X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Pequenos negócios da Paraíba devem contratar e faturar mais


João Pessoa – Cerca de 31% das micro e pequenas empresas (MPE) da Paraíba esperam aumentar o número de funcionários nos últimos meses do ano e 78% têm a expectativa de ampliar seu faturamento nesse período. Esses e outros dados positivos fazem parte do Índice de Confiança das Micro e Pequenas Empresas no Brasil (ICMPE), estudo promovido pelo Sebrae em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), divulgado nesta segunda-feira (12).

A pequisa entrevistou empreendedores de todo o país sobre o desempenho de suas empresas no mês de setembro de 2012, em comparação aos trinta dias anteriores, e também sobre suas expectativas para outubro, novembro e dezembro. Em praticamente todas as questões, a região Nordeste obteve os melhores desempenhos e expectativas de crescimento.

Na Paraíba, 31% dos empresários faturaram mais em setembro do que em agosto. No país, esse índice foi de 30% e, na região Nordeste, de 35%. O estado também apresentou um índice maior que a média nacional em relação à expectativa de ampliação do faturamento: 78% dos empresários paraibanos acreditam no crescimento nos três meses seguintes. No Brasil, o número chegou a 72%.

Para o superintendente do Sebrae na Paraíba, Júlio Rafael, é uma satisfação para a instituição ver esses indicadores positivos. “Em outros estudos e pesquisas, os micro e pequenos negócios paraibanos têm alcançado constantemente índices acima da média nacional, a exemplo do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que mostrou as micro e pequenas empresas como as grandes empregadoras de mão de obra no estado”, disse.

Ele acrescentou ainda que esses dados devem servir de base, tanto para o Sebrae quanto para os empresários e o poder público. “Esses índices nos mostram onde devemos melhorar nossos serviços e nos ajudam na construção de políticas públicas em prol da micro e pequena empresa”, completou.

Confiança em alta

O Índice de Confiança das empresas paraibanas em outubro se manteve em 129, mesmo valor apresentado em setembro. Esse é o melhor resultado do estado, pois em julho o índice foi 120 e, em agosto, 123. O indicador paraibano também é superior ao nacional, que fechou em 124 em outubro e representou um recorde desde que começou a ser calculado, em abril deste ano.

Para gerar o Índice de Confiança das Empresas, as respostas dos empresários foram medidas em uma escala de 0 a 200, na qual 100 é o ponto de equilíbrio. Acima dele, o resultado é considerado positivo, com tendência de expansão das atividades. Essa metodologia foi criada pelo Sebrae com base nos indicadores de confiança da Universidade de Michigan e do Conference Board dos Estados Unidos, referência mundial em pesquisas econômicas. As entrevistas são feitas por telefone e contam com parceria da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Serviço:
Sebrae na Paraíba: (83) 2108-1218
www.pb.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot