X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Pequenos negócios impulsionam atividade no Paraná


Curitiba – Prudentópolis (PR) é um pedaço da Ucrânia no Brasil. Dos quase 50 mil habitantes, 80% são descendentes de colonizadores que preservam as tradições do país de seus antepassados. Além das atrações culturais, o município tem serras e cachoeiras ideais para o turismo de aventura.

Atualmente, a economia de Prudentópolis é basicamente agrícola. A maior renda provém das plantações de fumo e feijão preto – produto do qual o município é o maior produtor do Brasil.

A aposta no turismo tem motivado micro e pequenas empresas (MPE) locais. “A força da atividade está nos empreendedores. É pelas mãos deles que as coisas estão acontecendo”, diz o vice-presidente da Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur), Márcio Canto de Miranda.

Em novembro, agentes, operadores e jornalistas participaram de um famtour (viagem de familiarização), organizado em parceria com o Sebrae no Paraná. Eles conheceram a Igreja São Josafat, símbolo de arquitetura bizantina; o Museu do Milênio, que preserva a memória e a história dos imigrantes ucranianos; e o Ninho do Corvo, uma Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN); entre outras atrações.

“A região tem apelo e forte potencial”, analisa a consultora do Sebrae no Paraná, Nadia Terumi Joboji. Segundo ela, além de seu impacto na geração de riquezas, o setor também é um forte impulsionador de empregos, pois é uma atividade que não tem substituto para o contato humano.

O secretário municipal de Turismo e Cultura, Luis Xavier, concorda com os representantes da Cooptur e Sebrae e acredita que as MPE são fundamentais para o fortalecimento da cadeia produtiva do turismo em Prudentópolis. “O município oferece inúmeros atrativos, naturais e também culturais. Os empreendedores precisam, no entanto, oferecer sempre bons produtos e serviços aos visitantes. Assim, a região consolida-se ainda mais como referência em turismo”, observa o secretário.

A Cooptur e o Sebrae são parceiros na formação e capacitação do trade turístico no estado. Neste ano, as duas entidades têm promovido uma programação de consultorias, treinamentos, visitas técnicas, rodadas de negócios e ações de prospecção de mercado aos empreendedores cooperados.

“Assim, fortalecemos a promoção, divulgação e comercialização dos destinos do estado. Prudentópolis possui vários produtos interessantes e únicos no Brasil. O famtour foi uma oportunidade para agências, operadoras e imprensa especializada conhecerem de perto esse importante destino turístico no Paraná, que reúne história e natureza intrínsecas”, diz Nadia Joboji.

Serviço:
Informações para a imprensa
Savannah Ações em Comunicação – empresa licitada do Sebrae/PR
Jaqueline Gluck
(41) 3035 5669 ou (41) 9602 7541
Assessoria de Imprensa Regional Centro-Sul: Aline Esteves de Castro
(41) 8814 -1046 – [email protected]
Leandro Donatti – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo