X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Piscicultores do Seridó se unem para vender mais


Natal – O Seridó é conhecido no Rio Grande do Norte por abrigar grandes reservatórios, como os açudes Itans e Gargalheiras, característica que favorece a atividade econômica da piscicultura. Agora, produtores de pescado da região estão se unindo para ganhar mais competitividade, novos mercados consumidores e para baratear os custos de produção. Nesta quinta-feira (21), um grupo de 25 empreendedores do setor formalizará a Associação de Criadores de Peixe do Seridó. A iniciativa tem o apoio do Sebrae no Rio Grande do Norte, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) e Estação de Piscicultura de Caicó.

No ano passado, parte dos criadores que farão parte da associação chegou a produzir 450 toneladas de pescado, entre tambaquis, carpas e tilápias, cultivado em tanques, escavados, de rede ou em açudes. A expectativa é de que, com a união, a produção anual suba para duas mil toneladas, em condições climáticas normais.

A proposta da Associação é ampliar a área de comercialização e logística do pescado, com a estruturação de uma Central de Distribuição e Compras, o que também minimizará um dos principais entraves para expansão da atividade: o alto valor dos insumos. Com a Central, a compra de ração – que representa cerca de 80% dos custos de produção – poderá ser feita em grande escala e negociada diretamente com o fabricante.

O grupo está sendo orientado pelo Sebrae, por meio dos projetos setoriais de Piscicultura e Redes e Centrais de Negócios, no que se refere ao associativismo. “A intenção é melhorar as tecnologias na área de criação em conformidade com legislação ambiental”, afirma o gestor do projeto de Redes e Centrais de Negócios do Sebrae no estado, José Rangel de Araújo. Para ele, existe uma demanda de consumo para esse tipo de produto, o que favorece a introdução do pescado em programas municipais de aquisições públicas, como o Compra Direta, responsável pelo abastecimento da merenda escolar dos municípios. “Tendo um planejamento de produção, há demanda para negociação, inclusive com as principais redes de supermercados que atuam no estado”. O gestor aponta ainda que a margem de lucro poderá ser elevada em até 50%. Já as compras conjuntas de insumos também poderão sofrer uma queda no preço de 10% a 20%.

A possibilidade de união e redução de custos de produção animou o técnico agrícola Agripino Cunha Ribeiro, piscicultor que possui 17 tanques escavados em Caicó. Ele produz uma média de 45 toneladas anuais de pescado, sendo 80% de tambaqui e 20% de tilápia, que são repassados a um comprador do Piaui. “A associação será muito importante para o escoamento da produção e fortalecimento do setor. Vamos ganhar em garantia de escala de produção, o que nos possibilita chegar a outros mercados e a grandes compradores”, comemora o produtor.

Para Agripino Cunha, um dos maiores benefícios da associação é a possibilidade de redução do custo dos insumos. A ração é o que mais pesa no bolso do criador. “Comprando juntos teremos mais facilidade também ao financiarmos a compra de máquinas e equipamentos para beneficiamento do pescado”. A proposta da associação é reunir não apenas criadores potiguares, mas outros estados que fazem divida com o Rio Grande do Norte e têm vocação para a piscicultura.

Serviço:
www.rn.agenciasebrae.com.br
http://portal.rn.sebrae.com.br
http://www.facebook.com/SebraeRN
http://www.twitter.com/SebraeRN
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Agência Sebrae de Notícias (ASN RN): (84) 3616-7910 | 3616-7911

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot