X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Pequenos negócios impulsionam atividade no Paraná


Curitiba – Prudentópolis (PR) é um pedaço da Ucrânia no Brasil. Dos quase 50 mil habitantes, 80% são descendentes de colonizadores que preservam as tradições do país de seus antepassados. Além das atrações culturais, o município tem serras e cachoeiras ideais para o turismo de aventura.

Atualmente, a economia de Prudentópolis é basicamente agrícola. A maior renda provém das plantações de fumo e feijão preto – produto do qual o município é o maior produtor do Brasil.

A aposta no turismo tem motivado micro e pequenas empresas (MPE) locais. “A força da atividade está nos empreendedores. É pelas mãos deles que as coisas estão acontecendo”, diz o vice-presidente da Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur), Márcio Canto de Miranda.

Em novembro, agentes, operadores e jornalistas participaram de um famtour (viagem de familiarização), organizado em parceria com o Sebrae no Paraná. Eles conheceram a Igreja São Josafat, símbolo de arquitetura bizantina; o Museu do Milênio, que preserva a memória e a história dos imigrantes ucranianos; e o Ninho do Corvo, uma Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN); entre outras atrações.

“A região tem apelo e forte potencial”, analisa a consultora do Sebrae no Paraná, Nadia Terumi Joboji. Segundo ela, além de seu impacto na geração de riquezas, o setor também é um forte impulsionador de empregos, pois é uma atividade que não tem substituto para o contato humano.

O secretário municipal de Turismo e Cultura, Luis Xavier, concorda com os representantes da Cooptur e Sebrae e acredita que as MPE são fundamentais para o fortalecimento da cadeia produtiva do turismo em Prudentópolis. “O município oferece inúmeros atrativos, naturais e também culturais. Os empreendedores precisam, no entanto, oferecer sempre bons produtos e serviços aos visitantes. Assim, a região consolida-se ainda mais como referência em turismo”, observa o secretário.

A Cooptur e o Sebrae são parceiros na formação e capacitação do trade turístico no estado. Neste ano, as duas entidades têm promovido uma programação de consultorias, treinamentos, visitas técnicas, rodadas de negócios e ações de prospecção de mercado aos empreendedores cooperados.

“Assim, fortalecemos a promoção, divulgação e comercialização dos destinos do estado. Prudentópolis possui vários produtos interessantes e únicos no Brasil. O famtour foi uma oportunidade para agências, operadoras e imprensa especializada conhecerem de perto esse importante destino turístico no Paraná, que reúne história e natureza intrínsecas”, diz Nadia Joboji.

Serviço:
Informações para a imprensa
Savannah Ações em Comunicação – empresa licitada do Sebrae/PR
Jaqueline Gluck
(41) 3035 5669 ou (41) 9602 7541
Assessoria de Imprensa Regional Centro-Sul: Aline Esteves de Castro
(41) 8814 -1046 – [email protected]
Leandro Donatti – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot