X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Adam Smith never married and lived with his mother.
Política e Economia

O que é Capitalismo Laissez-faire?

É possível existir total separação entre estado e economia?


Laissez-faire é um sistema econômico que defende um capitalismo puro, sem qualquer tipo de interferência governamental. Em termos simples e diretos, defende a total separação entre estado e economia.

A teoria econômica do Laissez-faire é bem simples: um sistema econômico livre torna-se tão orgânico e inequivocamente funcional que as riquezas tendem a crescer proporcionalmente. Em um sistema onde a demanda e as necessidades do cliente são os eixos fundamentais da produção, as reservas de mercado, os cartéis e os monopólios auferidos em decorrência de intervencionismo estatal – que apenas atrasam o desenvolvimento de um país em função de suas oligarquias corporativistas e protecionistas –, seriam todos eliminados, em favor da plenitude de uma economia completamente livre, que em sua efetividade prática traria mais benefícios e progresso a uma sociedade do que qualquer norma, regulamento ou legislação indeferida pelo governo.

Em um sistema onde o empreendedorismo não é sabotado por excruciante burocracia, tarifas e impostos, o sucesso econômico da sociedade elevaria sua qualidade de vida, diminuiria a pobreza, e reduziria drasticamente à dependência do indivíduo com relação ao estado. Sem falar na grande facilidade que seria fazer negócios, comprar produtos, adquirir matéria-prima e abrir empresas.

laissez faire economics

A ideia de livre mercado não é nova na história humana. Diversas escolas de filosofia e economia defendiam o princípio da liberdade como o mais fundamental para o desenvolvimento da civilização.

Nada de regulações, impostos, tarifas, documentos, cartéis protecionistas, favoritismo ou monopólio. É possível viabilizar um sistema econômico tão amplo, expansivo e livre?

Em artigo publicado para a Academia Liberalismo Econômico (você pode ler o artigo inteiro aqui https://aleconomico.org.br/o-que-e-laissez-faire/), Jeffrey Tucker escreveu: “A visão laissez-faire rejeita ambos os pontos de vista em favor do que Claude Frédéric Bastiat chamou de “harmonia de interesses” que compõem a ordem social. É a opinião de que os artistas, os comerciantes, os filantropos, os empresários e os donos de imóveis – e não os bandidos cartelizando com poder estatal – devem ser autorizados a definir o curso da história.”

unnamed-1

A verdade, pura e simples, é que não pode haver desenvolvimento pleno sem uma economia verdadeiramente flexível, dinâmica e livre de encargos.

A verdade, pura e simples, é que não pode haver desenvolvimento pleno sem uma economia verdadeiramente flexível, dinâmica e livre de encargos.

Sem barreiras impostas pelo estado para o desenvolvimento – e no Brasil, elas são inúmeras – o desenvolvimento, a troca de conhecimento entre indivíduos, a criação de novos produtos e o pioneirismo no mercado, entre muitas outras conquistas e atribuições, torna-se inevitável. A ausência de obstáculos tornar-se-ia o catalisador de um horizonte de progressos impossível de ser quantificado ou mesurado.

Infelizmente, no Brasil excessivamente estatizado de hoje, parece que estamos bem longe de conquistar a liberdade econômica.

Resta-nos continuar lutando contra os escravagistas, caríssimos, burocráticos, asfixiantes e corrosivos grilhões horripilantes do estado.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot