X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

deeebfdbcbdb
Política e Economia

Após voto de confiança à liderança e à meritocracia, resposta paulistana ao fracasso será impiedosa

Temos um país em crise para inspirar. “Bora, Doria!” —o voto de confiança está dado; a resposta em caso de fracasso será impiedosa.


Esquerda e direita podem concordar: fomos poupados de um segundo turno virulento. Doria versus Haddad reeditaria, para São Paulo, o clima venenoso da campanha presidencial de 2014.

Vila Olímpia e Vila Madalena se preparavam para um confronto apocalíptico. E eis que a periferia decidiu a questão, rejeitando o intelectual petista, bem como os nomes do velho fisiologismo, e optando pelo empresário tucano.

Mesmo sem novas eleições presidenciais, o povo deu um recado claro da direção que quer seguir.

A população quer um Estado eficiente, que entregue em serviços o que cobra nos impostos, e que enterre, de uma vez por todas, o ranço ideológico que demoniza a iniciativa privada e o mercado. Quer trazer para a política práticas de gestão empresarial. E quer, é claro, se livrar do PT.

Haddad não cooperou. Sua postura distanciada, trazendo soluções supostamente geniais da Europa e tentando impô-las a ferro, fogo e multa não deu certo. Teve, ainda, a oportunidade de sair do PT, mas optou por ficar nele e bradar contra o “golpe” em sua propaganda.

Sem paciência para ideologia, São Paulo optou pela imagem de um empresário de sucesso que promete trazer essa vibração para a Prefeitura. Optou por uma campanha que levou sem medo a promessa da privatização a lugares nunca antes considerados: o estádio do Pacaembu, o parque Ibirapuera, até os corredores de ônibus.

captura-de-tela-2016-10-03-as-11-03-56 captura-de-tela-2016-10-03-as-11-04-09

Com um Estado tão ineficiente como o nosso, e com a velha política só pensando em aumentar impostos, a melhora na gestão ajudaria a recuperação sem punir a sociedade.

Com um Estado tão ineficiente como o nosso, e com a velha política só pensando em aumentar impostos, a melhora na gestão ajudaria a recuperação sem punir a sociedade.

Agora, cabe perguntar: será Doria esse gestor excelente que sua campanha vendeu? Uma de suas propostas, a de agendar exames médicos do SUS em hospitais privados no horário da madrugada, foi notoriamente desastrada: não só ter que ir ao hospital distante às 3h da manhã é um estorvo bastante grande, como o custo da mão-de-obra médica nesse horário é mais alto. A medida aumentaria a ineficiência do gasto estatal.

Haddad, por outro lado, teve seus acertos na gestão. Incapaz de construir as centenas de creches prometidas, matriculou crianças em creches privadas conveniadas, aí sim melhorando o custo-benefício do gasto público.
Aquilo que Doria simboliza recebeu um claro mandato da população. Mas o símbolo nem sempre corresponde à realidade.

Por melhor que tenha sido seu resultado, ainda perdeu para o “brancos, nulos e abstenções”, favorito inconteste desde 2013. A suspeita da classe política como um todo —que ajudou Dória— continuará no ar e não o poupará se ele decepcionar.

Na câmara de vereadores, vemos também o primeiro passo de uma renovação: o Partido Novo, sem fazer coligações e sem usar o fundo partidário na campanha, elegeu Janaína Lima, moradora do Capão Redondo que virou uma das líderes do Vem Pra Rua, vai cortar gastos de gabinete e reduzir assessores.

Bora, Doria!

Liderança, meritocracia, sair de baixo e chegar lá, são valores que estão em alta. Não é hora de se lamuriar; São Paulo quer trabalhar e cumprir com otimismo nossa vocação para o sucesso. Temos um país em crise para inspirar. “Bora, Doria!” —o voto de confiança está dado; a resposta em caso de fracasso será impiedosa.

JOEL PINHEIRO DA FONSECA é economista formado pelo Insper e mestre em filosofia pela USP.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot