X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

MP da Liberdade econômica
Política e Economia

MP da Liberdade econômica inaugura nova era empreendedorial no Brasil?

A Medida Provisória da Liberdade Econômica — instituída recentemente pelo governo —, tem por objetivo facilitar a atividade empreendedora no Brasil, que há décadas é altamente labiríntica e burocratizada.


A Medida Provisória da Liberdade Econômica — instituída recentemente pelo governo —, tem por objetivo facilitar a atividade empreendedora no Brasil, que há décadas é altamente labiríntica e burocratizada. Ainda que muitas outras facilidades devam ser solicitadas e exigidas, esse é um excelente primeiro passo para estimular a abertura de pequenas e médias empresas, de novos negócios e da geração de riquezas e prosperidade no país, para que se desenvolva um cenário catalisador de inovações, originalidade e dinamismo, que sirva de catapulta para um relevante e duradouro impulso econômico, capaz de tirar do Brasil da tragédia da estagnação que o consome, já por muitos anos. 

Evidentemente, não estamos vislumbrando a derradeira implementação do liberalismo econômico no Brasil. Até porque — se fosse esse o caso —, o choque resultante entre as diferentes ideologias que habitam o estado brasileiro deflagraria uma brutal colisão política entre as forças divergentes que disputam o controle do sistema, o que certamente impediria a medida de ser levada adiante. E isso definitivamente seria muito contraproducente. A liberdade econômica realmente deve ser implementada aos poucos, de forma gradual, porém contínua e consistente. Até porque em um ambiente político como o que vivemos, saturado de patrimonialismo estatal, aversão ao capitalismo, CLT, fascismo econômico, direitos trabalhistas e sindicatos, o liberalismo radical causaria uma ruptura institucional sem precedentes no sistema. Portanto, implementá-lo com cautela é, de fato, a melhor estratégia. 

Se vamos retomar ou não o crescimento econômico, isso apenas o tempo dirá. Fato é que profissionais liberais estão iniciando as atividades e pequenas empresas estão abrindo em quantidades promissoras, o que é motivo suficiente para manter o ânimo e o otimismo. É verdade que muitos estabelecimentos continuam fechando as portas, mas com as facilidades adquiridas através da medida — como a suspensão de alvarás e licenças para estabelecimentos cujas atividades são classificadas como sendo de baixo risco, emissão de documentos públicos digitalizados, carteira de trabalho eletrônica e extinção do e-social —, começamos a extirpar a insólita, extorsiva e inflexível burocracia, que tantos obstáculos e dor de cabeça causou aos empreendedores brasileiros, nas últimas décadas. 

Temos todas as razões do mundo para comemorar, ainda que — como mencionado acima —, devamos considerar esta medida como sendo apenas o primeiro passo de um importante momento de transformação. O Brasil pode ou não vir a se tornar um país liberal na economia, mas tudo começa com o primeiro passo. A desburocratização, a desregulamentação e a desestatização do setor privado são resoluções fundamentais para deixarmos de ser a União Soviética do continente americano. 

É evidente que a recuperação econômica, se acontecer, virá aos poucos. Mas a economia está começando a dar relevantes sinais de vida, ainda que à princípio modestos. Fato é que a legislação e a burocracia trabalhistas no Brasil ainda são expressivas, e isso é fácil de constatar pelos pontos que foram aprovados na MP, e os que foram deixados de fora. Determinados tópicos, como trabalho aos domingos, ainda são pontos polêmicos, ao menos para quem é funcionário, e prospecções facultativas — questões que poderiam ser diretamente acordadas entre empregado e patrão — foram completamente ignoradas pelos legisladores.
Não obstante, como dito acima, tudo começa com o primeiro passo. Que uma nova era de empreendedorismo dinâmico e ativo comece no Brasil. Os obstáculos que temos pela frente são enormes, mas essa MP da Liberdade Econômica soterrou algumas adversidades relevantes, facilitando a vida do empreendedor brasileiro em pontos muito importantes. Precisamos insistir em novas conquistas, como a redução da carga tributária, e uma redução ainda mais expressiva da burocracia. No entanto, agora podemos vislumbrar o Brasil como um país que abraça com mais entusiasmo a livre iniciativa, e onde empreender seja um prazer, e não um sacrifício.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot