vezes pode ser seu melhor aliado.

Preste atenção no seu concorrente ao invés de evitá-lo.

Scott Anthony é diretor-geral da Innosight Ventures. Escreveu três livros sobre a inovação, o último sendo o livro The Silver Lining: An Innovation Playbook for Uncertain Times.

Leia o artigo de Scott.

O meu colega Alex Slawsby fez uma observação, enquanto estávamos sentados no escritório de um de nossos clientes no outro dia.

“Olhe ao seu redor”, disse ele.  “A sala está cheia de produtos fabricados pela empresa.

“Não parece tão fascinante, não é? Afinal, qualquer membro de uma “tribo” tem sua lealdade dos seus produtos.

Mas Alex continuou. ” Você não acha que esta sala deveria ser repleta de produtos fabricados por concorrentes? Ou outras soluções para os consumidores ao invés de de virar para os seus produtos?

Um pensamento um tanto provocativo. Na maioria das empresas, é uma vergonha usar outro produto senão o produto da empresa.

Parece um pensamento bobo, não é?

Mas uma empresa inovadora não deve evitar a concorrência. Em vez disso, a empresa deve sempre estar se perguntando:

* O que fazer com a concorrência?

* Por que as pessoas preferem os seus produtos que a nossa?

* Qual a decisão de compra e uso dos clientes da concorrência?

Algumas empresas têm pessoas que se concentram unicamente em inteligência competitiva. Mas a forma mais simples de inteligência competitiva é incentivar os funcionários a agir como “regular” os clientes.
Escolha qualquer solução que consiga fazer o trabalho melhor do que ninguém.
Intencionalmente experimentar produtos do concorrente para ver o que funciona e o que não funciona. Diga a seu chefe que você está gastando cada minuto fazendo pesquisa de mercado para tentar identificar os pontos fracos do concorrente ou do próprio produto.

via http://www.cmo.com/innovation/think-act-your-customers

Harvard Business Publishing

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